Drummondiando num domingo de primavera.?

<Fruto do mato/Cheiro de jardim/Namoro no portão/Domingo sem chuva/Segunda sem mau humor/Sábado com seu amor/Filme do Carlito/Chope com os amigos/Viver sem inimigos/Filme na TV/Ter uma pessoa especial/E que ela goste/e voce/Ouvir uma palavra amável/Ver a banda passar/Noite de lua cheia/Rever/uma velha amizade/Ter fé em Deus/Não ter que ouvir não/Nem nunca, nem jamais/Nem adeus/Rir como criança/Ouvir canto de passarinho/Sarar de resfriado/Escrever um poema de amor/Tomar banho de cachoeira/Aprender uma nova canção/Esperar alguém na estação/Queijo com goiabada/Uma festa/Um violão/Uma seresta/Recordar um amor antigo/Ter um ombro sempre amigo/Bater/palmas de alegria/Uma tarde amena/Calçar um chinelo velho/Tocar violão para alguém/Vinho branco/Bolero de Ravel/E muito carinho meu>.

Carlos Drummond de Andrade

Esta pergunta eu postei na categoria YR Respostas há alguns meses e foi excluída. Até hoje não entendi porque. Será que o Drummmond é contra as regras?

Não se assustem, aqui em Israel é primavera.

Uma semana maravilhosa para todos.

Shalom.

Update:

Outra coisa, Roberto, pode me informar de quem é para que eu não incorra no mesmo erro? Fico-lhe agradecida.

Shalom.

Update 3:

<Sou como a Duquesa de Windsor, não respondo a proc vocações e nem polêmicas, não desculpo e nem erdoo ninguém e nem me levanto para cumprimentar quem quer que seja>. Acho que fui bem clara.

Update 5:

Clarete, de nenhuma forma. Gosto é gosto.Toda unanimidade é burra, já dizia o Nelson Rodrigues. Respeito o se ponto de vista.

Shalom.

Update 7:

Ana, tenho muito pouco a ensinar e muito que aprender. Sou mineira e fui criada lendo Drummond e Guimarães Rosa. Minhas referências, minhas raizes. E mesmo para ensinar a pessoa tem que ter tado e consideração e não ser o dono da verdade.

Shalom

Update 9:

Anahy, obrigada por sua gentileza. É muito bom saber que no site exsitem pesoas finas e educadas.

Shalom.

Comments

  • Como disse a Beatriz acima, nada melhor que Drummond num domingo... etc....

    Pena, porque o texto NÃO É de Drummond.

    Autoria desconhecida

    Quanto às ofensas, não dou valor a elas quando preconceituosas. Se "velhice" é ofensa, você sabe mais do que eu a respeito.

    --------------------------------------------------------------------

    Extraído do blog cujo link se encontra abaixo:

    " Por que ocorrem trocas de autorias? O porquê de tantos textos apócrifos, em algumas hipóteses

    • Para divulgar “trabalhos novos e nomes novos” se misturando a de um nome conhecido, aumentando um número de leituras e divulgando erroneamente um mal repasse via e-mail sem pesquisa prévia;

    • Para tentar/experimentar “queimar” a verdadeira identidade/imagem de um autor;

    • Por má fé, “brincadeira”, falta de ética e/ou CONSCIENTIZAÇÃO;

    • Por motivos pessoais, políticos, sociais e religiosos... misturando o conteúdo, com a imagem relativamente criada do autor pelos seus escritos;

    • Por ingenuidade pensando que a Verdade não irá um dia vir a tona;

    • Para chamar atenção... favorecendo propagandas... promovendo novos livros sobre o assunto (?)

    • Para estimular os trabalhos sem registro, (podendo trazer desânimo aos iniciantes);

    • Para fortalecer um padrão irreal;

    • ...Por não saber como e onde pesquisar (?) denotando falta de contato com as verdadeiras letras do autor.

    • Por “achismo”, preguiça, alheamento, entre outros... falta de contato com os sentimentos reais que envolvem o repasse de erratas quando se sabe o nome verdadeiro de um autor ...falta de tempo (?) ...e se o texto fosse seu ou de um conhecido seu...?

    • Será que todas às vezes que um autor principiantes lê o tal texto repassado com a assinatura de um autor ilustre fortalece o ego através dele...?

    • Por desconhecimento da amplitude das obras verdadeiras e onde poderá parar tal situação (?);

    • Falta de costume em PESQUISAR em livros, bibliotecas, sebos, museus e blog(eu)s oficiais nacionais e estrangeiros: Letras & Arte.

    *

    Não se pode ter o controle de tudo mas será que casos assim não ocorrem: PARA QUE APRENDAMOS A SEPARAR O JOIO DO TRIGO.

    • Para que e por que persistir no repasse de informações "truncadas (incompletas)" caso se tenha encontrado o texto original e/ou o verdadeiro autor? Se for desconhecido, até então (por que não especificar?), o que vale a pena não é buscar o mais próximo da verdade!?!

