Talibanização Evangélica no Brasil?

Antigamente havia o monopólio de poder do Vaticano, que coroava monarcas, promovia guerras e levava à fogueira da inquisição os "infiéis" e opositores de seus conceitos dogmáticos. Hoje esse monopólio está se consolidando nas mãos dos empresários neoliberais da fé. Com isto, estamos caminhando para uma "talibanização" religiosa no Brasil com conseqüências drásticas em todos os setores sociais e que age nos moldes disfarçados de uma ditadura militar.

O processo de talibanização evangélica do Brasil está se dando por intermédio do fundamentalismo neo-pentencostal evangélico que está nas mãos dos empresários da religião. O que está acontecendo de fato é o uso abusivo das prerrogativas das práticas religiosas, que a lei escrita pela bancada religiosa fez aprovar.

Update:

A população evangélica hoje no Brasil é de 29% (segundo último censo do IBGE) e a proporção evangélica nos poderes legislativos e executivos já é de 35% e tende a crescer nas próximas eleições. O próprio Presidente Lula, ganhou a eleição coligado ao PL (partido que congregava os políticos pastores da Igreja Universal).

E seus líderes, como agem?

"...No começo se fazem de vítimas, no futuro esmagarão quem não compactue com suas convicções religiosas..."

Seus líderes, por meio da mídia, criam problemas nas cabeças das pessoas, impregnam de supostas doenças ou problemas, ou as potencializam... Dizem que os espectadores são vítimas de toda ordem de azar, desvalias, doenças, falcatruas... Depois que a pessoa está auto-sugestionada por aquele "problema", é apontada a solução: Freqüentar a igreja e pagar os dízimos.

Update 3:

Como é sua prática de arrebanhamento?

Com o uso da grande mídia que eles monopolizaram na última década, aglutinam pessoas carentes, e isso é o que não falta nesse Brasil, gente com problemas psiquiátricos, carências afetivas, distúrbios psicológicos, doentes sem recursos, pessoas sem noção de cidadania e, à custa dessa gente, formam um exército de voluntários gratuitos a serviço dos interesses políticos, econômicos, ideológicos dessa classe de empresários.

O poderio econômico dessas organizações ditas "religiosas" (muitas financiadas por "projetos" de interesse dos EUA) cresce sobremaneira, também à custa de falcatruas e isenções fiscais, explorações, crimes de curandeirismos, até estelionato como se viu em matérias na imprensa que envolveram a IGREJA RENASCER e a IGREJA UNIVERSAL.

Update 5:

Grandes redes de Televisão estão montadas (RECORD, GOSPEL...) com o dinheiro das contribuições (NÃO TRIBUTÁVEIS) às igrejas, feitas por populações carentes que caem no conto desses empresários da Fé. Tudo sem nenhum ônus fiscal.

Update 7:

Segundo se sabe, os empresários da Fé garantem que a partir de 2010, terão condições de eleger um Presidente da República em um único turno. Daí para um golpe teocrático, com o apoio popular que eles já tem, é só um pequeno passo.

As conseqüências dessa talibanização evangélica no Brasil são danosas para todos os setores da sociedade. Vão desde o impedimento legal para certas pesquisas científicas (genoma, sangue...) à produção cultural de espetáculos de teatro e cinema que contrariem seus dogmas, à legislação sobre costumes, ao vilipêndio às tradições culturais dos afro-descendentes e indígenas e até as questões econômicas.

Que haja seriedade naquilo que é sério e sagrado.

Temos que deter o avanço evangélico no Brasil urgente, antes que essa ignorância tome conta do Brasil e nos faça retroceder séculos atrás e viver numa sociedade muito mais preconceituosa.

Update 9:

Atributarista, como pode ver a não tributação da religião está dando margem de LAVAGEM DE DINHEIRO, principalmente das seitas evangélicas. Isso é que é desrespeito com a população.

Comments

  • Teve um cara que escreveu um livro dizendo que a CIA estava por trás do avanço do neo-pentecostais no Brasil. Não duvido! Foi muito parecido com a infusão do crack nos anos 80 nas comunidades carentes americanas que despertavam desde o inicio do movimento negro dos direitos civís nos EUA (anos 60-70). Se achar o link eu boto aqui.

    Parece que a idéia era impedir o avanço da Teologia da Libertação da ICR que com suas comunidades eclesiais de base e o movimento estudantil que depois de anos amordaçado crescia muito depressa no início dos anos 80 e misturava jovens intelectuais de classe média católicos com os favelados. Quiseram mudar as coisas... igreja ópio do povo é muito mais fácil de se controlar.

