parto prematuro ???? ajudem?

Bom eu tenho utero bicorno e estou gravida de 32 semanas , hoje fiz uma ultra e a medica classificou a plcenta de grau III isso é normal nesta idade gestacional ? e tbm falou que a placenta esta baixa e calssíficada.

posso entrar em trabalho de parto a qualquer momento ? alguem me ajude to preucupada.

Comments

• Wanessa, placenta de grau III com 32 semanas é um pouquinho madura demais, mais tudo isso precisa de uma analise clínica geral de seu obstetra. A questão é que a placenta está prévia, e placentas de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero.

Na segunda metade da gravidez, a placenta pode se descolar, provocando uma hemorragia. Se a placenta estiver obstruindo completamente o colo do útero, o parto normal não poderá ocorrer, e será necessária uma cesária.

Pode sim entrar em trabalho de parto, ou ocorrer sangramentos, se isso ocorrer, é importante que vá direto a maternidade ou pronto atendimento hospitalar, uma vez que é necessário repouso absoluto e monitoramento da equipe.

Não estou dizendo que vai ter um parto prematuro, mas de fato pode ocorrer, e por essa razão deve comunicar o quanto antes seu obstetra e passar o exame a ele.

Suspenda qualquer atividade física ou que exija muita força, não tenha relações sexuais, e mantenha-se em repouso, talvez seja necessário ficar afastada do trabalho nos próximos 10 dias.

Se você fuma, tente diminuir a quantidade de nicotina, o estress também piora esse quadro, ou seja tenha calma e agende para amanhã sua consulta com seu médico, ele te orientará corretamente. Mantenha-se em repouso até ir ao médico mostrar o exame, e fique calma, não necessáriamente entrará em trabalho de parto, porém precisa de cuidados.

injeções de esteróides podem ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, para o caso de um parto prematuro. Mas essa e todas as outras informações terá com seu obstetra.

A princípio agende um encaixe para amanhã com seu GO, e mantenha-se em repouso. Se sangramentos ocorrem vá a uma maternidade e avise que sua placenta é prévia e com grau grannum III.

Melhoras, que tudo corra bem nessas próximas semanas e seu bebê só nasça as 38 semanas.

Abraços,

Flor

• A placenta vai amadurecendo com o decorrer da gestação. À medida que a gestação progride a placenta sofre um determinado grau de calcificação que é classificado em grau I, II e III. A placenta envelhecida é placenta grau III, porém numa gestação de termo é esperado encontrar este grau de amadurecimento placentário. Se a placenta está de grau III no último mês de gestação não há com o que se preocupar, é fisiológico. Pode-se esperar o parto vaginal sem preocupações se este for o único achado no exame de ultra-som. O envelhecimento precoce da placenta está relacionado ao tabagismo, hipertensão arterial ou algumas infecções congênitas.

Em 40% a 50% dos casos, uma Placenta Grau III pode ser vista a partir da 35.ª semana da gestação, e sua característica é a calcificação generalizada, sendo vista numa ultra-sonografia sob o formato de um anel.

Grannum observou, então, que há uma relação entre o Grau de Maturidade Placentária e a maturidade pulmonar do feto, sendo que esta é de 100% quando a placenta atinge o Grau III, embora isto não seja um consenso unânime entre os estudiosos. Mas o mais importante não é a avaliação da maturidade pulmonar, e sim a relação entre calcificação placentária e o retardo do desenvolvimento fetal, por exemplo, quando se apresenta uma Placenta Grau II antes da 32.ª semana ou uma Grau III antes da 34.ª semana da gestação.

Sign In or Register to comment.