A ciência pode ser considerada uma religião?

A ciência assim como a religião são construções humanas e variam com o tempo, de acordo com as concepções filosóficas, paradigmas e contextos políticos, sociais e econômicos.

A ciência também possui mitos, como o mito da gravidade, da relatividade, mito do big bang. Tem rituais (observe, teste, publique), sacerdotes (cientistas, acadêmicos, PhDs) e profetas (Einstein, Newton, Freud, Marx) que declaram a ciência como o único caminho para chegar a Verdade.

Na minha opinião, a ciência não pode provar que Deus existe, assim como também não prova que Ele não existe, da mesma forma que não podemos afirmar que o Sol vai nascer todos os dias para sempre. Por exemplo, o Sol nasceu hoje, ontem, anteontem e assim por diante. Mas isso é tudo o que os sentidos nos autorizam a afirmar e não podemos concluir que é impossível o Sol não nascer amanhã.

Update:

Essa comparação com o pernalonga não tem cabimento porque a religião é algo eminantemente social que exprime representações coletivas e tem elementos comuns. Ao longo da história vemos que o homem é um ser religioso.

Comments

  • Olá Gabriel,

    Você esqueceu outros fatores que diferenciam a ciência da religião, como a estrutura sólida que a primeira foi criada enquanto não se pode dizer o mesmo da segunda. A ciência não se baseia em achismos, embora existam milhares de teorias que podem estar erradas. A função dessas teorias é elaborar uma pergunta para que cheguemos até a resposta, que pode comprovar a veracidade das mesmas ou derrubá-las. A religião é assim? Não, muito pelo contrário. Ela explica, questionavelmente, o porquê das coisas, mas não explica o como das coisas terem acontecido. Ela nem sequer é um parâmetro moral, pois promove a discórdia e o preconceito. Além disso é regionalista, incoerente, fantasiosa, controversa, equivocada. Amigo, existem uma pluralidade de religiões, cada uma com dogmas diferentes. Pior que ainda existem seitas nessas religiões. Enquanto a ciência nos dá uma explicação racional, embasado em fatos, com uma linguagem única.

    Abraços!

  • 1- o que você diz ser mito não é, algumas tem só evidências, outras tem provas como a teoria da relatividade, gravidade, big bang tem evidências que a suportam

    2-A ciência não pode provar que nada existe porque é logicamente impossível provar que algo não exista, você pode provar que o pernalonga não existem?

    3-o que pode ser estudado é o que pode ser visto literalmente ou visto seus efeitos, como o ar, gravidade, etc

    4-por isso a religião não se encaixa nestes requisitos

  • Já sei ; vão dizer que é troll ateu querendo queimar o filme religioso e ainda por cima, dizer que são ofendidos pelos ateus.

  • Não linda..a Ciência foi criada pelo homem..mas a religião ..pelo menos a minha foi criada pelo espirito santo q habita em meu coração depois do batismo.. não confunda isso!!

  • Voce esta errado em tantas maneiras que levaria horas para explicar.

  • A ciência é uma ferramenta de estudo e de observação do mundo.

    Ela não pode ser considerada religião pois não possui dogmas e é mutável a cada nova descoberta ela não possui seguidores.(Mesmo que existam alguns fanaticos por ela)

    A filosofia é a mãe da ciência ela apenas estuda e busca mais e mais conhecimento

    Se a gravidade é um mito então se jogue do 20° andar de um prédio

  • A ciência não é religião, mas, também, possui alguns conjuntos de crenças.

  • Não, apesar de também poder abrigar fanáticos negacionistas...

  • a ciencia se confronta com a religião vc tem que escolher em que acreditar , se basear nas idéias que fazem sentido pra vc , eu por exemplo quero mas não consigo acreditar na biblia mas respeito quem acredita e pronto, cada um escolhe em que acreditar

  • se querem chamar de religião.chama.

    eu sou de cristo.

Sign In or Register to comment.