Vocês Fariam Esta Jornada?

Na categoria Religião e Espiritualidade, encontrei de tudo. Menos o que espera encontrar.

Esperava encontrar pessoas que AMASSEM AO PRÓXIMO COMO A SI MESMAS, mas encontrei pessoas que se odiavam e muito poucas que buscavam amar e respeitar os outros.

Procurei em vão por religiosos que buscassem AMAR AOS INIMIGOS, mas se não são capazes de amar o próximo, como seriam capazes de amar ao inimigo? Até mesmo os melhores, as vezes sucumbem nessa parte e não amam aos inimigos.

Busquei então, alguém que PERDOASSE ATÉ 70 VEZES 7 e se existe alguém assim, não conheci. Das que conheci, nem 7 vezes, quanto mais 70 vezes 7.

Tentei achar uma, uma só pessoa que visse primeiro A TRAVE NO PRÓPRIO OLHO, EM VEZ DO ARGUEIRO NO OLHO DO PRÓXIMO e só vi pessoas preocupadas em criticar os erros dos outros e relevar os seus próprios.

Tentei localizar quem fosse BRANDO E PACÍFICO, mas na maior parte das vezes, só encontrei quem se encolerizasse e ficasse impaciente com as imperfeições dos outros?

Lembrei-me do “ATIRE A PRIMEIRA PEDRA AQUELE QUE ESTIVER LIVRE DE PECADOS", e tentei achar que assim se portasse, mas encontrei pessoas que atacavam antes e nem perguntavam depois e nem ligavam para seus próprios erros.

Fiz mais uma tentativa e busquei encontrar alguém que fosse MANSO COMO AS POMBAS E ASTUTAS COMO AS SERPENTES, mas se tinha alguém assim, ficou manso demais, pois só vi pessoas “mansas” como leões e “astutas” como aves de rapina, na defesa de suas religiões.

Por fim, busquei quem NÃO JULGASSE PARA NÃO SER JULGADO e só então me dei conta de que se eu mesmo fosse BRANDO E PACIFICO, acabaria sendo MANSO COMO AS POMBAS E ASTUTO COMO AS SERPENTES e nessa mansuetude, veria A TRAVE NO PRÓPRIO OLHO, EM VEZ DO ARGUEIRO NO OLHO DO PRÓXIMO e assim PERDOARIA ATE 70 VEZES 7 e assim procedendo AMARIA AO PRÓXIMO COMO A MIM MESMO e ao MEU INIMIGO, e não ATIRARIA A PRIMEIRA PEDRA, pois não estaria mais JULGANDO.

Dei-me conta disso, mas o importante numa jornada não é o fim dela, mas sim o processo que leva ao fim da jornada e gostaria que as pessoas que encontrei pelos caminhos, fizessem a mesma reflexão e alcançassem, quando se derem conta disso, a mim e a outras poucas pessoas daqui que se deram conta da mesma coisa e por isso não as notei, por que estavam ocupadas realmente tentando acertar.

Comments

  • Murta,

    Eu venho tentando trilhar esse caminho e para ser sincero com você, em meio a tantas discussões, intolerância e escuridão; eu pude encontrar a luz em alguns indivíduos por aqui e isso tem contribuído para a minha jornada espiritual.

    Não vamos nos iludir de que vamos encontrar um grupo da mais alta espiritualidade num site como este. Primeiro, por que as pessoas não são perfeitas; segundo, por que há muita gente que vem para azucrinar mesmo; terceiro, por que ainda existe muito fanatismo no mundo. Esse fórum é uma torre de babel, e religião em geral (não devia, mas...) é uma coisa egoísta e cheia de orgulho onde a idéia de que “a minha é melhor” é apregoada mesmo pelos líderes.

    Aos que discordo, tento sempre não julgar, raramente perco a paciência e prefiro aconselhar, mas estou longe de ser perfeito e já perdi a cabeça por aqui, agredi e zombei. Vamos tentando evoluir no meio disso tudo, mas temos que saber filtrar o que vale a pena daquilo que não presta. Pessoalmente, eu venho tentando eliminar o que não gosto, e tento não levar o Yahoo muito a sério. Não podemos nos esquecer de que isso aqui é internet e eu já presenciei e sofri coisas muito piores do que essas briguinhas no cyberspace.

