Pra voce o mais importante foi o passado ou será o futuro?

Passado e futuro não existem...só o presente é real!

O presente é a fronteira que separada o que já foi vivido (passado) do que ainda falta viver (futuro).

O aqui e o agora é o tempo real, o passado já passou, deixou de existir, o futuro ainda não existe, poderá vir ou não, o que existe de concreto e papável é o presente. Se vivermos no passado, deixamos de viver o presente e não preparamos o futuro, porque o hoje amanhã será passado.

Quem vive dos momentos passados, não tem presente e muito menos terá futuro.

É claro que o passado tende a influenciar o hoje e sem sombra de dúvida influenciará o futuro. Quando o passado está mais presente do que o próprio presente, significa que estamos nos distanciando da realidade, não estamos vivendo, apenas recordando, mas se não vivermos o hoje como poderemos recordar o passado? ficaremos aprisionados em algum momento do passado.

Quando nos refugiamos no passado pode significar que estamos vivendo momentos desagradáveis em que não nos sentimos bem e portanto voltamos ao passado, na época em que fomos felizes para nos sentirmos melhor ou poderá significar simplesmente fuga à realidade.

Sem sombra de dúvida que o hoje tende a ser o reflexo de ontem e o amanhã o reflexo de hoje, contudo devemos cuidar para que o passado não exerça domínio absoluto do hoje.

Cada manhã ao acordarmos devemos "zerar"os acontecimentos passados, se formos dormir tristes, deixemos que a tristeza fique no sono que acabamos de ter, ontem talvez tivéssemos motivos para ficar triste, mas hoje ainda nada aconteceu então porque ficar triste como ontem?

Cada amanhecer á a oportunidade que o Universo nos presenteia para nos tornarmos melhores, de realizarmos o que ontem não conseguimos, de tornar realidade o nosso sonho e fantasia ou executar o projeto que ficou inacabado porque o tempo passou.

Então porque desperdiçamos o hoje trazendo o passado para o presente? O passado não podemos mudar, mas o presente cabe a nós vivermos plenamente, nada que fizermos conseguirá resgatar o passado que ficou para trás, também não devemos adiar nada, principalmente o que nos dá prazer e felicidade para depois, porque o amanhã poderá não vir.

Cada momento que deixamos de viver no agora, são oportunidades desperdiçadas de sermos felizes, de subirmos os degraus do desenvolvimento e de cumprirmos com a nossa parte, tarefa ou missão no Universo.

Comments

  • Nem passado e nem futuro pois nem sei se o terei.Fico no aqui e no agora que consegui realizar em mim mesma.Construo no agora o que no futuro virá como vitória,E isso não é para qualquer um , precisa se do salto quantico antes.

    O passado serve como as folhas anteriores de um livro, para ser recordadas se preciso.O futuro um ponto de referencia sómente,Viver no agora um presente que trabalhamos muito para conquistar.

  • Bem...

    Redundância absoluta. O presente sempre...com ele conserto algumas coisas do meu passado e tento usar para o meu futuro. Se houver...

    abraços e amor

Sign In or Register to comment.