    A igreja progressista que trabalhava conscientizando o povo nas comunidades carentes (rurais e urbanas) foi reprimida tanto pela própria hierarquia católica quanto por interesses dos latifundiários e da extrema direita. As comunidades eclesiais de base que trabalhavam junto ao movimento dos sem terra, e o movimento jovem inteligente e conscientizador composto por estudantes (jovens intelectuais) católicos que subia as favelas para levar um cristianismo de libertação, que participou do movimento pelas diretas e contribuiu para a democratização do Brasil, foi substituído pela lobotomia da renovação carismática e pela lavagem cerebral instituída com a invasão das igrejas evangélicas, onde a promessa de liberdade é abstrata e distante. A religião de conscientização virou a religião do louve a Deus e salve a si mesmo. Estava lá, amigo. Fui cara pintada e com muita honra! Junto com a esquerda Iniciamos uma revolução pacifista que teve seu crescimento impedido por essa suspeita expansão desse "Jesus" abstrato que salva a alma mas deixa o povo passando fome. Falo por experiência, vi tudo isso acontecer.

  • será q vc ñ poderia liberar o teu email por uns minutos ?

  • O bem sempre vence o mal, e um dia isso vai ter fim.

  • Você deve estar certo...

  • Olha, querido, eu sou mesmo uma santa, porque dei-me ao trabalho de ler tudo o que escreveste. E pra pouca coisa, pois sei que tu escolherás a resposta que concorde com o teu ponto de vista, visto que não fizeste pergunta alguma, mas colocaste teu parecer.

    Tomo a liberdade de doravante tratá-lo por você, não mais por tu.

    Você escreveu bonitinho, mas de uma falta de coerência e de conhecimento enormes. Primeiro, vivemos em um regime de democracia, onde o político é eleito pelo povo e ele representa o desejo do povo. A rigor, podemos concluir então que a declaração "sob a proteção de Deus" foi escolhida pelo povo, por eles representados, assim como a inscrição nas notas de real "Deus seja louvado". De igual forma, a inscrição na nota de dólar "in God we trust" foi decisão aprovada em congresso - democrata, representante do desejo da maioria do povo. Isso quebra sua teoria talibanista, que não só é teocrata, mas principalmente ditatorial.

    Em segundo lugar você declara que "o processo de talibanização evangélica..." e parece não ter muita noção do que são, igrejas evangélicas. Nascido em país católico, conhecendo apenas esta cultura, há realmente uma certa dificuldade em compreender que, das igrejas cristãs, somente a igreja católica detém o monopólio de atitudes e pode responder integralmente por uma única paróquia assim como por todo o clero. Igrejas evangélicas não são assim, portanto não pode ser generalizado o comportamento de um membro de uma determinada denominação como se fosse o representante de todos aqueles que compartilham da mesma fé, visto que não participam de doutrinas iguais. Se você deseja criticar o comportamento de alguma igreja, deverá separá-la por denominação direta, jamais rotular apenas como evangélicos. Desculpe, mas não estou com muita paciência para explicar-lhe a diferença entre fé e doutrina.

    " E seus líderes, como agem?

    "...No começo se fazem de vítimas, no futuro esmagarão quem não compactue com suas convicções religiosas..." " (sic) Seu trecho entre aspas não cita o autor. Se é opinião sua, retire as aspas, se é de outrem, identifique o autor.

    Você ainda diz que "os fundamentalistas evangélicos" influem diretamente nas decisões legais - eu te digo que todo brasileiro influi diretamente nas decisões legais, pois tem poder de voto. Se votou e mantém aquele representante seu no poder, é porque concorda com sua plataforma e defende suas idéias. Se você vier dizer que o brasileiro não sabe votar, a história é outra e o enfoque distinto.

    Se não concorda com o que chama de forma de arrebanhamento, não vá à esta igreja. Eu não concordo com a maneira com que a Rede Globo derrama doutrinas espíritas nas novelas - todas - e não assisto.

    Igrejas são isentas de impostos porque não têm fins lucrativos. Todo o dinheiro que entra precisa ter destino justificado. Por isso é filantrópico, não é para enriquecimento pessoal. É direito assegurado pela constituição, e se algumas igrejas não têm sua administração transparente, cabe ao próprio governo fiscalizá-las. Qualquer pessoa ou instituição pode ter um canal de TV, rádio, página na Internet, outdoor ou qualquer outro meio de comunicação, bastando para isso preencher os requisitos exigidos por este mesmo governo. Mas eu concordo que o governo deveria tributar as atividades religiosas. Entretanto, teria que fazê-lo com aplicação retroativa, e assim pegaríamos o nosso quinhão dos cofres do Vaticano.

    Em seguida você fala de "golpe teocrático com apoio popular". Pelamorrrrdedeus!!! Se é golpe, não pode ter apoio popular. Se tem apoio popular, basta uma eleição, Bidu.

    Não satisfeito, você ainda fala que os "fundamentalistas evangélicos" impediriam os avanços da ciência. Leia jornais, por favor. E tudo, não só o que lhe interessa. Ao que eu saiba, não são os evangélicos que discordam do uso da camisinha e de educação sexual nas escolas. Não foram os evangélicos que tentaram proibir as campanhas para uso de preservativo, com manifestos da curia.

