A Virgem Maria ouviu e colocou em prática a Palavra de Deus?
Paz e Bem !
No Evangelho de Lucas ( 11, 27 28), uma mulher na multidão proclama a Jesus : feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram.
Jesus responde que, muito mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põe em prática.
Muitos usam este texto para tentar desmerecer o papel de Maria na vida do Senhor e mesmo para insinuar que havia uma diferença, uma indisposição do Cristo contra sua mãe.
Analise rasteira e tendenciosa, usada por aqueles que não querem ir alem do literal e ler a escritura pelos olhos do Amor.
Antes de ser uma negação, ou menosprezo do papel de Maria, Jesus a elogia na forma mais perfeita.
Porque para Cristo, mais importante do que a encarnação do Verbo era o cumprimento da promessa. Jesus veio para fazer a Vontade de Deus, Ele a personificou. Ele é a Vontade de Deus em meio aos Homens. Mais importante que o Seu Advento é a sua Hora. A Hora de Cristo era a Hora da Vontade de Deus e Ele a realizou por completo, “Ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de mulher" (Gl 4, 4).
Mas o elogio à Maria vem não pela sua maternidade Divina, mas por ter sido ela a primeira que ouviu a Palavra de Deus e a primeira que a colocou em pratica.
Foi por ouvir a mensagem do Anjo e por sua disponibilidade para aceitar sua missão que Maria proporcionou a vinda ao mundo do Messias.
A atitude de Maria em ouvir a Palavra e a por em prática , que fez com que ela fosse a “cheia de graça”( Lc.1-28) a “bendita entre as mulheres”( Lc. 1,42), a mãe do meu Senhor ( Lc. 1, 43). A bem aventurada por todas as gerações ( Lc 1 ,48)
E foi este o elogio que o Filho melhor podia fazer à sua mãe, a feliz Virgem que guardava no seu coração os mistérios divinos e meditava-os assiduamente (cf. Lc 2, 19).
Assim somos nos, que gostamos de dizer que estamos repletos de Cristo, no sentimos donos dEle, queremos nos apossar de Suas bençãos, mas, no entanto, não fazemos a Vontade de Deus que é amar , amar até que doa o nosso irmão, o pobre o sofredor.
Você procura dizer o sim que Maria disse e com isto transformar toda a sua vida?
Acredita, como ela, que Deus pode abater os poderosos de seus tronos e elevar os humildes, cumular de bens os famintos e despedir os ricos de mãos vazias ( Lc.1, 53) ?
O que você faz para que isto possa vir a acontecer?
Comments
Frei Bento! É extraordinário o enquadramento que faz da sua pergunta!
Começando pelo final da mesma, eu direi que nem sempre o meu "sim" é tão transformante e tão coerente quanto o "Sim" de Maria! Estou apenas "matriculada" na sua "escola" e, por isso, estou tentando aprender cada dia com Ela. Mas... ainda vou no começo...
Na verdade, Maria é o "ventre" da própria Palavra, pois a sua vida é um permanente "Fiat" à Palavra! Não se trata, de facto, de um "Sim" momentâneo ou ocasional, mas de uma anuência profundamente consciente, interiorizada, responsável e, acima de tudo, "prática" e fecunda, enquanto traduzida em actos concretos. Muito daria para me alongar nesta partilha, mas penso que a afirmação de Santo Agostinho pode servir não só de ratificação do "elogio" que Jesus deu a Sua Mãe, como um desafio lançado a cada um de nós, discípulos quer do Filho quer da Mãe: «Se não podemos imitar Maria naquilo em que Ela foi grande, imitêmo-la naquilo em que Ela foi maior», ou seja, mais do que ter o privilégio de dar à luz Jesus (nisso Ela foi única e grande), temos a possibilidade de a imitar no acto "fecundo" do seu "fiat" permanente, de escuta e adesão à Palavra, traduzida em obras concretas.
Um grande abraço.
Maria foi uma mulher muito abençoada e foi usada por Deus, qualquer um deve buscar ser como ela foi, mas nunca adrá-la pois só o Pai deve ser adorado, bjo!
Ela não só ouviu c como colocou em prática.
Aceitou com amor e humildade ser a Mãe do filho de DEUS!
Jesus!!!
Bem, confiar em Deus quando tudo está calmo e perfeito é muito fácil, mas diante das tribulaçoes isso se torna dificil...
Tenho Maria como uma inspiraçao para a minha vida, mas confesso que há momentos em que o desanimo toma conta de meu coraçao, mas nesses momentos, eu procuro lembrar das maravilhas que Jesus fez em mim e a partir desse momento, as nuvens do desepero se dispersam...
