FGTS para o pre-sal. Vc concorda?

Pois é trabalhadores e trabalhadoras brasileiros, começem logo a gritar, não sei se ainda é tempo, mas o Lula já mandou o ministério do trabalho estudar a aplicação do seu FGTS na aventura do pre-sal. Quer jogar o dinheiro bom dos trabalhadores em cima de um aventuroso projeto que é este tal de pre sal. Devemos lembrar ainda que, dizem ser a petrobrás auto suficiente e que tem muito $$$ em caixa, então pra que pegar o seu dinheiro? Esta aventura pode custar caro na hora do trabalhador se aposentar. O Lula mentiu e se esqueceu de combinar com o carlos Lupi, ministro do trabalho e ele abriu o bico na CBN, dizendo que já existe estudo para pegar o seu FGTS e tocar fogo nesta louca aventura de explorar petroleo em lugares que ninguem sabe se existe realmente se tem. Grite enquanto é tempo..

Comments

• Nem a pau!

Eu gostaria a Petrobrás procurando explorar as jazidas de gás, que estão mais a mão. O pré-sal está lá, ainda não exatamente mensurado. Não vai sair dali, pode esperar tecnologias mais baratas para a extração.

Este Evo Cocaleiro golpista pode melar o crescimento do Brasil com sua agenda bolivariana e extorsionista.

Abs.

• Ótimo que o FGTS possa ser usado para compra de ações da Petrobrás, é uma empresa rentável e que com certeza dará um retorno do investimento. Será que os investidores são tão patriotas assim de aplicar grandes valores nesses papeis? ora , se é bom para os investidores porque não seria para os trabalhadores .

Parabéns para o governo que conceder que o FGTS seja aplicado no mercado de ações , ainda mais nos papeis da Petro.

• OLÁ, ACHEI ESSA MATÉRIA QUE ELE DESMENTE!

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou "abominável" a notícia, sem consultá-lo, de que o governo deve autorizar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compra de ações da Petrobras, para financiar a exploração do petróleo da camada pré-sal.

Eu acho abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca ter conversado comigo e sem que eu nunca tivesse sequer pensado na idéia. Eu fiquei surpreso quando vi a matéria e acho isso irresponsabilidade. Eu acho irresponsável porque isso mexe com o mercado, mexe com ações, por uma coisa que eu nunca falei", afirmou o presidente.

Mas ainda no último domingo, em entrevista à rádio CBN, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, confirmava o estudo, por parte do governo. Segundo ele, estudos sobre a retomada das aplicações ficarão prontos no final deste ano. Também no domingo, ao ser questionado sobre o assunto, o presidente Lula não quis responder, ao deixar o velório do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Eleno Bezerra.

"Se alguém quer dizer que pensa alguma coisa desta magnitude, no mínimo deveria ter a responsabilidade de me consultar ou o Ministério da Fazenda, ou do Planejamento, o presidente do Banco Central, ou o Ministro do Trabalho que é quem administra o dinheiro do FGTS. Então isso é irresponsabilidade e isso não contribui, ao contrário, prejudica o nosso País" afirmou Lula, ao deixar a cerimônia de lançamento do Programa Brasil Sensacional, do Ministério do Turismo, em Nova York.

• Oi Domador,

Vai ser bem feito para estes "trabalhadores" que votam no pt.

Tomara que se lasquem e vejam finalmente que o dasilva só quer explorá-los e fazê-los escravos de sua ditadura totalitária.

Isto deve ser opcional, portanto aconselho aos que não apoiam este desgoverno que não deixem, afinal, o Collor foi deposto por muito menos.

Este da silva, além de tudo é cínico...e cara de pau...

Um abraço,

• Dá uma lida aqui, a opinião é de vários analistas, que pensam diferente:

Lula nega utilização de FGTS para financiar pré-sal

Analistas se animam com a possibilidade que, segundo o ministro do Trabalho, estaria em estudo pelo governo

Mariana Segala - AE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou "abominável" a notícia, sem consultá-lo, de que o governo deve autorizar o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para compra de ações da Petrobras, para financiar a exploração do petróleo da camada pré-sal.

