Pra voce o mais importante foi o passado ou será o futuro?
Passado e futuro não existem...só o presente é real!
O presente é a fronteira que separada o que já foi vivido (passado) do que ainda falta viver (futuro).
O aqui e o agora é o tempo real, o passado já passou, deixou de existir, o futuro ainda não existe, poderá vir ou não, o que existe de concreto e papável é o presente. Se vivermos no passado, deixamos de viver o presente e não preparamos o futuro, porque o hoje amanhã será passado.
Quem vive dos momentos passados, não tem presente e muito menos terá futuro.
É claro que o passado tende a influenciar o hoje e sem sombra de dúvida influenciará o futuro. Quando o passado está mais presente do que o próprio presente, significa que estamos nos distanciando da realidade, não estamos vivendo, apenas recordando, mas se não vivermos o hoje como poderemos recordar o passado? ficaremos aprisionados em algum momento do passado.
Quando nos refugiamos no passado pode significar que estamos vivendo momentos desagradáveis em que não nos sentimos bem e portanto voltamos ao passado, na época em que fomos felizes para nos sentirmos melhor ou poderá significar simplesmente fuga à realidade.
Sem sombra de dúvida que o hoje tende a ser o reflexo de ontem e o amanhã o reflexo de hoje, contudo devemos cuidar para que o passado não exerça domínio absoluto do hoje.
Cada manhã ao acordarmos devemos "zerar"os acontecimentos passados, se formos dormir tristes, deixemos que a tristeza fique no sono que acabamos de ter, ontem talvez tivéssemos motivos para ficar triste, mas hoje ainda nada aconteceu então porque ficar triste como ontem?
Cada amanhecer á a oportunidade que o Universo nos presenteia para nos tornarmos melhores, de realizarmos o que ontem não conseguimos, de tornar realidade o nosso sonho e fantasia ou executar o projeto que ficou inacabado porque o tempo passou.
Então porque desperdiçamos o hoje trazendo o passado para o presente? O passado não podemos mudar, mas o presente cabe a nós vivermos plenamente, nada que fizermos conseguirá resgatar o passado que ficou para trás, também não devemos adiar nada, principalmente o que nos dá prazer e felicidade para depois, porque o amanhã poderá não vir.
Cada momento que deixamos de viver no agora, são oportunidades desperdiçadas de sermos felizes, de subirmos os degraus do desenvolvimento e de cumprirmos com a nossa parte, tarefa ou missão no Universo.
Comments
Nem passado e nem futuro pois nem sei se o terei.Fico no aqui e no agora que consegui realizar em mim mesma.Construo no agora o que no futuro virá como vitória,E isso não é para qualquer um , precisa se do salto quantico antes.
O passado serve como as folhas anteriores de um livro, para ser recordadas se preciso.O futuro um ponto de referencia sómente,Viver no agora um presente que trabalhamos muito para conquistar.
Bem...
Redundância absoluta. O presente sempre...com ele conserto algumas coisas do meu passado e tento usar para o meu futuro. Se houver...
abraços e amor