Problema na guitarra,afinação?
A minha guitar não fica afinada corretamente.Eu afino do jeito certo ela,faço um bend e já está desafinada,só q quando afino nem em standard,nem 1/2 tom abaixo,nem em D...ou seja,afino fora dessas afinações,posso tocar normalmente q a guitarra não desafina.Por q?
Comments
Qual o modelo da sua guitarra? Ela tem ponte flutuante?
Observe se ao fazer um bend a ponte não sobe, o minimo movimento que a ponte fizer sera o suficiente para desafinar a guitarra já que nem sempre ela volta na mesma posição, isso pode ser resolvido regulando a guitarra utilizando sempre uma mesma tensão de cordas ou reguulando novamente a guitarra quando resolver mudar a tensão.
Tente apertar os parafusos das molas que prendem a ponte para garantir que a ponte volte o maximo possivel para seu estado normal ao se fazer um bend
se sua guitarra não tiver ponte flutuante
observe as tarraxas, as cordas sofrem com o tempo podendo dilatar e quanto mais corda voce enrolar nas tarraxas uma maior quantidade de corda ira dilatar com a variação da temperatura o que acarretara numa maior desafinação, deixar as cordas muito curtas na hora de prende-las nas tarraxas tambem não resolve elas poderão se soltar failmente
O Edson já disse praticamente tudo. Se a sua guitarra tiver ponte flutuante, pode ser problema na regulagem da altura dela. A tensão das cordas puxa a ponte pra trás, desafinando-a. Isso vai acontecer de tempos em tempos, mas uma boa regulagem sempre resolve o problema. Isso acontecia com a minha antiga Ibanez.
Uma coisa que acontece muito também, em guitarras com ponte fixa, é a corda D e a G desafinarem muito, por serem as que ficam nas tarraxas de cima. Essas sofrem com batidas e quedas no transporte e nas lojas, e ficam meio frouxas. Uma troca pode resolver. Troquei as da minha Epiphone SG por tarraxas Grover e nunca mais tive problema.
Outro motivo para desafinação é o clima. Se sua guitarra não fica em um case térmico, ela está exposta às ações do tempo. Se está quente, a madeira dilata, esticando as cordas. Se está frio, a madeira se contrai, afrouxando-as. Mudanças constantes podem danificar o braço da guitarra. Pode ser que ele esteja empenado.
De qualquer jeito, leve-a a um luthier de confiança, e veja ela voltar nova em folha.
Bom todos já apresentaram possÃveis causas do desafinamento de sua guitarra.
Colocando novas possÃveis causas :
- Cordas novas/velhas demais
- Nut com defeito
- Oitavas desafinadas
Por via das dúvidas leva em um luthier, ele saberá o que fazer.
Cara pode ser um problema nas tarrachas... A tensão das cordas pode estar demais para elas em determinadas afinações... eu iria em um Luthier