Radio Pirata derruba avião?

Na sua opinião, radio pirata ou "comunitarias" , derrubam aviões?

E quanto as conversas ( programas ) captados nas cabines de controle?

Na minha opinião, tanto radio pirata ( ilegais ) quanto radio homologada ( legal ) podem derrubar qualquer avião, tudo depende da distancia da torre e do transmissor para o aeroporto, quanto mais longe, melhor. Tanto que a anatel nem deixa instalar torres de radios próximos a aeroportos. mas qual a sua opinião...

Comments

  • Rádio pirata é crime. Denuncie. Podem, eventualmente, causar uma tragédia aérea. Denuncie !

  • Nada a ver, piratas ou legalizadas elas operam em FM, acha por ventura que o equipamento do avião ou o radar vão distinguir aquelas que pagaram as taxas das que não pagaram?

    O problema das radio pirata é que não tem controlada a potencia de saida, nem o ROE de antena, eventualmente podem dar interferências em outras frequências, coisa que com as radios legalizadas é menos provabel de acontecer.

    Mais problemático é radio amadores ou PX, são centenas deles e cada um quer transmitir com mais potencia, ali usam "butinas" e centenas de vatios de potencia causando desde TVI (interferencia em TV) até entrar em linhas telefónicas, esse sim poderiam interferir em radar ou transmições de aeronaves, mais as frequencias são muito mais elevadas e as potencias bem maiores, para ter uma ideia, os famosos "Cobra MTX" tem 5W de saida, mesma potencia de uma comunitária, puxando um poquinho ele chega a 20W e com quaquer butina passa dos 100W em antena, ou seja 20 vezes mais que uma FM comunitária.

    Tem mais, aviação usa frequências especificas e em caso de interferencia tem outras frequencias auxiliares para usarem, e se for aviação militar tem transmições completamente inmunes a interferencias ou escutas.

  • Olha, se derruba eu nao sei, mas pode sim interferir na comunicacao e de alguma forma, prejudicara comunicacao..

    Beijos!

  • Não derruba, mais pode sim causar muita interferência caso sua potencia de saída não seja controlada. ou se a freqüência da radio estiver próxima da freqüência dos transmissores utilizados no avião.

Sign In or Register to comment.