"Eu acho abominável alguém fazer uma manchete irresponsável daquele jeito sem nunca ter conversado comigo e sem que eu nunca tivesse sequer pensado na idéia. Eu fiquei surpreso quando vi a matéria e acho isso irresponsabilidade. Eu acho irresponsável porque isso mexe com o mercado, mexe com ações, por uma coisa que eu nunca falei", afirmou o presidente.

Boa aposta

Se a idéia fosse adiante, analistas consideram uma boa oportunidade. “Seria uma excelente oportunidade para adquirir papéis da estatal, que caíram para níveis muito baixos de preço”, diz a sócia-gestora da Global Equity, Patrícia Branco.

Desde o anúncio oficial da existência de petróleo no pré-sal, em novembro do ano passado, as cotações das ações da Petrobras já passaram por altos e baixos. No início de novembro, os papéis eram negociados na faixa de R$ 35. Chegaram a ultrapassar os R$ 52 em maio, logo após o Brasil receber a primeira classificação de país “grau de investimento”. Na sexta-feira, fecharam cotados a R$ 34,98.

A possibilidade de comprar ações da petrolífera com o dinheiro do FGTS viria com o objetivo de capitalizar a empresa para a exploração das reservas de petróleo encontradas na camada do pré-sal, no litoral brasileiro. Em 2000, os trabalhadores já foram autorizados a aplicar parte das reservas mantidas no Fundo em fundos de investimento em ações da Petrobras, o que lhes rendeu uma rentabilidade acumulada de cerca de 750%.

“Eu recomendaria entrar numa aplicação como esta”, sugere o analista da corretora Alpes, Fausto Gouveia. “No longo prazo, as ações da Petrobras sempre acabam ganhando. É melhor que deixar o dinheiro parado no FGTS”, afirma. Os recursos aplicados no fundo rendem 3% ao ano, mais a variação da Taxa Referencial (TR), a mesma que atualiza o rendimento da poupança.

“Ainda deveremos ter um cenário turbulento por mais um ano, mas isso deve se dissipar com o tempo”, afirma Gouveia, referindo-se à instabilidade causada nas bolsas de valores por conta dos desdobramentos da crise financeira originada nos Estados Unidos. “Se a preocupação do trabalhador não for com o curto prazo, vale a pena.” O governo, no entanto, ainda não decidiu se a possibilidade vai de fato virar realidade.

De acordo com as projeções de oito instituições consultadas pelo AE Consenso, serviço da Agência Estado que coleta recomendações dos analistas do mercado financeiro, o preço-alvo médio para os papéis preferenciais da empresa ao fim deste ano é de R$ 55,23.

Muita paz...

• Pois eu concordo com o Pena!

Sabemos que a Petrobrás é uma empresa rentável!

Se alguns não querem, eu quero que invista o meu. Muitos empregados da Petrobras e outros que investiram em suas ações dizem que não se arrependeram.

• essa historia do pre-sal vai render muito ainda. Agora ta dando muitos lucros pra gov do PT mas tem agua pra rolar, calma. falando nisso lembram da PAULIPETRO? e o maluf foi criticado mpor eles heinnnnmmm

• não. SO SE FOR PARA O PRE-AÇUCAR

• Lógico que não! A coisa está muito no começo, ainda estamos em pesquisas, mesmo que bem avançadas.

O FGTS serve para uma emergência no caso do trabalhador ficar doente ou se acidentar.

Pegar o dinheiro suado do pessoal para fazer uma grande aventura no meio do mar, é temerário.

O pré-sal é uma lenha para a fogueira eleitoral. Após as eleições o assunto vai ficar na penumbra, para o pessoal esquecer.

Pois o que se viu até agora, foi prospecção de computador. Fizeram um programa para detectar "possíveis" reservas em grande profundidades.

Pense bem! São sete quilômetros de profundidade! O correspondente a altura do Everest. A pressão lá embaixo é tão absurda, e as águas tão geladas que tornam o lugar um dos mais inóspitos do planeta para o homem.

Ninguém acha isto viável comercialmente, somente o Brasil!

• claro que não concordo, pior é que eles usam sem perguntar, né.

Sign In or Register to comment.