Você sabe? O que significa (quintos do inferno)?

Já ouvi dizer: (Vá pros quintos do inferno)...

Vc já foi, ou sabe onde fica?

Comments

  • Nunca fui, mas, sei o caminho e onde fica também, é prá lá que o "Lula seus companheiros e comparsas políticos " deveriam ir e ficar para sempre, juntinho do "capêta"!!!.

  • eu não sei não tbm ja ouvi isto,mais nunca parei pra pensar,vou dar uma olhada no livro do apocapse quem sabe la esta escrito alguma coisa a respeito disto,

  • Deve ser lá onde estão os políticos corruptos!

    BN! Tânia!

  • num sei não, sou ruim em matemática, sei só qui issu é fração

    kk

    /bjins

  • São frases usadas por pessoas mal educadas.

    abraço.

  • Quinto dos infernos ...não era uma novela da tv globo!?eheh

  • É o mesmo que mandar a pessoa caçar sapo... plantar batatas... ver se ela esta na esquina... etc. Bjs

  • Essa é realmente uma expressão meio misteriosa; há muitas hipóteses para sua origem, mas nenhuma chega a me convencer totalmente. Uma corrente associa o termo quintos ao imposto de 20% cobrados pela coroa portuguesa sobre todo o ouro fundido no Brasil colonia. Falava-se em quintos mais ou menos como hoje ainda se fala em décimas, no sentido tributário. Em Parati, por exemplo, até hoje existe a velha Casa dos Quintos. O navio que levava a Lisboa o produto dessa arrecadação era a nau dos quintos; por causa da antipatia que os brasileiros sentiam por esse tributo, teria sido agregada a locução "dos infernos", ficando então completa a expressão.

    Outra corrente volta-se para Quintos, uma das freguesias de Beja, em Portugal. Como estava situada, na Idade Média, no limite do território português, a localidade era alvo constante das investidas dos chefes árabes que dominavam grande parte da Península Ibérica, o que tornava infernal a vida nessas paragens. Daí teria vindo o hábito de arrenegar os desafetos e inimigos, mandando-os para "os Quintos dos infernos".

    Como vês, são hipóteses boas para explicar o termo quintos, mas pobres para explicar como é que entraram aí os infernos. Talvez alguém já tenha encontrado a ligação entre uma coisa e outra; de qualquer forma, percebes que ambas usam quintos no plural, e não no singular. Eu cresci ouvindo essa expressão, não no sentido de amaldiçoar alguém, mas sim para indicar algo que fica muito longe, lá nos confins - assim como nos cafundós do Judas, lá onde o judas perdeu as botas, lá onde o vento faz a curva.

    De todo modo, nunca estive lá e nem quero saber aonde fica.

    Abraços!!

  • é aqui! Sem brincadeira o o Quinto dos Infernos (referência aos 7 circulos dos infernos descritos no livro A Divina Comédia de Dante Alighieri) é o Brasil, e quem disso isso foi a a esposa de Don João Sexto VI a nada mais nada menos conhecida imperatriz do Brasil Carlota Joaquina de Bourbon, que disse essa frase ao desembarcar no Brasil em 1807.

  • não e nem quero saber...

    mas acho q é quando alguem fala pra vc ir pro inferno de um jeito diferente....

    abraço

Sign In or Register to comment.