FGTS para o pre-sal. Vc concorda?
Pois é trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, começem logo a gritar, não sei se ainda é tempo, mas o Lula já mandou o ministério do trabalho estudar a aplicação do seu FGTS na aventura do pre-sal. Quer jogar o dinheiro bom dos trabalhadores em cima de um aventuroso projeto que é este tal de pre sal. Devemos lembrar ainda que, dizem ser a petrobrás auto suficiente e que tem muito $$$ em caixa, então pra que pegar o seu dinheiro? Esta aventura pode custar caro na hora do trabalhador se aposentar. O Lula mentiu e se esqueceu de combinar com o carlos Lupi, ministro do trabalho e ele abriu o bico na CBN, dizendo que já existe estudo para pegar o seu FGTS e tocar fogo nesta louca aventura de explorar petroleo em lugares que ninguem sabe se existe realmente se tem. Grite enquanto é tempo..
Comments
Nem a pau!
Eu gostaria a Petrobrás procurando explorar as jazidas de gás, que estão mais a mão. O pré-sal está lá, ainda não exatamente mensurado. Não vai sair dali, pode esperar tecnologias mais baratas para a extração.
Este Evo Cocaleiro golpista pode melar o crescimento do Brasil com sua agenda bolivariana e extorsionista.
Abs.
Ãtimo que o FGTS possa ser usado para compra de ações da Petrobrás, é uma empresa rentável e que com certeza dará um retorno do investimento. Será que os investidores são tão patriotas assim de aplicar grandes valores nesses papeis? ora , se é bom para os investidores porque não seria para os trabalhadores .
Parabéns para o governo que conceder que o FGTS seja aplicado no mercado de ações , ainda mais nos papeis da Petro.
OLÃ, ACHEI ESSA MATÃRIA QUE ELE DESMENTE!
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou "abominável" a notÃcia, sem consultá-lo, de que o governo deve autorizar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compra de ações da Petrobras, para financiar a exploração do petróleo da camada pré-sal.
Eu acho abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca ter conversado comigo e sem que eu nunca tivesse sequer pensado na idéia. Eu fiquei surpreso quando vi a matéria e acho isso irresponsabilidade. Eu acho irresponsável porque isso mexe com o mercado, mexe com ações, por uma coisa que eu nunca falei", afirmou o presidente.
Mas ainda no último domingo, em entrevista à rádio CBN, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmava o estudo, por parte do governo. Segundo ele, estudos sobre a retomada das aplicações ficarão prontos no final deste ano. Também no domingo, ao ser questionado sobre o assunto, o presidente Lula não quis responder, ao deixar o velório do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno Bezerra.
"Se alguém quer dizer que pensa alguma coisa desta magnitude, no mÃnimo deveria ter a responsabilidade de me consultar ou o Ministério da Fazenda, ou do Planejamento, o presidente do Banco Central, ou o Ministro do Trabalho que é quem administra o dinheiro do FGTS. Então isso é irresponsabilidade e isso não contribui, ao contrário, prejudica o nosso PaÃs" afirmou Lula, ao deixar a cerimônia de lançamento do Programa Brasil Sensacional, do Ministério do Turismo, em Nova York.
Oi Domador,
Vai ser bem feito para estes "trabalhadores" que votam no pt.
Tomara que se lasquem e vejam finalmente que o dasilva só quer explorá-los e fazê-los escravos de sua ditadura totalitária.
Isto deve ser opcional, portanto aconselho aos que não apoiam este desgoverno que não deixem, afinal, o Collor foi deposto por muito menos.
Este da silva, além de tudo é cÃnico...e cara de pau...
Um abraço,
Dá uma lida aqui, a opinião é de vários analistas, que pensam diferente:
Lula nega utilização de FGTS para financiar pré-sal
Analistas se animam com a possibilidade que, segundo o ministro do Trabalho, estaria em estudo pelo governo
Mariana Segala - AE
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou "abominável" a notÃcia, sem consultá-lo, de que o governo deve autorizar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compra de ações da Petrobras, para financiar a exploração do petróleo da camada pré-sal.
