Quem deve pagar o conserto do motor após a venda do carro?
Há 15 dias comprei um carro de particular. Na compra o vendedor disse que o carro precisava de uma pequena manutenção nas velas e reduziu essa despesa do valor total.
Após a entrega do cheque, levei ao meu mecanico para essa manutenção. A supresa foi que o motor estava quase fundido.
Por isso, liguei ao vendedor e cancelei o cheque para negociar essa nova manutenção.
O vendedor veio a minha casa e na rua fez um escandalo, recusando entrar para conversar. No fim, concordamos com uma nova avaliação do mecanico dele e paguei o cheque.
O mecanico dele confirmou o problema. E o vendedor concordou em pagar o conserto.
Há 3 dias peguei o carro do mecanico dele e ele nem me apresentou a fatura, pois tinha acertado tudo com o vendedor. Saí dela e instalei um sistema de alarme. Na rua o carro parou de funcionar. Chamei o pessoal do alarme, mas era o chicote que queimou.
Hoje saí de casa e o motor fundiu de vez. O carro foi guinchado para a garagem.
O que devo fazer? Processá-lo?
Comments
ai você bancou o trouxa , o cara te enganou mesmo !, ele nunca consertou nada, da próxima vez, não faz negocio com picaretas, acho que o seu dinheiro esta perdido... por que já fez 15 dias e isso ele terminara ganhando por que pode dizer que você saiu do mecânico dirigindo, e que o carro e usado e não tem garantia para toda vida, e isso da um bode danado,acho que você terminara perdendo você aprendeu uma lição `` use um mecânico de sua confianca para avaliar o seu carro``... boa sorte...
Vamos em partes.
Pela história que conta, me parece entender que você comprou o carro sem levar examinar no seu mecânico antes de fechar a compra.
Veja que carro usado é uma caixa de supresas, nunca se sabe o que tem dentro. Portanto, da próxima vez, você já sabe: o carro deve ser bem examinado ANTES da compra, nunca depois. Se tiver qualquer dúvida, não compre.
Como a compra do "particular" não configura comércio, ele não tem obrigação nenhuma de lhe dar garantia.
Veja que a garantia só é legalizada quando o vendedor obtém lucro com sua venda, que é o caso de lojas estabelecidas.
E é muito estranho um motor "fundir" de uma hora para outra, mas pode acontecer. Quanto ao mecânico, com certeza ele tomou tal atitude a mando do vendedor, que não quis gastar nada, mas, mais uma vez, como não há garantia, você nem tem como responsabilizá-lo.
Portanto, posso dar uma dica: tente acertar com ele "meio-a-meio", cada um paga a metade do conserto, que para você ainda vai sair barato. Mas leve no SEU mecânico. Boa sorte.
Acionar o vendedor judicialmente, caso não haja acordo.
Vc já deve suspeitar que o mecânico dele não fez o serviço direito ou simplesmente uma gambiarra!
Eu sei que é difÃcil manter a calma numa hora dessas,mas se vc ainda não entornou o caldo com o vendedor e nem com o mecânico,procure o mecânico e diga que reveja o reparo que não ficou legal.
Mas se do contrário o caldo já foi entornado procure por um advogado com experiência em relações de consumo,pois a princÃpio carros usados vendidos por pessoas fÃsicas são isentos de garantias mecânicas,mas no seu caso acho que se caracteriza danos morais.
Boa sorte amigo e fique frio pois pessoas assim tem um destino muito ruim,e um dia elas colhem o que plantam!
Quando se compra um carro de loja, por lei eles são obrigados a lhe dar 3meses de garantia, no particular isso não ocorre, porem vc tb tem o direito de entrar na justiça e pedir ressarcimento do valor pra fazer o motor ou a devolução do bem.
Quando se compra carro de particular é bem mais complicado, vc deveria ter levado o carro pro seu mecanico avaliar o estado do mesmo antes mesmo de fechar negócio.
Tá na cara que o vendedor é desonesto se fez toda esse escandalo na frente da sua casa.
Porem se o mecanico dele constatou o defeito grave e cobrou pra arrumar, vc tb pode ir brigar com o mecanico e cobrar uma "garantia" do serviço que ele fez.
que isso lhe sirva de lição na próxima vez que for comprar um carro usado de "particular" a atenção tem q ser redobrada.
e boa sorte ai, tomara q consiga resolver isso ai.
amigo nesse caso você teria que desfazer o negocio com o vendedor sendo que ele garantiu uma coisa e na verdade o motor estava fundindo. portanto corra atrás dos seus direitos enquanto está recente. eu no seu caso devolveria o carro e pediria uma indenização pelos seus prejuÃzos com valor do que você pagou corrigido
Olha esse caso é sério, poxa, pq vc não partiu pra outra sabendo desses problemas, existem tantos carros usados, semi novos e novos com várias opções de pagamentos.
à bem mais interessante pagar caro com um carro novinho, com tudo em cima e com garantia, pq mesmo pagando caro, vc terá várias vantagens. No seu caso é melhor q tente um acordo com o cara pra devolução, se ele recusar-se entre com um processo sim e vá em frente, mas anote os dias importantes, o dia q vc adquiriu, qdo deu o primeiro problema, qdo passou pelo mecanico do dono e qdo fundiu tudo.
nao sei se pode fazer isso
mas tens que ter mais cuidado quando compras um carro novo
mas se ele nao apresentou factura tens todo o direito