Se Jesus voltasse e renunciasse o cristianismo?
Começo deixando claro que não acredito em Jesus como messias.
Não acredito em Jesus como profeta.
Apenas um lider Judeu em seu tempo, como vários que existiram.
Mas desconsidere que a pergunta esta sendo feita por um Judeu.
Considere o fato que Jesus foi um Judeu... ...nasceu Judeu... ...viveu o Judaismo... ...sua forma de pensar era dentro a cultura judaica e não grega, muito menos romana...
Considere o fato que Jesus NUNCA FUNDOU nenhuma igreja...
Nunca apontou para uma nova religião...
Criticou lideres de alguns segmentos judaicos porém não negou suas ideologias....
Estou lhe convidando a pensar, a usar a inteligência e não o desejo apegado humano a identificação de grupos personificados nas ideologias humanas.
É ou não é provavel que o cristianismo não reflita a verdadeira mensagem de Jesus?
PS.: - Abraços a todos os meus amigos e colegas, estou em Goiânia desde segunda-feira a noite!
Volto pra São Paulo daqui a três semanas!
Update:Paris - MITOLÓGICA?!?!?!?! aiaiaiaiai!!!
Eu me declarei Judeu por três motivos:
1 - Por que sou, e todos que me conhecem no Forum sabem!;
2 - Por que sendo de qualquer outra religião aculturada no ocidente com certeza esta pergunta seria hipócrita!
(Sendo de um Judeu tal pergunta, está claro o desvínculo de tendência a algum outro segmento cristão)
3 - O melhor dos motivos: Quando um Árabe, Budista, Indiano, etc manifesta opinião a certa de Jesus não tem muita relevância.
Mas nós Judeus temos a calúnia do Deicída! (entende?)
Update 3:Espada - Amigo você está totalmente enganado a respeito da verdadeira Kaballa!
Você foi mau informado a respeito devido aos embusteiros que vendem exoterismo barato intitulando ser Kaballa!
Amigo, a Kaballa é uma filosofia supra-racional no Judaísmo e só!
Consultar astros é algo totalmente contra a Torá e disto tenha certeza, os Rabinos estão super-alertas para retirar do meio de nosso povo!
Aliás, os rabinos tem um esforço enorme para afastar Israel de tudo quanto é forma de Idolatria!
A sua resposta esta embasada mais em informações distorcidas!
A verdadeira Kaballa não é divulgada, nem mesmo ensinada para nenhum homem abaixo dos 40 anos de idade, que não seja um Rabino, e que não tenha um profundo conhecimento da Torá, do Tanach, dos Midrashin, etc.
Tenha certeza tanto quanto este céu que nos cobre que tudo o que você ouviu falar de cabala é exoterismo barato!
Pergunte á algum Chassidim sobre astrologia e ele olhará pra você indignado!
Update 5:Espada - A linhagem de Davi não está perdida! Ainda existe!
Existem famílias Judaicas que guardam documentos assegurando as suas origens com a realeza de Davi, através dos séculos.
Geralmente estas famílias são as primeiras a serem protegidas nas épocas de perseguição!
Para sua informação existiram vários falsos profetas desde a diaspora até hoje.
A grande maioria dos falsos profetas apresentaram um "currículum" mais adequado que o de Jesus, e mesmo assim não foram aceitos!
O Verdadeiro Messias para começo de conversa não encontrará nenhuma objeção! Todos os ramos do Judaísmo o aceitaram. Isto é a verdadeira profecia!
Desculpe, mas estudando a Bíblia você nunca vai conseguir chegar pois ela está adulterada para as pessoas acreditarem em Jesus como Messias!
Estou sendo sincero!
Deixe um e-mail e a gente conversa a parte!
Abraços
Update 7:Espada do Oriente - Eu já refultei todas estas profecias que você postou em sua resposta! rsrsrsrsrs
Ano passado e inicio deste ano eu fui bombardeado com 70 supostas profecias atestando messianidade em Jesus!
