Ateus, como o materialismo resolve o Paradoxo do Pensamento?
Vamos lá, segundo o ateísmo, nossa consciência e nossos pensamentos são epifenômenos do cérebro, i.e., o cérebro material cria a consciência e o pensamento e estes não existem sem aquele.
O processo em que se forma o pensamento, segundo os materialistas é o seguinte:o pensamento se forma através de estímulos elétricos que passam de neurônio por neurônio, que são chamadas as sinapses. O fenômeno de formação do pensamento e memória ocorre através da plasticidade neuronal, que é a capacidade do neurônio de transmitir/receber estímulos e liberar/captar neurotransmissores.
Pois, bem aqui vem a questão: Se o pensamento é fruto destes estímulos elétricos, o que os impulsiona? Se é o próprio ato de pensar que os impulsiona, como pode o ato de pensar ser causa e consequência dos estímulos elétricos?
Update:Entendo José, a ciência talvez seja uma exclusivade ateísta, então dentro do seu saber superior ateísta me responda; dizeste que os pensamentos são as descargas, então o que IMPULSIONA estas descargas, seria um movimento aleatório...será que determinadas sinapses são estimuladas aleatoriamente e daí nasce o pensamento racional?
P.S. Seu argumento de que sem parte do cérebro perdemos parte das funções é um sofismo, é o mesmo que dizer que o Windows e meu Hardware se confundem, eis que quando queimo o HD o Windows não roda...
Comments
Querido A. G.,
Boa noite!
Gostei imensamente da sua resposta e o lugar dela é nesta categoria mesmo!
E gostaria de sugerir que mesmo os robots mais modernos, que aparentemente "pensam"- esta época está MUITO longe ainda, se é que chegará um dia - necessitam de uma programação e de um "impulso" externo, que, no caso, vem do operador do robot ou de quem o criou.
De qualquer maneira, para o ser humano, principalmente, além do aspecto espiritual, existe o aspecto de uma "força", "um impulso", um "operador", um... Criador externo, que é superior - nem imagino quanto, talvez infinitamente, ao ser humano.
Excelente a sua metáfora.
PS: Fazia muito tempo que não respondia uma pergunta que me fez pensar... Posso até não ter dado uma resposta à altura - tenho certeza que não - mas foi bom colocar meus neurônios para funcionar além da rotineiro...
PS2: Gostaria de responder mais questões suas...
O problema não é do ateísmo, mas do ceticismo.
Nem todo ateu acha que a vida termina com a morte.
Nesse caso, a pergunta é respondida a partir do
momento em que se entende que é a consciência
quem cria o cérebro, e não o inverso.
A receita está na obra O Universo Holográfico,
de Michael Talbot, mas misteriosamente esse
livro desapareceu das prateleiras.
só não entendi pq ta perguntando pros ateus, pergunte a um cientista
"Segundo os ateus"não,"Segundo a medicina",e existem muitos médicos religiosos,talvez(quase certeza)há mais médicos religiosos que ateus,como você pode dizer que isso é uma alegação ateísta?O cérebro ainda está em estudo,e há a ser descoberto,tenha calma,um dia a resposta virá.
Talvez a gente pensa que pensa.
Nada pode ser causa e consequencia ao mesmo tempo. Sendo assim, cai por terra as alegaçoes dos ateus. O pensamento origina-se no espírito, materializa-se no campo mental e o encarnado quase que instantaneamente o capta. Quando imaginamos uma banana, é porque sua imagem já estava armazenada no campo mental.
Acho equivico de sua parte chamar de Paradoxo, ams enfim, ainda se sabe pouco sobre o cerebro, acho muito cedo para afirmar como o pensamento se forma, porem tem se sabe que os neuronios são o responsáveis pela nobreza que é o pensamento, tem outra ainda.Assim e as sinapses ocorem quando um neuronio libera um neurotransmisor para outra célula.
vá pergunta aos cientistas!
Sim
Eu sempre gosto de frizar que os religiosos que tentam parecer cientificos depositam sua fé em um livro que começa contando uma estorinha de cobra falante que tapeia uns bonequinhos de barro . ISSO SIM PARADOXAL
Respondendo sua pergunta , o ato de pensar não os impulsiona o ato de pensar SÂO estes movimentos eletricos eles não são consequencia e sim causa .
Tanto é que se voce perder a capacidade de conexoes por algum motivo aquela parte do celebro não funciona fazendo com que voce perca as capacidades cognitivas de onde a area é especializada , por exemplo causando a cegueira