    Reflita: Se ocorresse algo semelhante com um texto escrito por você... e/um amigo não seria de interesse repassar uma ERRATA???

    *

    Lembrando que:

    • Textos "enxertados" são mentirosos, no fundo... a idéia original não partiu de quem o transcreveu e/ou o modificou... caracterizando a falta de originalidade;

    • Textos sem referenciais bibliográficos, que contém excertos sem estar entre aspas bem como a ausência de citação de fonte fidedigna demonstram falta de trato com a intertextualidade e pesquisa;

    • Quem na vida nunca leu um provérbio/um dito popular de autoria anônima e este foi valorizado em uma determinada situação? Negar um determinado escrito poderia podar a criatividade de um iniciante? Já pensou que alguns autores hoje reconhecidos começaram escrever com pseudônimos??? Já abriu algum livro de mensagens e leu... "Anônimo"?

    • É melhor refletir sobre uma boa frase "Anônima" do que uma frase plagiada? O reconhecimento de uma biografia e/ou bibliografia real não levaria a distinção de um possível plágio...?

    • Em caso de repasse de frases, por que não trocar a frase de origem desconhecida ou duvidosa por frases verdadeiras de um autor? Apontar um "engano" às vezes pode ser mais trabalhoso, mas será que não conscientiza mais...?

    ...Para Reflexão:

    Quantos textos de Távola, Martha Medeiros, Luis Fernando Verissimo etc não tem sido mal repassados, "enxertados..." e assim por diante?

    Imagine só ... tudo pode ocorrer “via net” um amigo enviou para outro mural (um “scrap”) de um de seus escritos, assinou... (e este, estava registrado, no EDA), depois de “½ horinha” recebeu seu próprio escrito de um anônimo s/ a assinatura, dele.

    Resultado: “caiu matando” em não se sabe bem quem, (c/ este direito...) no entanto considerando a hipótese acima: se as pessoas não tiverem percepção dos repasses deletando todos... possíveis “ADs” quem garante que não estariam deletando trabalho de escritores que não foram bem repassados?

    Será que as pessoas conseguem enganar sempre? “Quem ama cuida“.

    O que garante as trocas são os registros dos próprios escritos, como prova.

    *

    Será que todas as pessoas que se dizem ligadas a movimentos de Arte, estão tendo a preocupação na utilização do tempo vago, p/ alertar uma as outras sobre um poema e/ou texto recebido em seu mural ou cx de e-mail que nem sempre é do referido autor?

    Não seria interessante alertar os amigos sobre um mau repasse? Ao se receber um texto apócrifo, quantos alertam o “equívoco”?

    Quando observamos em um mural um texto que não é de um autor, no mínimo podemos questionar se a pessoa que o recebeu tem contato c/ livros, e de modo geral não é bom manter um texto que não é mesmo de um autor em seu espaço pois denota a ausência das verdadeiras letras p/ com este assim como propaga a má divulgação.

    Se o texto de AD (autor desconhecido) foi considerado por alguém é que p/ ele teve algum ganho secundário c/ este repasse, ou significado pessoal (nem sempre poderá ser visto como de má fé porque daí tudo descambaria p/ a persecutoriedade), tem gente que não tem ainda noção do que está repassando ("acha bonito, divertido etc” e nem pesquisa).

    Por isto existem comunidades no momento que podem ser consideradas idôneas, assim como grupos de poemas e reflexões c/ esta consciência: Quem por aqui já não foi considerado "chato" por que incentivou a PESQUISA? Será que não é preferível levar este predicado do que ser conivente c/ a falta de conscientização?

    De modo geral quando se recebe uma autoria trocada ou repassada como sendo de autor desconhecido (se o texto for bom será que não merece ser checado?) ...não seria interessante avisar quem repassou o "equívoco"? (mesmo se a princípio for em modo privado), em caso de outras comunidades não caberia um alerta?

    Lidar com este lance de direitos autorias requer aprendizado constante do tato porque na "net" as interpretações fogem do "tête-à-tête".

    *

    Errar é humano, conscientize-se. MUDE o ponto de vista, para divulgar melhor."

    Rosangela Aliberti.

  • Seja lá eu de quem é o autor, o q realmente importa é q o texto é muito bonito, gostei bastante, já tinha lido e respondido a ele em sua pergunta q foi excluída, mais foi muito bom vc ter postado ele de novo para dar uma oportunidade de uma 2ª leitura.

    Abçs.

  • Não sei de quem é, mas... é tão importante? Para mim também pouco ou nada importa quem escreveu! Enfim, todos gostaram do texto, assim como eu, é o que importa.

    Beijo na alma!

  • Nossa amiga.. realmente, de muito bom gosto.. vai ver sua pergunta foi excluida pq o YR tem mau gosto! rsrs..

