Fazer exercícios físicos na adolescência, atrofia os ossos, músculos...??

Eu tenho 15 anos, se eu fizer exercícios tipo: abdominal, barra etc, minha minha musculatura pode ser prejudicada??

Um abraço

Comments

• De forma alguma. Não existe na literatura nenhum caso relatando que exercícios prejudiquem o crescimento ou cause deformidade. É claro, que deve ser feito da maneira correta, tanto para jovens ou não, independente da idade.

A atividade física, seja musculação ou qualquer outro esporte, tendem a proteger as articulações através do fortalecimento muscular e auxiliam no crescimto. Você até pode encontrar alguns profissionais da área da saúde dizendo ao contrário. Nesses casos eu diria que está na hora de fazerem uma reciclagem ou falarem somente sobre assunto que dominam.

dúvidas? e-mail-me

abç

• Não, sendo que vc não deve começar a fazer os exercícios logo de cara. Procure um instrutor de academia e vc vai fazer uma avaliação na academia, daí ele vai começar a te indicar qtos kg de peso vc tem q pegar, qtos abdominais vc deve fazer até o seu organismo ir acostumando e poder ir aumentando a dosagem de exercícios. Mas não faz mal nenhum

• De maneira nenhuma. O que acontece é que pelo falo dos adolescentes terem uma enorme quantdade de hormônios sexuais (tb responsáveis pelo aumento muscular) ocorre uma hipertrofia muito rápido. (aumento do músculo). Só que os tendões e os ossos não acompanham esse crescimento. Então é nescessário apenas cautela. vc deve esperar pelo menos três meses antes de aumentar o peso, pois assim dará tempo dos seus tendões se adaptarem e se fortalecerem juntamente com os ossos.

Espero ter ajudado

• Olá Alexandre,

Maioria das respostas estão certas. Não prejudica de forma alguma, desde que faça os exercícios que não afetam seu crescimento.

Na sua idade começa com Condicionamento Físico, onde os exercícios farão que seus músculos fiquem mais enrijecidos e prolongados para o desenvolvimento.

Se for a uma Academia fazer exercícios, use somente pesos (anilhas) fixos em máquinas, ou seja, nunca pegue uma anilha com barra para fazer exercícios.(não até que sua altura se estabilize).

Futuramente poderá fazer Musculação ou até Halterofilismo.

**Lembre-se: Todo exercício, por menor que seja precisa de acompanhamento. Se for numa Academia de Musculação, antes de começar a fazer exercícios peça para o Personal Trainer mostrar os exercícios apropriado.

Academia conceituada pede um atestado médico para se matricular.

Boa Sorte e Esporte é Saúde.

• Não atrofia nenhum osso, nem prejudica o crescimento em momento algum. O caso é que só depois que o crescimento se encerra é que a musculatura se estabiliza, e então um trabalho de musculação mais pesado vai ter um efeito melhor. Enquanto o crescimento não estiver completo o ideal é fazer um treino leve, com mais ênfase na parte aeróbica, para melhorar sua condição cardiovascular, e fazer um treino de circuito, na musculação, pra preparar os músculos para um treino mais pesado depois que o crescimento se encerrar.

• nada disso! só não pega muito peso que se não vc não vai crescer!!! mas exercício físico correto só faz bem pra saúde!

• Caro que não!Muito pelo contrário,os exercícios vão lhe fazer muito bem,o sedentarismo é que é prejudicial.Por isso pode "manda vê" só não vai exagerar.Falow!

• Claro que não, é até bom para a saúde! Só não vale exagerar... Mas é sempre bom ter acompanhamento médico, com saúde não se brinca.

• Amigo Alexandre, pelo contrario a musculatura vai se fortalecer, agora é lógico que vc deve praticar exercicios progressivamente até que o organismo consiga absorver o impacto.

Vá em frente

frank

• Acho k ñ, meu filho agora ta com 16 anos desde a idade de 12, ele faz todos os dias abdominal e levantamento de peso, levanta 60KG, precisa ver , ele tà bem musculosó, há ele so levanta 30 vezes o peso e 10 abdominal, vá devagar e sempre k vc chega lá. Um abraço

Sign In or Register to comment.