Seria lícito pregar e não exemplificar? (Favor ler antes de responder)?
Sendo humano e pai amoroso de meus filhos, nem sempre posso dar exemplo do que ensino. Posso ter uma falha ou vício que reconheço e não querer que meu filho tenha.
Vamos dizer fumar, apenas como um exemplo pobre.
Sabendo que a maioria dos pais, muitas vezes ensinam o que nem eles conseguem ser, até que ponto é lícito um padre, pastor, rabino, ou qualquer outro líder religioso, que também é humano, fazer a mesma coisa?
Eles tem necessariamente que ser exemplares, apenas fingir que são ou tem que ser apenas o que são?
Como você vê essas pessoas? Como santas, normais ou hipócritas?
Comments
Primeiro viver, depois filosofar! Penso que essa aporia do pensamento vale também para a pregação. Uma pregação ou ensino que não seja fruto da própria vivência é no mínimo hipocrisia. É certo que sabemos o que é ideal e o que é real, existe uma distância entre o que se deve ser e o que se consegue ser, isso não justifica falácia de pregadores, quaisquer que seja, nem tão pouco justifica cruzar os braços perante os erros porque também se erra. O ideal é que o exemplo fale mais alto que os sons e que as palavras seja apenas tradução do que se vive, não demagogia ou defensoria de uma tese. Concordo com você, primeiro a vida, depois a reflexão a partir dessa mesma vida.
Pastores, padres e rabinos, quando estão à frente de uma congregação e pregam a palavra de Deus, são canais de Deus, não falam - pelo menos não devem falar - por si mesmos. Todos somos humanos e todos somos falhos (inclusive o Papa, apesar da dita infalibilidade Papal). Sendo assim, minha resposta à sua pergunta é não. Não é lÃcito, porque pecar não é lÃcito. Mas sim, é possÃvel e comum. Eu não vou deixar de pregar o que é certo se eu errei. E assim deve ser com os meus filhos. A função de um pastor é direcionar as ovelhas para um abrigo seguro, permitindo que elas saiam para alimentar-se, não caiam em buracos no meio do caminho, se alguma cair ele deve ajudá-la a sair do buraco.
Todo mundo erra - alguns gravemente, e devem pagar pelos seus erros. O que a BÃblia considera hipócrita, "lobos em pele de cordeiros", são os que se aproveitam da fé para obter ganhos pessoais. São os mercadores da fé. Pois eles enganam e corrompem, e afastam muitas pessoas de Deus.
Todo mundo se lembra do vÃdeo onde Edir Macedo instrui seus pastores a "tirar mais dinheiro do povo". Essas são palavras dele, lamentáveis. Isso é criminoso, do ponto de vista humano e bÃblico. Muitas igrejas sérias sofreram e ainda sofrem por terem suas práticas de culto confundidas com as da Universal. Muitos que hoje entrariam em uma igreja evangélica séria não entram por que farão a comparação com uma Universal e lembrarão de seu lÃder, que sequer foi deposto.
Uma situação distinta vimos a pouco tempo no caso do Rabino Sobel. Ele foi preso de posse de gravatas que ele confessou que roubou. Isso é um erro pessoal, um crime sim - na verdade, tem mais cara de cleptomania, um distúrbio pasicológico do que desvio de caráter - mas ele é de igual forma, pregador da palavra de Deus, dentro de sua religião. Pode estar afastado, mas ele não usou a fé ou seu nome conhecido para benefÃcio próprio.
Há outros crimes que, apesar de pessoais, como os escãndalos envolvendo pedofilia entre padres, eles utilizam do poder do cargo que a batina lhes confere para exrcerem influência nos meninos e/ou meninas para facilitar a prática de seus crimes hediondos. Esses, apesar de eu desejar que eles queimem aqui mesmo, permanecendo na condição de Ãmpio, queimarão no inferno, pois Deus é misericordioso e ainda dá a chance de uma vida para nos arrepender dos nossos pecados. Beijos.
So quem dá o exemplo será digno de dar um conselho adequado.
Independente de religião, temos que ser exemplo de caráter para nós mesmos, você não acha? Acho que não perco nada fazendo o melhor de mim mesmo ao meu próximo. Se pudermos passar para nossos filhos bons exemplos, um tanto melhor.
Falhas todos tem, ninguém é perfeito. Mas podemos tentar ser o melhor possÃvel, apenas e nada mais que isso.
Se erramos e aprendemos com nossos erros, tentamos fazer com que nossos filhos não precisem passar pela mesma coisa. Pois todos tendem a querer que o filho seja uma pessoa melhor que ele próprio. Ãs vezes ainda assim não dá certo. Apesar de todos os conselhos, o filho pode se envolver com drogas e tudo mais. Então não vejo razão para não tentar pelo menos educá-lo da melhor forma possÃvel.
Existem várias categorias diferentes. Aqueles que são verdadeiros santos; os que são normais e os que são abslutamente hipócritas. A liderença é um situação de destaque, onde se é o exemplo a ser seguido. Em se tratando de religião, aquele que se propõe a liderar, a comandar, deve ter uma cumplicidade forte com se segmento religioso, pois, se causar decepção, irá decepcionar uma série de pessoas que o seguem. A hipocrisia (e existe muitos, mas muitos casos assim), acaba por ser revelada, mais dia, menos dia. Por isso que ser um exemplo é algo de grande responsabilidade.
Normais. Qualquer lÃder tem que dar o exemplo. Um sÃndico, um chefe, um pai, etc. Faz parte de sua obrigação, mesmo que não goste. O que fez no passado não importa. Mas nem sempre conseguem, aà vem a hipocrisia.
Bom, como temos defeitos acho que devemos olhar isso com cuidado. Se a pessoa prega mas ao menos tenta ser um exemplo do que ela prega, ela vai cometer erros e se essa pessoa for honesta ela vai reconhecer isso, não vai botar culpa no diabo e nem justificar sua falha usando a BÃblia. Nesse caso são pessoas normais.
O problema é que isso acontece pouco. A maioria das pessoas que pregam, só admitem um erro quando são pegos com as calças nã mão. Quando além de errarem o tempo todo, ficam fingindo que não fazem certas coisas e ainda julgam aos outros, aà são hipócritas.
Hipócritas. Aqui mesmo no YR existem pessoas que pregam, se dizem santas e agem da pior forma possÃvel, atacando as outras, julgando e incitando o ódio e a incompreensão. Vc viu a lista do mais herege que o camarão postou como pergunta?
Calma, o próprio Jesus usou pessoas imperfeitas para sua pregação, todos os discÃpulos eram homens comuns se formos esperar o Mister Perfeição, terÃamos que esperar a volta de Jesus.
Deus usa o que esta em seu alcance, assim fazemos nós- já um bandido pedir a outro que estava armado que tivesse calma, largasse a criança (refém) que aquilo não valia a pena etc, e o cara largou; como se vê orientar pode ser feito por qualquer um e podemos ter resultados muito positivos.
Entretanto acusar não, julgar e condenar jamais, pois como você bem colocou só que passa por um problema para saber da dor que ele causa.
Chamo de hipócrita o que prega, critica e faz o que proÃbe ou condena.
Tem gente de todo tipo... Tem padre, pastor, rabino safado... Mas também tem aqueles que realmente fazem por amor... Creem na palavra de Deus e se entregam realmente ao caminho...
Temos é que pedir a Deus muito discernimento para entender quem é quem....
Bjos