    Paz!

  • Esta sua pergunta me lembrou a "barganha" de Abraao com Deus pela salvação de Sodoma, quando ele pedia a Deus q

    poupasse a cidade se ele achasse, 50 justos, depois 30...Mas no fim não se achou nenhum alem de Lot.

    Murta eu mais que ninguem devo acreditar na humildade e na mansidão, na humildade e no oferecer a outra face, no procurar mais amar que ser amado, mais dar do que receber, mais perdoar do que ser.

    Isto são virtudes para o dia a dia, para a realidade de nossa vida que quando são devidamente vividas no real são perceptiveis no virtual. E as cosais contrárias tambem, quem é mau para consigo e para os outros, não consegue ser bom em ocasião nenhuma. Ou seja, todos nós ou somos sinceramente bons e maus ou hipocritamente seremos bons e assim, seremos maus.

    Um forum de discussões é como uma arena de combate de ideias, pq além de toda unanimidade ser burra, o orgulho permeia nossa intelecutalidade.

    E assim vamos tentando prevalecer nossas ideias sobre a do oponente e a coisa vai num processo tal que , de repente, vira guerra de egos inflados e proselitismo barato.

    Acho que é isto, as pessoas que vêm aqui não estão preocupadas em serem humildes, a principio. Elas estão preocupadas de inicio em perguntar e responder, o mal começa quando a opinião contraria não é benvinda e se torna uma ameaça às concepções pessoais, cristalizadas e irremovíveis.

    E ai vira essa doideira toda em que isto se transformou.

    Eu aprendi algo aqui , o valor do repeito. Aprendi isto justamente pelo contrario desta pratica. Foi no desrespeito que percebi o valor do respeito.

    Mas aprendi tambem que o respeito não se obriga, ele é gratuito para aqueles que se fazem respeitar, ainda que contrarios à nossa fé, eles se impôe à nós pelo respeito que conquistam dos outros por não fazerm de sua fé uma arma de guerra e de seu ensinamento um conceito abstrato e equivocado de condenação.

  • Murta, porque estais surpreso?

    Você falou:"Na categoria Religião e Espiritualidade, encontrei de tudo. Menos o que espera encontrar".

    Eu diria que você até buscasse um nível melhor, que haveria encontrado um meio de comunicação para trocas de informações com um nível mais elevado, contudo, estamos num mundo virtual e democrático, e como tal, está aberto a todos os tipos de posicionamento, inclusive para manifestações grotescas, agressivas, mesquinhas, e maniqueista*.

    Agora cabe a você e a nós outros que buscamos um nível mais elevado de trocas de informações, expurgar todo tipo de manifestação dessas pessoas, isolando-a ao mundo da armagura e da revolta que professam, fazendo do isolamento, o casulo onde eles devem ficar confinado, porque só assim eles não pertubarão mais as energias benfazeja dos outros particantes.

    Sem querer me delongar demais, para não tornar minha resposta cansativa e piegua, quero dizer ao meu amigo Murta que a chave da prisão dos ensandecidos, é a mudez dos inteligentes, porque sem ação, não haverá reação dos pertubadores, dos desequilibrados.

    "Se o Diabo existe, ele está no meio de nós, e tambem fala no nome de Deus, mantendo o posicionamento de manipulador do Céu, lugar onde ele nunca irá chegar".

    guarde essa frase: "Jesus veio para os seus, e eles os rejeitaram."

    *MANIQUEÍSMO

    Doutrina do persa Mani ou Manes (séc. III), sobre a qual se criou uma seita religiosa que teve adeptos na Índia, China, África, Itália e S. da Espanha, e segundo a qual o Universo foi criado e é dominado por dois princípios antagônicos e irredutíveis: Deus ou o bem absoluto, e o mal absoluto ou o Diabo.

    muita paz.

  • Murta,

    ninguém é perfeito. E até mesm vc já cometeu seus erros nessa categoria. O verdadeiro Cristão não é aquele que não erra, mas é aquele que reconhece quando errou, pede desculpas e se esforça pra não cometer o mesmo erro.

    bjs

  • Estou buscando fazer esta jornada. pois precisamos nos moldar a cada dia, e ter a humildade de se corrigir antes de acusar os outros, e seremos muito mas felizes se todos os dias fizermos esta jornada.

