De que forma foi medida a distância entre a Terra e o Sol ?

Quem fez isso pela primeira vez na História ? Que tipo de instrumentação usou e em que ano isso se deu ?

Comments

  • Foi Aristarco de Samos, quem pela 1ª vez tentou medir a distância Terra-Sol

    ARISTARCO DE SAMOS (310-230 a.C.) ACREDITAVA QUE A TERRA SE MOVIA EM TORNO DO SOL e estudava um modo de medir a distância do Sol e o tamanho da Lua.

    Na mesma época de Eratóstenes, ele usou uma geometria elegante e de extrema simplicidade para medir a distância Terra-Sol, já conhecendo a distância da Terra à Lua. O que nos leva a imaginar o quanto da sabedoria antiga se perdeu ao longo da história.

    Repare como é simples. Aristarco sabia que quando a Lua exibia um quarto iluminada (crescente ou minguante) era possível desenhar o triângulo retângulo da figura abaixo.

    A distância B corresponde a que existe entre a Terra e a Lua, o ângulo A à separação angular entre a Lua e o Sol, visto por um observador na Terra. Então, para calcular a distância C basta lembrar que ela é B dividida pelo cosseno do ângulo A, pois o cosseno de um ângulo é a medida do cateto adjacente a esse ângulo, no caso B, dividido pela hipotenusa do triângulo retângulo, C.

    Trigonometria elementar para calcular a distância da Terra ao Sol.

    cos A = B ÷ C logo C = B ÷ cos A.

    É claro que tamanha simplificação traz limitações ao resultado. Porém, o maior desafio aqui é saber o instante exato da Lua em quarto crescente ou minguante, para que o ângulo A reflita um resultado pelo menos aproximado.

    Além disso, como precisamos de valores trigonométricos, boas tábuas tinham de ter sido elaboradas antes. Vale lembrar que, naquela época, a constante pi (3,14159...) era calculada como 22 ÷ 7.

  • Não me lembro desse fato e seu autor, mas é exatamente similar a pesagem da Terra feita por Cavendish apoiado nas Leis de Newton e Kepler.

    Pela fórmula da aceleração centrípeta a= V²/R e por paralaxe, ou seja, medindo por ângulos ao mesmo tempo a posição da Lua, descobriu-se as grandezas envolvidas mediante uma simples equação que envolvia a lei da gravitação;

    F= M1. M2. G/ d² !

    Depois de obter o valos da constante G por meio da atração de duas massa sustentadas por um fio de platina que torcia mediante a atração entre elas a coisa ficou fácil!

    Basicamente, o Sol teve sua distãncia medida da terra baseada na lei de Kepler que diz que a distãncia percorrida por um corpo em órbita é inversamente proporcional ao quadrado da área formada pela sua projeção dentro da elipse formada! Não me lembro dos detalhes.

  • A medida do Sol entre a Terra foi medida pela velocidade pela qual a luz do Sol demora para chegar a Terra (8 minutos). A partir daí eh soh calcular para outros resultados.

    Quando alguém (ou algum fulano) descobriu que a luz tinha uma velocidade e se deu conta que dava pra usar ela desse modo.

    Provavelmente alguem que usou esse metodo fez a "descoberta".

    os instrumentos poderiam ser receptores de ondas de espectro eletromagnetico...

    bem eu acho que foi issu mas naum tenho certeza. c tiver errado me falem!

  • Veja aqui:

    http://astro.if.ufrgs.br/p1/node4.htm

    No exemplo acima foi usada a unidade astronômica, mas hoje em dia podemos medir com grande precisão a distancia Terra / Vênus com radares e assim deduzir as demais distancias.

    .

  • Eu sei que os astrônomos, na época em que educação valia o dinheiro investido, chegaram bem perto apenas com cálculos.

    Mas a inquisição era contra essa forma de "heresia" (na época, rolava o Teocentrismo), então ou neguinho desmentia ou literalmente perdia a cabeça (ele ainda podia escolher entre a forca, a fogueira ou a guilhotina).

  • Caro luizladozen :

    Programando sua viagem de férias de julho? Leve protetor solar porque nossa careca num guenta aquele calorão não! Quanto a sua pergunta, você me pegou quem foi o louco que resolveu mandar um sinal de radar para o Sol e para Vênus. Comparou com medias astronômicas de algumas viagens espaciais feitas e não lembro que catso de cálculo que fez que chegou a conclusão que a Terra está a mais ou menos 150.000.000 de Km do Sol. Desculpe a imprecisão da resposta mas, também pisou forte né amigão?

  • Foi um cara que sabia que a luz percorre 300 mil km/seg e sabendo-se que o sol desaparece à noite e só retona pela manhã, fez os cálculos .e a determinou

    Instrumento usado:cabeça.

  • Com uma trena bem grande.

  • Por instrumentos

Sign In or Register to comment.