Eu refultei todas!
Houve um sujeito que anunciou que tem 400 profecias na Bíblia para Jesus, mas ele só me enviou 20!
Desculpe-me mas refultar profecias da Biblia Cristã é água com açucar!
Todas são baseadas em traduções tendenciosas!
Se duvida, me abre o e-mail e eu lhe mostro a refutação de uma por uma!
Tens coragem?.......
Comments
Sim! Concordo com vc em vários aspectos.
Jesus era judeu, e condenou as atividades Hipócritas dos líderes religiosos judaicos. . . que colocaram tradições humanas acima das Escrituras, veja que ele citou o profeta Isaías (Mateus 15:6-9)
Shemesh, aliás, "Or"... Vc com certeza deve considerar as Escrituras, ou não?
Vc deve saber que a apostasia já existia e ainda existe no judaismo!
O Filósofo judeu "Moimônides" disse: "Quem se envolver em astrologia e planejar seu trabalho ou uma viagem à base do tempo fixado por aqueles examinam os céus, está sujeito a ser AÇOITADO. . . todos esses assuntos são mentiras e enganos. . .quem crer nesses assuntos . . .É SOMENTE TOLO E TEM FALTA DE BOM SENSO." - Mishneh Torah, "Leis da Idolatria", Cap 11; Note Levítico19:36; Deuteronômio 18:9-13.
Muitos judeus não preferem desconsiderar essas palavras?
Não se envolvem num tipo de judaísmo místico (Cabala), também Astrologia tão comum entre os judeus???
SE OS JUDEUS DESCONSIDERAM AS ESCRITURAS HEBRAICAS, É ÓBVIO PORQUE DESCONSIDERAM O MESSIAS!
------------?------------------
Réplica ao comentário
Vc é uma pessoa inteligente, admiro isso. . .
Amigo, Vc disse que não considera Jesus como profeta. . .
Nem sempre foi assim, os judeus no passado O consideraram como profeta, mas devido "A Grande Apostasia" da cristandade (Doutrinas falsas como a Trindade, as Cruzadas etc..), os judeus apagaram a imagem de Jesus.
Sim!!! A Cristandade e seus Líderes religiosos hipócritas tem uma grande parcela de culpa nisso. . . deixaram as tradições humanas ficarem "acima das Escrituras".
Não sou Católico nem evangélico protestante.
Contudo, minha busca e pesquisas das profecias da 'Torah' me ajudaram a identificar o Messias. . .
Faço-lhe uma pergunta:
Se o Messias aparecer hoje, como vc irá identificá-lo?
O Templo foi destruido no 1° Século, de forma que não restou documentos sobre a "linhagem de Davi", entre outras coisas!!!
Saiba que procurar o Messias não é trair sua herança judaica. . .
Posso afirmar com certeza. . . ELE JÁ VEIO!!!!!!!!
______________?________
Réplica ao comentário 2
É verdade que muitos tradutores verteram de forma errônea muitas partes das Escrituras, mas, pesquisas mostram que existem traduções das Escrituras Hebraico-Aramaicas (Torah) que levam o sentimento transmitido pela linguagem original.
YHWH, O único Deus verdadeiro, tem poder para preservar sua palavra (Deut 6:4 "shema"). . . que tanto judeus supersticiosos como "cristãos" hipócritas subestimaram.
