Dor física e dor moral. Qual é a mais dilacerante?

Comments

  • Korsakov, meu caro ! Ambas as dores são doídas, mas as morais são mais dilacerantes, pois, muitas vezes, não encontramos remédio, nem "analgésicos" capazes de fazê-las cessar. Como aplacar a dor do remorso, de sentir-se culpado por algo ou por ter sido o causador de um mal a alguém?

    Como cessar a dor da consciência, quando nos sabemos artífices de injustiças (por medo, covardia ou excesso de valentia etc) contra outrem ou contra nós mesmos?

    A dor moral é tanto mais profunda e pungente quanto mais consciência temos do valor da vida e de nós mesmos, e é uma dor solitária, porque ainda que seja dita, está entranhada em nós, em regiões incapazes de ser radiografadas. Qual o bisturi capaz de extirpá-la?

    Receba a minha sincera admiração, pela sua inteligência e sensibilidade.

    Um abraço !

  • Pra alma a moral pro corpo a física. Para Oscar Wilde as duas com certeza.

  • Uma vez fiz uma pergunta assim, mas com outras palavras, e um Anjo me respondeu:

    "A agressão que mais dói é aquela que vem de pessoas que amamos, seja ela verbal ou física."

    E eu concordo plenamente com ele...

    §

  • a dor moral,essa dói e não há remédio que passe.

  • A fisica sempre há um remedio, mas a dor moral não nos deixa em paz.

  • Para mim a dor moral.. a física passa.. agora a moral.. ela fica escondida.. e de vez enquanto volta para te lembrar.. que ela esta presente em sua vida.

  • Dor moral! A dor física vc toma remédio e ela passa ou ao menos diminui a intensidade, mas a dor moral, além de não ter remédio, muitas vezes você nem tem idéia de quando vai passar.

    beijos amigo!

  • Caríssimo

    Lendo sua pergunta,voltei ao passado por instantes Resolvi respondê-la de acordo com o sentimento de meu finado esposo em seu leito de dor. Tinha um bócio que mergulhou na traquéia.Não havendo espaço para o seu crescimento,os médicos disseram que não havia nada a fazer,se não aguardar a falta de ar que provavelmente viria matá-lo por asfixia.Em muitos momentos eu perguntava Dói querido ? ele respodia :Não,sinto dor alguma.Porém ,certa vez completou:Querida, a dor física encontra alívio nos remédios receitados pelos médicos,na sua dedicação em dá-los nos horários certos.O que dói mesmo é essa dor que vem do

    âmago de nosso ser .Aquela ,lá do fundo da alma,que nos leva a consciência que em breve estaremos afastados de tudo que a gente ama.Você,seu carinho, seu amor,seu corpo,nossa vida ...Essa dor que incapacita ,que inferioriza,que é obstáculo intransponível ,algema até o poder criador de Deus em nosso interior.Essa dor é grande....

    Perdão se não me fiz entender ,porém são momentos inesque cíveis de nossa vida que precisamos àsvezes colocar para fora! Bom dia!

    Abraços!!!!!

  • A moral.

    O corpo nós conseguimos controlar, mas a mente é quem nos controla.

  • Depende da ferida.

Sign In or Register to comment.