parto prematuro ???? ajudem?
Bom eu tenho utero bicorno e estou gravida de 32 semanas , hoje fiz uma ultra e a medica classificou a plcenta de grau III isso é normal nesta idade gestacional ? e tbm falou que a placenta esta baixa e calssíficada.
posso entrar em trabalho de parto a qualquer momento ? alguem me ajude to preucupada.
Comments
Wanessa, placenta de grau III com 32 semanas é um pouquinho madura demais, mais tudo isso precisa de uma analise clínica geral de seu obstetra. A questão é que a placenta está prévia, e placentas de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero.
Na segunda metade da gravidez, a placenta pode se descolar, provocando uma hemorragia. Se a placenta estiver obstruindo completamente o colo do útero, o parto normal não poderá ocorrer, e será necessária uma cesária.
Pode sim entrar em trabalho de parto, ou ocorrer sangramentos, se isso ocorrer, é importante que vá direto a maternidade ou pronto atendimento hospitalar, uma vez que é necessário repouso absoluto e monitoramento da equipe.
Não estou dizendo que vai ter um parto prematuro, mas de fato pode ocorrer, e por essa razão deve comunicar o quanto antes seu obstetra e passar o exame a ele.
Suspenda qualquer atividade física ou que exija muita força, não tenha relações sexuais, e mantenha-se em repouso, talvez seja necessário ficar afastada do trabalho nos próximos 10 dias.
Se você fuma, tente diminuir a quantidade de nicotina, o estress também piora esse quadro, ou seja tenha calma e agende para amanhã sua consulta com seu médico, ele te orientará corretamente. Mantenha-se em repouso até ir ao médico mostrar o exame, e fique calma, não necessáriamente entrará em trabalho de parto, porém precisa de cuidados.
injeções de esteróides podem ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, para o caso de um parto prematuro. Mas essa e todas as outras informações terá com seu obstetra.
A princípio agende um encaixe para amanhã com seu GO, e mantenha-se em repouso. Se sangramentos ocorrem vá a uma maternidade e avise que sua placenta é prévia e com grau grannum III.
Melhoras, que tudo corra bem nessas próximas semanas e seu bebê só nasça as 38 semanas.
Abraços,
Flor
A placenta vai amadurecendo com o decorrer da gestação. à medida que a gestação progride a placenta sofre um determinado grau de calcificação que é classificado em grau I, II e III. A placenta envelhecida é placenta grau III, porém numa gestação de termo é esperado encontrar este grau de amadurecimento placentário. Se a placenta está de grau III no último mês de gestação não há com o que se preocupar, é fisiológico. Pode-se esperar o parto vaginal sem preocupações se este for o único achado no exame de ultra-som. O envelhecimento precoce da placenta está relacionado ao tabagismo, hipertensão arterial ou algumas infecções congênitas.
Em 40% a 50% dos casos, uma Placenta Grau III pode ser vista a partir da 35.ª semana da gestação, e sua caracterÃstica é a calcificação generalizada, sendo vista numa ultra-sonografia sob o formato de um anel.
Grannum observou, então, que há uma relação entre o Grau de Maturidade Placentária e a maturidade pulmonar do feto, sendo que esta é de 100% quando a placenta atinge o Grau III, embora isto não seja um consenso unânime entre os estudiosos. Mas o mais importante não é a avaliação da maturidade pulmonar, e sim a relação entre calcificação placentária e o retardo do desenvolvimento fetal, por exemplo, quando se apresenta uma Placenta Grau II antes da 32.ª semana ou uma Grau III antes da 34.ª semana da gestação.