Profecias e cumprimentos:
Nascido na tribo de judá Gênesis 49:10 - Lucas 3:23-33
Nascido de uma virgem Isaías 7:14 - Mateus 1 :18-25
Descendente de Davi Isaías 9:7 - Mateus 1:1, 6-17
YHWH (Jeová) o declarou Seu Filho Salmo 2:7 - Mateus 3:3:17
NÃO CRERAM NELE Isaías 53:1 - João 12:37,38
Entrada em Jerusalém montado num jumentinho Zacarias 9:9 - Mateus 21:1-9
Traído por um associado íntimo Salmo 41:9 - João 13:18, 21-30
Traído por 30 moedas de prata Zacarias 11:12 - Mateus 26: 14-16
Calado diante dos acusadores Isaías 53:7 - Mateus 27:11-14
Lançadas sortes sobre sua roupa Salmo 22:18 - Mateus 27:35
Vituperado quando na estaca Salmo 22:7,8 - Mateus 27:39-43
Nenhum osso seu foi quebrado Salmo 34:20 - João 19:33,36
Sepultado com os ricos Isaías 53:9 - Mateus 27:57-60
Ressuscitado antes de sofrer corrupção Salmo 16:10 - Atos 2:24,27
Exaltado à direita de Deus Salmo 110:1 - Atos7:56
Tem outras profecias ainda em Daniel, Oséias e outros. . .
Com relação aos falsos profetas que vc mencionou, não conseguiram essa "semelhança". . .
A título de exemplo, [embora vc não acredite] Registros mostram que pessoas chegaram a ver Jesus ressuscitado. Algumas décadas atrás, [não sei se vc lembra], apareceu um "Messias" no país Iêmen. . . Afirmava que ao morrer, logo após ele seria ressuscitado, então ele morreu-------- FOI O FIM DESSE MESSIAS!!!
Teremos outras oportunidades...
Perfeita consideração.
Acredito na Divindade de Jesus meu amigo, e vejo que estamos muito aquem do que seria o cristianismo embasado unicamente nos ensinos de Jesus.
Certamente o aprendizado de seu legado e da contribuição da cultura judaica de Jesus e da Grega e Romana que foram se incorporando ao longo dos séculos moldaram o que conhcemos hj como cristianismo.
Q se torna vicioso segundo nossas tendencias, pontos de vista e preferencias e até por nossa prórpia vaidade e comodismo.
Hj mesmo respondi uma pergunta sobre o messias judaico se chegasse hj colocaria paz na palestina. Respondi que penso que o messias já chegou, na forma das inúmeras doutrinas e ensinos que temos hj em nosso mundo que tem como único objetivo de esclerecer o homem sobre sua existencia espiritual e sua necessidade de comprometimento com o bem comum e paz entre os seres semelhantes e seu mundo, gerando assim harmonia entre ele e seu Criador, seria o que aguns chamariam de comunhão com Deus, ou comprometimento.
O messias é a meu ver nossa capacidade de se elevar, feito isso o messias veio a nós, seja Jesus Cristo, Buda, Bhrama, Oxalá, D'us ou mesmo o singelo conhecer do ignorante que nunca ouviu dizer o que é Deus mas manifesta em sua vida estes atributos que lhe disse sobre a elevação do homem.
Sim meu amigo é provável que o cristianismo atual não reflita nem de longe o que Jesus realmente propunha, mas penso que existem propósitos nas diferente culturas mundias, propósito este que vc mesmo certa vez me ensinou, e portanto até os enganos, incorporações culturais e mesmo a intolerancia neste caso teriam um papel importante no desenvolvimento espiritual da comunidade envolvida com este tipo de doutrina, mesmo que bem diferente da original.
Fique em Paz.
Olá Or.
Por isso tento me afastar do Romanismo, que vivemos, e tentar reaver todos os costumes do Cristianismo primitivo, ou melhor a seita do "nazareno" como era conhecida.
Mas isto só será feito quando, as comunidades Cristãs, Realmente concordo, que muita coisas que Jesus, fazia os cristãos jamais fizeram.
Mas Normal, não conseguem seguir nem seus 2 mandamentos.
Obs: Pô legal curti bem Goiânia, essa e minha cidade natal, e linda, deu até saudades agora.
Shalom
Concordo com você que Jesus nunca quis fundar uma religião e, pelo contrário, praticava o judaísmo como qualquer outro, e defendia seus valores.