"Eu acho abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca ter conversado comigo e sem que eu nunca tivesse sequer pensado na idéia. Eu fiquei surpreso quando vi a matéria e acho isso irresponsabilidade. Eu acho irresponsável porque isso mexe com o mercado, mexe com ações, por uma coisa que eu nunca falei", afirmou o presidente.
Boa aposta
Se a idéia fosse adiante, analistas consideram uma boa oportunidade. “Seria uma excelente oportunidade para adquirir papéis da estatal, que caÃram para nÃveis muito baixos de preço”, diz a sócia-gestora da Global Equity, PatrÃcia Branco.
Desde o anúncio oficial da existência de petróleo no pré-sal, em novembro do ano passado, as cotações das ações da Petrobras já passaram por altos e baixos. No inÃcio de novembro, os papéis eram negociados na faixa de R$ 35. Chegaram a ultrapassar os R$ 52 em maio, logo após o Brasil receber a primeira classificação de paÃs “grau de investimento”. Na sexta-feira, fecharam cotados a R$ 34,98.
A possibilidade de comprar ações da petrolÃfera com o dinheiro do FGTS viria com o objetivo de capitalizar a empresa para a exploração das reservas de petróleo encontradas na camada do pré-sal, no litoral brasileiro. Em 2000, os trabalhadores já foram autorizados a aplicar parte das reservas mantidas no Fundo em fundos de investimento em ações da Petrobras, o que lhes rendeu uma rentabilidade acumulada de cerca de 750%.
“Eu recomendaria entrar numa aplicação como esta”, sugere o analista da corretora Alpes, Fausto Gouveia. “No longo prazo, as ações da Petrobras sempre acabam ganhando. à melhor que deixar o dinheiro parado no FGTS”, afirma. Os recursos aplicados no fundo rendem 3% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR), a mesma que atualiza o rendimento da poupança.
“Ainda deveremos ter um cenário turbulento por mais um ano, mas isso deve se dissipar com o tempo”, afirma Gouveia, referindo-se à instabilidade causada nas bolsas de valores por conta dos desdobramentos da crise financeira originada nos Estados Unidos. “Se a preocupação do trabalhador não for com o curto prazo, vale a pena.” O governo, no entanto, ainda não decidiu se a possibilidade vai de fato virar realidade.
De acordo com as projeções de oito instituições consultadas pelo AE Consenso, serviço da Agência Estado que coleta recomendações dos analistas do mercado financeiro, o preço-alvo médio para os papéis preferenciais da empresa ao fim deste ano é de R$ 55,23.
Muita paz...
Pois eu concordo com o Pena!
Sabemos que a Petrobrás é uma empresa rentável!
Se alguns não querem, eu quero que invista o meu. Muitos empregados da Petrobras e outros que investiram em suas ações dizem que não se arrependeram.
essa historia do pre-sal vai render muito ainda. Agora ta dando muitos lucros pra gov do PT mas tem agua pra rolar, calma. falando nisso lembram da PAULIPETRO? e o maluf foi criticado mpor eles heinnnnmmm
não. SO SE FOR PARA O PRE-AÃUCAR
Lógico que não! A coisa está muito no começo, ainda estamos em pesquisas, mesmo que bem avançadas.
O FGTS serve para uma emergência no caso do trabalhador ficar doente ou se acidentar.
Pegar o dinheiro suado do pessoal para fazer uma grande aventura no meio do mar, é temerário.
O pré-sal é uma lenha para a fogueira eleitoral. Após as eleições o assunto vai ficar na penumbra, para o pessoal esquecer.
Pois o que se viu até agora, foi prospecção de computador. Fizeram um programa para detectar "possÃveis" reservas em grande profundidades.
Pense bem! São sete quilômetros de profundidade! O correspondente a altura do Everest. A pressão lá embaixo é tão absurda, e as águas tão geladas que tornam o lugar um dos mais inóspitos do planeta para o homem.
Ninguém acha isto viável comercialmente, somente o Brasil!
claro que não concordo, pior é que eles usam sem perguntar, né.