    Por último você diz: "Temos que deter o avanço evangélico no Brasil urgente, antes que essa ignorância tome conta do Brasil e nos faça retroceder séculos atrás e viver numa sociedade muito mais preconceituosa." E eu te digo que quem se mostra ignorante, preconceituoso e atrasado é você, que age como um mau político, tentando ludibriar os outros com palavras vazias e sem conteúdo. Seu pensamento é absolutamente ditatorial e eu lamento profundamente.

    Sou brasileira, defendo a democracia, amo meu país e lamento a corrupção existentes, a miséria e a pouca educação que temos. Minha arma é o voto. Meu dever é acompanhar o trabalho daquele em que votei. Sou cristã evangélica, membro de uma igreja Batista, bacharel em teologia, provavelmente a mais fundamentalista que você já tenha conhecido, pois o evangelho é fundamental na minha vida e creio eu na vida de todos. Discordo das práticas mercantilistas da Igreja Universal, mas com seus representantes debatemos doutrinas bíblicas e comportamento. Não freqüento seus cultos mas respeito a todos. Respeito principalmente o desejo da maioria, povo que vota, que escolhe e que concorda. Tenho horror ao preconceito e ao julgamento prévio. E aqui fica o meu protesto. Seu pedido de desculpas não precisa ser público se não quiser. Pode usar meu e-mail. Fique na paz.

  • Daqui a pouco com este discurso você vai pregar uma guerra religiosa no Brasil e aí sim vai ficar bem pior como você acha... SÃO muitos evangélicos no Brasil que fazem parte da grande maioria da população diga-se de passagem, e se eles sintam que estão bem, quem sou eu para criticar? deixam que sigam sua religião, que de dízimos pois é deles o dinheiro, eu vejo muita gente "inclusive eu" dar o dízimo todo final do mês para SKOL ou BRAHMA no botequim, e não reclama... bebe em cima e joga dinheiro em baixo, acho que devemos compreender melhor as coisas, os evangélicos não vieram para tomar o lugar de ninguém, você que esta se sentindo incomodado, parece que esta em pânico,frustado com algo, cuidado que isso pode ser prejudicial a você, esfria a cabeça e pensa melhor.

  • Hummm, vejo um lápso de loucura em suas palavras, tbm vejo um ditador, ñ seria vc? você poderia me responder?

    UM EVANGÉLICO INCOMODA MUITA GENTE?

    DEZ EVANGÉLICOS INCOMODAM MUITO MAIS?

    VINTE EVANGÉLICOS INCOMODAM MUITA GENTE?

    QUARENTA EVANGÉLICOS INCOMODM MUITO MAIS?

    OITENTA EVANGÉLICOS INCOMOAM MUITA GENTE?

    CENT E SESSENTA EVANGÉLICOS INCOMODAM MUITO MAIS?

    TEZENTOS E VINTE EVANGÉLICOS INCOMODAM MUITA GENTE?

    SEISSENTOS E QUARENTA EVANGÉLICOS INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS?

    ...................EVANGÉLICOS INCOMODAM MUITA GENTE?

    ...................EVANGÉLICOS INCOMODAM, INCOMODAM MUITO MAIS???

    HÃ? Ñ ENTENDEU?

    OK, VOLTA LÁ EM CIMA E COMEÇA LER TUUUUUDO NOVAMENTE...........

  • Com relação à sua opinião sobre o que considera "religião" acho que deva ser respeitada. Mas, já que vc tem esse direito, creio que deva também respeitar o direito dos outros no que diz respeito à liberdade de crença.

    Com relação à tributação acho que vc cometeu um equívoco em dizer que as atividades religiosas deveriam ser tributadas. Existe um princípio constitucional que garante a liberdade de credo. Assim, a não tributação é uma forma de assegurar essa garantia.

    A imprensa também é não tributada. Porque? Pois existe um princípio na Constituição que garante a liberdade de expressão.

    É tendência comum dos governantes, isso historicamente, de usar a tributação como meio de restringir os direitos dos cidadãos.

    Para garantir as liberdades de culto, de crença, de expressão, é por princípio proibído tributar.

    Mas, de qualquer forma, acho, no contexto, que está faltando na tua vida um pouquinho de fé. Em Deus. E em si mesmo talvéz.

    Um abraço.

  • eu sou um crente, não um religioso, não defendo e nem ataco as religiões, acredito na existencia de duas populações, hoje no planeta, a população que não compactua com o amor em primeiro lugar, a biblia denomina esta como sendo "o mundo", "o mundo jáz no malígno", a outra é aquela que pelo contrário coloca o amor em primeiro lugar, a biblia a chama de igreja de Jesus, "a noiva", é a esta que pertenço, e acredito que esta prevalecerá, e o mundo vai acabar, o meu voto é para o amor em primeiro lugar.

Sign In or Register to comment.