No entanto discordo de você em um ponto: na minha opinião Jesus era sim um daqueles que se deixou sim fascinar pela filosofia grega, sobretudo das idéias de Platão, e essa foi uma das causas pelas quais ele começou a entrar em conflito com as lideranças religiosas. Os judeus que abraçavam idéias gregas nunca foram bem vistos.
Mas daí a querer fundar uma religião, estamos realmente muito longe.
E muito menos se considerar o messias. Com certeza isso nem ele mesmo achava. Tudo veio anos depois da sua morte, como vários aspectos da sua vida, que foram inventados a fim de confirmar as profecias.
Beijos
Detalhe: acho interessante que, apesar de a maioria dos cristãos mais "devotos" aqui deste site terem o conceito de "judeu" sempre bem presente, tenho certeza que eles nunca nem tiveram contato com um. Você se declarando judeu (no que acredito), estará se transformando, para eles, em algo como uma figura mitológica. :-)))
Se voce é realmente judeu, vamos desconsiderar todos os fatos, visto que a maioria deles só crerão quando o virem voltar nas núvens.
se ele renúnciasse o cristianismo ,estavamos fritos.
Vc sabe quem é Augusto Cury? Ele é o crânio,é médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor. Desenvolveu a teoria da inteligência multifocal, sobre o funcionamento da mente e o processo de construção do pensamento. Além de membro de honra da Academia de Sobredotados do Instituto da Inteligência, da cidade do Porto, Portugal. Além disso, ele é diretor da Academia de Inteligência, instituto que promove o treinamento de educólogos, educadores e do público em geral.
E ele diz que era mais ateu que hittler e Froid, mas começou a estudar a bíbla e começou a perceber q seus relatos não se contradizem, então a partir daí começou a acreditar em Jesus e no que a bíblia fala.
Aonde eu quero chegar com isso?
Quero te dizer que o Cristianismo não é uma religião sem fundamentos, e que se um dos caras mais inteligentes da nossa época - porque Augusto Cury está vivo e tem em média seus 30 ou 35 anos - percebeu isso, é idiotice não se curva a essa realidade, Jesus existiu sim, e se ele tivesse renunciado ao cristianismo nós estariamos fritos.
mateus 26, 58 e seguintes: 58 Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
59 Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.
60 Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.
61 Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte.
portanto os judeus disseram que Jesus era um herege.
Paz<>
Jesus jamais iria negar a palavra Dele digo a bíblia
pois se Ele negasse o cristianismo estaria negando
a Ele mesmo. Ele vai negar os falsos profetas e os
que usam a sua palavra para fazer dela fonte de lucro.
Mas os verdadeiros cristãos jamais serão negados por
Jesus, porque o cristianismo é a única religião que tem
fundamento comprovado.
Ñ importa onde ele nasceu o q vale foi o q ele ensinou,a sabedoria dele incomodou mtos ,pois ele ñ tinha templos nem sinagogas nem casa de pregação e tdos os que entenderam o seguiram.
A sabedoria dele incomodou mtos e assim continua ,pois a Cultura Racional tbem incomoda os fanaticos religiosos e tbem os ateus.
Salve! Paz e luz
Olá sou católico, mas achei interessante seu modo de pensar nós cristãos sabemos que jesus era judu pois era filho de uma Judia (maria) e ele até fez a circunsição mas Jesus quano veio ao mundo (nós cremos que ele é o própio flho de Deus) viu que o povo de Deus (judeus) estavam muito apegados a leis e não a ajudar ao irmão e a amar todos sem discriminação pois alguns líderes desvalorizavam os mais pobres então Jesus veio para mostrar como o seu pai (Deus) queria que fosse vivido e então alguns líderes judeus e não judeus começaram a se sentir ameaçados pela sua popularidade e acabaram o julgando à morte.
Espero ter respondido sua pergunta.
Bom Dia!