Somos loucos, em sonhar, tantos amores?

Deixarei um poema, explicando minha pergunta.

Álvares de Azevedo

Dorme, meu coração! Em paz esquece

Tudo, tudo que amaste neste mundo!

Sonho falaz de tímida esperança

Não interrompa teu dormir profundo!

Fui um douto em sonhar tantos amores...

Que loucura, meu Deus!

Em expandir-lhe aos pés, pobre insensato,

Todos os sonhos meus!

E ela, triste mulher, ela tão bela,

Dos seus anos na flor,

Por que havia de sagrar pelos meus sonhos

Um suspiro de amor?

Um beijo — um beijo só! eu não pedia

Senão um beijo seu

E nas horas do amor e do silêncio

Juntá-la ao peito meu!

_____

Foi mais uma ilusão! de minha fronte

Rosa que desbotou

Uma estrela de vida e de futuro

Que riu... e desmaiou!

Meu triste coração, é tempo, dorme,

Dorme no peito meu!

Do último sonho despertei e n’alma

Tudo! tudo morreu!

Meus Deus! por que sonhei e assim por ela

Perdi a noite ardente...

Se devia acordar dessa esperança,

E o sonho era demente?...

Eu nada lhe pedi: ousei apenas

Junto dela, à noitinha,

Nos meus delírios apertar tremendo

A sua mão na minha!

Adeus, pobre mulher! no meu silêncio

Sinto que morrerei...

Se rias desse amor que te votava,

Deus sabe se te amei!

Se te amei! se minha alma só queria

Pela tua viver,

No silêncio do amor e da ventura

Nos teus lábios morrer!

Mas vota ao menos no lembrar saudoso

Um ai ao sonhador...

Deus sabe se te amei!... Não te maldigo,

Maldigo o meu amor!...

Mas não... inda uma vez... Não posso ainda

Dizer o eterno adeus

E a sangue frio renegar dos sonhos

E blasfemar de Deus!

Oh! Fala-me de amor!... — eu quero crer-te

Um momento sequer...

E esperar na ventura e nos amores,

Num olhar de mulher!

O que podemos dizer de tantas desilusões que acontece em nossas vidas, como supera-las, sem entrar em depressão?

Update:

Um beijo, e um bocejo!

Update 3:

Gato Ruivo. Sabe, eu ainda estou a procura da sabedoria, tanto de amar como odiar, não posso fazer uma escolha tão importante como essa, agora, seria tolice!

Comments

  • Ai ai, a paixão e suas desilusões terríveis. Afinal, o que podemos dizer de nossas ilusões e falsas esperanças e sonhos? Só sei dizer que os sonhos eram melhores aproveitados quando não tínhamos consciência da nossa loucura. O doce mar de veludo e olhares eram alegres e estonteantes. E como pode de uma dia para o outro, por causa de palavras e atos, esse mar secar e mostrar quantidade infinita de espinhos e desertos áridos?

    Como pode haver tanta falta de consideração de nós para conosco. Tanta falta de amor-próprio e desejar que jamais tivéssemos acordado. Por que se torna necessária ver a realidade e sofrer por ela? E por que sofremos por um sonho, apenas um singelo sonho que nunca se tornou real.

    Talvez seja porque nossos sonhos eram reais, e jamais foram sonhos. Reais para nós, apenas nós. Que amargura nosso coração sente diante da nossa estupidez e insensatez. Como fomos enganados por nós mesmos. Mas se fomos nós os próprios engenheiros do caos, somos nós mesmos que devemos reorganizar os pensamentos. Construímos nossa armadilha, cada peça foi conscientemente colocada e planejada, mas a razão não trabalhou nessa obra. A razão se mostrava inútil e fria demais para dar beleza a nossa armadilha, mas sem a razão nem nos demos conta de que tal armadilha era feita para nós mesmos.

    E somente com a razão que conseguiremos nos reerguer e caminhar novamente. A emoçao deve ser deixada de lado nessa dura caminhada. Não devemos sequer permitir uma recaída, para novos sofrimentos sem sentido. Não devemos permitir que a emoção atue até que nós estejamos completamente livres. Nesse exato momento a emoção deve ser a parte esquecida, e devemos usar a razão para construir nossas muralhas. Mesmo que estas muralhas sejam frias e horríveis, elas serão nossas melhores proteções que nos deixarão quentes e tranquilos.

    De toda grande paixão platônica, surge muralhas das ruínas de um templo. E essas muralhas só se tornarão a cair, quando finalmente desejarmos construir outro templo.