    Mto legal..

    bjinsss =)

  • olha gatinha, pra mim tanto faz d qm esse esse poema, a mim importa é o carinho q nos dedica. obrigada pela homenagem, a sua escolha é muito feliz. simplesmente amei! qm dera a nossa vida fosse assim... correspondente ao poema, tudo seria mais facil, mais belo, mais azul... posso t dedicar uma tmbm, retribuindo seu carinho? entao la vai.

    As sem razões do amor

    Eu te amo porque te amo.

    Não precisas ser amante,

    e nem sempre sabes sê-lo.

    Eu te amo porque te amo.

    Amor é estado de graça

    e com amor não se paga.

    Amor é dado de graça,

    é semeado no vento,

    na cachoeira, no elipse.

    Amor foge a dicionários

    e a regulamentos vários.

    Eu te amo porque não amo

    bastante ou demais a mim.

    Porque amor não se troca,

    não se conjuga nem se ama.

    Porque amor é amor a nada,

    feliz e forte em si mesmo.

    Amor é primo da morte,

    e da morte vencedor,

    por mais que o matem (e matam)

    a cada instante de amor.

    Por muito tempo achei que a ausência é falta.

    E lastimava, ignorante, a falta.

    Hoje não a lastimo.

    Não há falta na ausência.

    A ausência é um estar em mim.

    E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,

    que rio e danço e invento exclamações alegres,

    porque a ausência, essa ausência assimilada,

    ninguém a rouba mais de mim.

    Carlos Drummond de Andrade

    espero q gost linda, essa é pra vc.

    dedico tmbm aos demais amigos do YR. bjs a todos e otima semana

  • Myrna querida, eu acho belíssimo a maneira que vc se expressa em suas respostas, o texto em sí, e aprendo muito com Roberto, acho ele um verdadeiro mestre! Ou seja, para mim os dois são duas excelentes fontes de aprendizado.

    Querida, amei o texto e com este texto que vc postou lembrei de um

    que tamb postei e fui tamb interrogada a respeito do autor(Fernando Pessoa)

    vejahttp://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Al...

    bjs!!!

  • Nada como ler Carlos Drummond de Andrade ao acordar, obrigada querida

    Independente de ser do Drummond ou de outro autor o texto é lindo

    Beijinhos a vc, bom domingo

  • Adorei a mensagem...

    Que vc tenha um ótimo domingo...

    E ótima semana...

    Super bjOoO

    kekah**

  • Bom gosto, amiga

    Drummondiando numa fria manhã de outono...

    Veja que bonito este poema:

    O amor antigo

    "O amor antigo vive de si mesmo,

    não de cultivo alheio ou de presença.

    Nada exige nem pede. Nada espera,

    mas do destino vão nega a sentença.

    O amor antigo tem raízes fundas,

    feitas de sofrimento e de beleza.

    Por aquelas mergulha no infinito,

    e por estas suplanta a natureza.

    Se em toda parte o tempo desmorona

    aquilo que foi grande e deslumbrante,

    o antigo amor, porém, nunca fenece

    e a cada dia surge mais amante.

    Mais ardente, mais pobre de esperança.

    Mais triste? Não. Ele venceu a dor,

    e resplandece no seu canto obscuro,

    tanto mais velho quanto mais amor."

    (Drummond)

  • Myrna,

    Minha querida eu adoro Drummond, ai vai uma para vc se deliciar:

    Amar

    (Claro enigma)

    Que pode uma criatura senão,

    entre criaturas, amar?

    amar e esquecer,

    amar e malamar,

    amar, desamar, amar?

    Sempre, e até de olhos vidrados, amar?

    Que pode, pergunto, o ser amoroso,

    sozinho, em rotação universal, senão

    rodar também, e amar?

    amar o que o mar trás a praia

    o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,

    é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?

    Amar solenemente as palmas do deserto,

    o que é entrega ou adoração expectante,

    e amar o inóspito, o cru,

    um vaso sem flor, um chão de ferro,

    e o peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina.

    Este o nosso destino: amar sem conta,

    distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,

    doação ilimitada a uma eterna ingratidão,

    e na concha vazia do amor a procura medrosa,

    paciente, de mais e mais amor.

    Amar a nossa falta de amor, e na secura nossa

    amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita.

    Poema filosófico do alto nível, observe os ritmos, ao mesmo tempo tensos e fluentes, a complexa rede de metáforas enumeradas. O texto funde o lírico da temática amorosa e o episódio da reflexão coletiva, universal, sobre a necessidade de amar. A linguagem funde o coloquial - amar e malamar - e o culto - e amar o inóspito.

    Atravessado de indagações e de respostas, este é um dos mais significativos poemas de amor de toda a língua portuguesa.

    Gosto muito de você e do Roberto, ele esta melhorando o nivel de nossas informações.

    Quando eu não tenho certeza do autor eu coloco atribuido a.....assim quem souber de quem e' verdadeiramente podera' ajudar!

    Bjs Helda

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