Em sua opinião, qual o real significado...(IV PARTE)?

Da frase..CRISE EXISTENCIAL?

Aliás, muito usada pelos universitários, para exprimir uma determinada fase de suas vidas.

Mas o que exatamente, ela e seu conteúdo, significam para vc (se houver)?

Comments

  • Eu gostei muito dessa pergunta, alias até estava esperando que um dia alguem fizesse ela. A crise existencial está diretamente relacionada a deus, ao mundo alem da vida. Quando o homem chega depois dos quarenta que é a melhor fase,(o meu caso) e tambem depois do 50, 60, ele começa a descer a ladeira. E nos 50 anos mais ou menos em, diante bate aquela crise: de onde vim? pra onde vou? faz sentido, tudo isso?? E junto com essa crise da meia-idade, vem o desgaste natural da maquina humana e ela começa a pifar, começa a demonstrar falhas, e sobretudo dos abusos da juventude.E muitos entram numa rosca-sem-fim que acaba levando o sujeito pro buraco quente mais cedo que ele merecia.Esse é o preço que o religioso paga. e a conta é cara. eu não tenho e nunca tive isso. Sei muito bem o inicio, o meio e o fim de toda essa, essa;;;, esssa, coisa toda. Não existe alma, e nem espirito e muito menos deus.Isso me apraz muito, me conforta. As suas falhas voce debita em sua inexperiencia, ao seu despreparo, e quanto às suas vitorias voce credita ao seu esforço, seu raciocinio e ninguem mais. abraços

  • Eu tenho a impressão de que não passei por nenhuma crise existencial. Sempre fui muito comum, muito banal, muito normal. Nunca tive piripaques, tititis, stress ou outros males modernos. Concordo que, ao chegar aos 50 anos, voltei-me para o meu interior e comecei uma linda tragerória para dentro de mim mesma.

  • Bem é quando vc se vê sem vontade de estar neste mundo parece que vc não é nada e tudo que vc já fez lhe parece vazio, vago e sem sentido, é como nadar em alto mar e não vê terra para poder colocar seu pes, é como esta caindo de um aviao sem paraquedas, vc nao sabe realmente quem é tão pouco o que faz aqui neste mundo!

  • Frescura!

  • Falta de segurança, incapacidade de agir e pensar deixando para que os outros decidam sobre suas vidas e atitudes.

  • "O ser se impõe mesmo antes da dúvida. No fundo é tudo uma questão de sobrevivência. Só ser. Não há espaço para a filosofia quando falta o ter feijão com arroz. O difícil ser do ser, não que alguém precise se impor, mas hoje simplesmente ser já é uma batalha diária. O mundo despersonaliza, com seu dom de transformar alguém num ninguém, de tornar cidadão um número. Quem és tu? De onde vens? Eu sou eu, um número, único, próprio, que ninguém tem, que me individualiza, que me torna uma unidade. Para finalizar, posso afirmar que o que falta ao homem moderno é uma orientação no meio dessa desorientação geral. "

  • Eu sei que viver é aprender, e que só se aprende errando. Mais eu não entendo meu medo quase irracional de errar não por mim... mais por medo de decepcionar as pessoas que confiam em mim

  • Meu querido amigo , hoje vc esta muito cheio do Espirito Santo , fazendo as perguntas certas para nos questionar .Crise existencial todos estamos cada minuto de nossas vidas e nem percebemos.Cada minuto temos de escolher caminhos e não podemos nos dar o luxo de errar .E´o caminho do fio da navalha da gnose.Muito bom saber.Minha atual crise existencial tirei de letra .Não quero mais sofrer , quero amar , ser amada e se precisar subo nas tamancas e vou gritar ao mundo que o amo , me apaixonei por ele e se quiser me levar , leve , leve pro centro do mundo pois é la que eu vou estar com o meu amado.Yzabar

  • Bem, quando algo em nossas vidas não caminha do jeito que esperamos, nossa tendência (estou generalizando, mas não necessariamente) é de recolhimento, ou de revolta, rebeldia, enfim, alguma atitude que venha justificada pelo jargão CRISE EXISTENCIAL.

    Por favor, psicólogos, aqui quem está falando é uma leiga, conforme eu penso, ok?

    Agora já vejo utilizarem outros jargões ou termos: baixa estima, qualidade inferior de vida, etc...

    Para mim ela significa isso, um determinado período em que nossa existência está em crise e reagimos de acordo com nossos conceitos ou nossa dor.

    Ok querido? Beijão

  • Meu amigo acho que ao longo de minha vida(falando de minha experiência pessoal) já passei por várias "crises exist..."

    Acho que as coisas mudam e mudam naturalmente porque a vida da gente não fica parada acontecimentos de várias naturezas se tornam reais...

    Alguns vem pra acrescentar alegria outros trazem tristeza...

    As vezes já acordo sentindo falta de alguma coisa que me trouxesse contentamento....

    Outros levo o meu dia e meu trabalho muito bem...enfim....

    O ser humano vive uma busca....

    Acho que é da sua natureza que tanto de tenta explicar mas....

    um beijo e...bom dia!

    Lee

Sign In or Register to comment.