    Não permita que sua emoção atue na sua recuperação, mesmo que você tenha que destruir sua obra-prima. Sua razão deve ser a única comandante. Pode parecer frio e insensato, mas toda a paixão foi insensata. A emoção irá tentar comandar, mas você deve depor ela de seu cargo.

    Em outras palavras, agora você precisa se tornar fria e sem coração. Agora você precisa esquecer de uma vez por todas a pessoa amada e suas idéias de perfeição. Pois essa pessoa não é o amor da sua vida, por mais que você sinta que é. E por mais que seus atos a torturem e você sempre perdoa, sua emoção deve ser deixada de lado e sua razão mostrar a você que você está sendo torturada, excluída de seu amor, humilhada, e dar luz a sua jornada pelo amor-próprio e a liberdade.

    Eu, finalmente, estou livre e me amando mais do que nunca. A depressão foi quase um estágio da minha jornada, se eu não tivesse renegado completamente a minha emoção. Hoje me sinto capaz de amar e sentir novamente. Viver com sabedoria é importante. Eu não sei se fui sábia fazendo essa escolha, mas eu penso que não seja atitude de um sábio se permitir sofrer pelo que não tem. Eu não sei quais seriam as minhas escolhas, apenas decidi pela mais difícil e acreditei fielmente que tudo isso me traria paz novamente.

    Boa sorte na sua nova jornada! Um beijo, todo a razão do mundo e amor-próprio para você e muita vida!

  • Querida amiga,

    Louco é quem não sonha...

    Devemos aprender com cada experiência que passamos na vida. Não nos privarmos de novas experiências, em virtude de alguma frustração vivida ou uma lição dolorosa.

    Quem busca a verdade, o crescimento,a paz, não pode dar ouvido e deixar de se influenciar negativamente pelas desilusões.

    Muitas vezes, os momentos de dificuldade são necessários para questionarmos o nosso propósito de vida.

    Então, tentar fugir de obstáculos, reclamar ou entristecer-se com as decepções da vida é perder grandes oportunidades de aprimorar nossas atitudes, colhendo seus ensinamentos para que tempestades futuras não nos abalem.

    Quando uma oportunidade de um novo aprendizado se apresentar a você, aproveite-a para avançar um passo na sua evolução. Agradeça e sinta-se presenteado pela oportunidade de lutar,ser feliz e se aprimorar.

    Deixo aqui o meu abraço e desejos que você tenha um Bom Dia HOJE, com os votos de muitos aprendizados.

    Doce Vivi

  • Essa questão tem muito a ver com a mentalidade criada pelos sites de relacionamento e outras formas de mídia que influenciam a sociedade. Estimula-se uma prática de relações com várias pessoas. Isso na verdade é apenas paquera, não uma forma de relação de amor mesmo, intensa.

    Quem tenta manter algo dos padrões mais antigos se torna vítima dessa situação. Mas cada um faz as escolhas de vida que considera melhores...

    E você, usuário(a) do YR? Qual é a sua escolha?

  • ''Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança.''

    William Shakespeare

    --------------------------------------------------

    Tony de Matos

    O Amor É Louco - Letra

    Nunca vem se alguém o chama

    P'ra surgir nada é preciso

    O amor tem tão má fama

    Que diz quem ama

    Não tem juizo

    Podem de tudo o acusar

    Que ao amor nada lhe importa

    Não se faz anunciar

    E para entrar

    Não bate á porta

    O amor é louco

    Não façam pouco

    Desta loucura

    Talvez quem ria

    Fique algum dia

    Louco e sem cura

    Só quem não sente

    Fala da gente

    Já percebi, que vão falando

    Também eu ando

    Louco por ti

    O amor é insensato

    Nunca vi tonto maior

    Vive sempre em desacato

    E se o maltrato

    Nada é pior

    Anda por aí á toa

    Liga a todos e a ninguém

    Ora amua ora perdoa

    E até magoa

    Quem lhe quer bem

  • O homem é feito da mesma matéria dos sonhos...

    O amor é o alimento dos sonhos, e melhor viver um amor eterno, e se este acabar viver outro e outro e outro, pois se o amor pra ser amor é inevitável q seja eterno, ainda digo q melhor viver sequências de eternos amores q alimentam seus sonhos, do que perceber que... Se o sonho acaba, acaba-se também o homem q o sonhou...

  • Gato Ruivo disse tudo... isso aqui já cansou...

  • A natureza humana é assim, criou o amor para que os dois se unissem.

Sign In or Register to comment.