eu posso resolver tudo do meu pai tendo uma procuração no meu nome assinado por ele?

meu pai tem 89 anos ja ñ resolve mais nada, ele assinou uma procuração me dando total liberdade para resolver tudo pra ele, mais essa procuração foi feita no banco q ele recebe a sua pensão, eu quero saber se essa procuração me server p/ resolver coisas de familia tipo dividir o terreno, fazer alguma divisão para os filhos? ele ja ta bem velhinho, se ñ da com essa procuração como faço pra ter acesso a esse tipo procuração p/ resolver a divisão do terreno ele quer q eu resolva tudo, ele disse q so confia em mim.

Comments

• A procuração só vale para assuntos bancários. Vc deverá levá-lo a um cartório e fazer uma procuração universal, dando-lhe plenos poderes para resolver todos os assuntos. Se ele ainda é lúcido, vc não terá maiores problemas. Mas só depois do falecimento dele é que a Justiça poderá fazer o inventário dos bens e a partilha (caso ele não deixe um testamento especificando quem fica com o que). Converse logo com um advogado e obtenha mais informações.

• Niny, esta procuração que voce tem é especifica para resolver questões relacionadas áo recebimento da pensão de seu pai. Para que voce possa ter estendidos os poderes, será necessária uma nova procuração pública. Vá áo cartório acompanhada de testemunhas e peça para redigir a procuração com poderes especificos, diga áo atendente do cartório que o outorgante é uma pessoa já com 89 anos e que tem dificuldades para se locomover até o cartório para assinar. O cartório envia áo endereço, um funcionário para que recolha a assinatura de seu pai, o cartório é obrigado a prestar este tipo de serviço. a necessidade das testemunhas é devido a idade avançada de seu pai, lhe desejo sorte.

• Parabéns pele sua preocupação. Vamos a cada um dos assuntos.

Procuração bancária: ela somente vale no banco e agência que ele autorizou e onde, certamente, se encontra arquivado o documento assinado por ele a seu favor. Há também que se observar o conteúdo desse documento, pois nele deverá constar especificamente a que operações você está autorizada a realizar em nome dele.

Procuração "plenos poderes": juntamente com ela, compareça a Cartório e peça ao escrevente para elaborar procuração com transferência de plenos poderes para você agir em nome dele, enquanto ele estiver vivo. Nesse documento, o escrevente deverá incluir detalhadamente todos os atos, jurisdições e assuntos que você estará respondendo por ele.

Bens patrimoniais (terreno, casa, outros): procurar o Cartório de Registro de Imóveis constante na escritura e pedir para

que seja feito o testamento com declarações da própria vontade de seu avô, doando bens a que ele pertence, na proporção que ele desejar, para quem ele indicar. Não havendo testamento e ocorrendo o falecimento dele, um dos descendentes poderá abrir o inventário, o qual poderá ser feito no Cartório de Registro de Imóveis (se não houver litígio entre os descendentes) ou através do Poder Judiciário, quando ocorrer interesses diversos entre os herdeiros. Em ambos casos (cartorial ou judicial), você deverá nomear um advogado. Boa sorte!

• Oi!

Pelo que você narrou acima essa procuração é restrita, ou seja só serve para você receber a pensão.

• Ola minha cara vc tem que ir a um cartório de sua jurisdição e requerer uma procuração com amplos poderes ja tem um modelo proprio no cartório e vc vai ter que solicitar um escrevente juramentado para vir em sua casa diante mão ele lhe pedirá um atestado de lucidez emitido por um psquiatra que comprovará a lucidez de seu pai lhe dando estes poderes pois ha um limite de idade específica pro cartorio requerer este procedimento por causa da idade limite 73 anos em diante ou o mais dificil uma curatela

• Para questões deste tipo, encaminhe tuas dúvidas a um profissional competente e comprovado. Consulte um advogado.

• procuração e inventário,são coisas distintas.um abraço

• Sim é sua obrigação

Sign In or Register to comment.