Eu confio em Jesus, pois o vejo como uma realidade viva e presente na minha vida, Ele não é aquele ser abstrato que muitos pensam...
Só consigo confiar em Jesus quando eu o vejo como presença, caso contrario, minha fé desanda!!!
Maria é um exemplo para todos, praticou a palavra de Deus e aconselhou: "Fazei tudo o que ele (Jesus) vos disser)".
Que sábio conselho !
Eu amo Maria! Gostaria de poder ter a força que ela teve de ter a graça que foi achada nela! Realmente ela era uma mulher cheia de graça e da misericordia de Deus!
não sei o porquê que alguns evangelicos negam o fato da santidade de Maria, sim ela foi santa!!! Ora Frei a santidade de maria deveria inspirar os credulos a seguir esse cristo ressureto que Maria teve nos Braços.
Mas ela era mulher, nascida de mulher, portanta mortal como eu, uma pecadora como eu, e é desta graça que eu falo, o fato de uma mulher ter sido a "guardiã" de cristo é que deveria nos inspirar, deveriamos todos nós sermos guardiãos de Cristo, e neste amor gerar o SIM de Maria!
Abraços do coxa
Bom dia... Maria foi escolhida entre as milhares de jovens de Israel não só por ser uma virgem, mas porque era uma serva fiel aos ensinos de Deus, uma jovem santa de Deus. Ela era desposada com um varão chamado José, porém ainda não tinham se ajuntado, (Mateus a million: 18 a 20) “Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-l. a. secretamente. E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo”. Após essa visão José recebeu Maria como mulher, porém não viveu maritalmente até o nascimento de Jesus, (Mateus a million:24e 25) “E José, despertando do sonho, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e RECEBEU (teve relações) a sua mulher, e não a conheceu ATÈ (ENQUANTO) que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe o nome de JESUS”.
Linda explanação Frei.
Mas tenho uma visão um pouco diferente, creio que Maria já havia sido comicionada, a ser Mãe de Jesus, pois quando o anjo a vê, diz "Salve, Cheia de Graça", Recebeu do alto a missão de gerar em seu ventre o filho, de D'us.
Existiam milhares de Mulheres, no mundo, A Jovem mocinha ainda virgem, provavelmente acabara de ter sua primeira menstruação, pois havia sido prometida a José, estavam noivos.
O Interessante é que quando o Anjo termina sua fala, e ela diz, que "assim seja pois sou Serva de Deus".
As vezes não mensuramos o que é isso, mais imaginem a 2000 anos atrás uma Jovem virgem chegar em seus pais e dizer, que está gravida, mas Maria, era Fiel.
Imagina Ter o Trabalho de Educar o Filho de D'us, não somente, hoje as vezes reclamamos de porque temos que cuidar de algumas coisinhas pequenas, de Deus, Maria cuidava do propio.
Maria perdeu seu Marido, cedo, talvez ele já fosse velho, mais ainda se manteve fiel, ao proposito, querendo ou não Maria sabia que aquele Jovem na casa dos 30 anos, Não lhe pertencia, porém o carinho maternal era o mesmo, e se existem milhares de mães que não suportam ver os filhos chorar, imaginem o que maria sentiu ao ver o Julgamento e condenação de Jesus.
Ter que ver seu filho carregar uma Cruz que ela não podia carregar, cada tapa que davam nele e como se fosse uma facada nela, imagine Frei, a cena em que Jesus aponta João a Maria, ela devia esta perdida em prantos, pois via seu filho primogênito, morrer, mesmo sabendo que este era o destino dele.
A Morte é algo natural, sabemos que ela irá ocorrer, mais nem por isso deixamos de sentir a dor por quem se vai. da mesma forma, Maria já sábia do destino da cruz. porém isso, não iria amenizar a dor da crucificação.
Logo após o advento lá está ela, fiel crendo na ressureição, e após a ascensão de Cristo, lá está ela no Advento do Pentecostes.
Após isto o cenário Biblico se fecha a Maria, mais só pelo que citei, e pelas outras muitas outras que deixei de citar, não podemos dizer que ela apenas deu a luz a Jesus.
Todas as Gerações devem reconhecer, que Maria é Bendita.
Shalom
Acredito que quando Maria enfrentou todas a dificuldades para que o Menino Jesus nascesse foi um ato de bravura e amor. Tenho certeza que ela ouviu e colocou em prática sim a palavra de Deus.
Um abraço FREI
"Nas minhas mãos os cravos, no teu peito a dor. Dos homens fui escravo e pra você Senhor. Na minha testa espinhos e na tua Luz, pra te chamar de mãe quero descer da cruz." (Roberto Leal)
Não sou o melhor exemplo de humildade e obediência, mas faço o meu possível. Tento ser uma boa filha...