  • Realmente estás certo! O ideal seria que simplesmente agíssemos como se nossos olhos fossem incapazes de ler as maldades que muitos escrevem por aqui que deixássemos "passar em branco" o baixo nível. Mas às vezes é tão difícil!

    Como passar em branco quando alguém se aproveita de um episódio como o das gravatas para sobrevalorizá-lo e condenar uma religião inteira? Como esquecer a heróica açao de Henri Sobel durante a ditadura militar em defesa dos Direitos Humanos e não dar-lhe - pelo menos - o benefício da dúvida?

    Como não reagir quando se vêem ofensas à memória da Mãe de Deus?!

    Até mesmo Jesus chamou de hipócrita aquele que fala do argueiro e não vê a trave e expulsou a golpes de correntes os vendilhões do templo.

    Não devemos odiar nem mesmo os nossos inimigos. Mas não devemos agir como covardes diante da injustiça. É preciso saber "travar o bom combate"! Sabendo - com certeza - que o maior inimigo é interno! Tentando não cair nas armadilhas do ego.

    Sim, meu irmão. Eu estou tentando seguir o mesmo caminho. Mas muitas vezes é necessário parar e ajudar algum companheiro de jornada.

    Que a Luz divina ilumine a nossa caminhada!

  • Murta isso não é uma jornada e sim uma verdadeira viagem. E a maioria das pessoas que vc encontra aqui não estão, espiritualmente falando, preparadas para faze-la pois ficam perdendo tempo julgando e criticando e de religião mesmo pouco professam ou nada entendem.

  • Uma jornada que, por mais dolorosa que seja, é compensadora ainda.

    Infelizmente, a hipocrisia de alguns ainda os fazem cegos para a realidade nesse mundo mesquinho.

    Usam a fé, e até mesmo Deus como álibi para incitar intrigas, julgar e condenar, por pura vaidade, egoismo e prepotência.

    Paz.

  • Prezado Murta,

    Hà alguns dias atrás vc fez a seguinte pergunta, aqui resumida:

    "A boca fala do que está cheio o coração”. O seu coração está cheio de que?"

    "Então, parafraseando a lição de Jesus para o Yahoo Respostas, pergunto: "“Os dedos da mão teclam do que está cheio o coração”. O seu coração está cheio de que?"

    Minha Resposta Resumida:

    "Como espírita, aprendi que reencarnamos com todos os defeitos e todas as qualidades. Então sou um pecador confesso e devedor, já que reencarnei na Terra; então tenho mais defeitos do que qualidades........

    Sou um pecador tentando melhorar, então minhas mãos muitas vezes tocam orgulho, prepotência, vaidade, arrogância e indiferença; músicas, tristes, agressivas, e obscuras, que machucam as pessoas e principalmente a mim que ainda me sinto um grande devedor, mas em algumas poucas vezes tocam uma boa música, que agradam aos que estão ao meu redor e me fazem crescer um pouquinho mais."

    Agora, o mais importante:

    No Livro Jesus no Lar, em um determinado culto, os Apóstolos confessam em prantos a Jesus, serem incapazes de cumprir os ditames da Boa Nova, e que não dignos e capazes de seguir o Mestre.

    Resumidamente, Jesus consola a todos, e finaliza dizendo que os "Anjos" não seriam de nenhuma valia na Terra para o trabalho de divulgação do Evangelho.

    Jesus é simplemente Fantástico!! Ele é, nós não.

    Parabéns Murta, eu ia deixar de participar do YR na seção Religião e Espiritualidade. Mudei de idéia e procurarei me melhorar até o meu limite, e com certeza todos nós vamos mais uma vez repensar as nossas atitudes.

    A graça do Espiritismo é esta! Renovar e evoluir.

  • Não seja tão radical. As pessoas vem a Terra aprender e só cometendo erros é que vamos tornar-nos pessoas melhores. Pare de buscar perfeição nas pessoas e seja mais tolerante com os defeitos.

Sign In or Register to comment.