Na sua opinião qual a função da razão perante o mito?

Comments

  • Mito é uma forma racional, diferente da ideia de razão cunhada e aceita, sobretudo, na Modernidade.

    Não há apenas religiosidade e fantasia nos mitos. Conseguindo identificar este fato, já é possível percorrer tudo quanto se construiu através deles e que corroborou para a filosofia.

    Sei que a questão apresentada aqui é mais uma provocação que uma resposta, mas dada a forma que você questiona, já percebo que não se trata de alguém leigo (como abundam questões aqui na categoria de Filosofia).

    Desta forma, sugiro uma livro - disponível também em formato digital na net que é do autor Jean-Pierre Vernant, o "As origens do Pensamento Grego" que, acredito, lhe dará melhor resposta e o fará refletir para além do que os "manuais" (literaturas básicas) fornecem.

  • A razão, nesse caso, serve para não permitir que a pessoa se deixe levar completamente pelo mito, mantendo assim, a noção de realidade. Ela mostra que o mito pode ser sim uma maneira de adquirir conhecimento, mas também mostra que uma pessoa, totalmente influenciada por tal, se torna cômoda e passiva perante os acontecimentos cotidianos.

  • Bom, acho que os mitos e a razão acabam se interagindo indiretamente. Os mitos são modos que as pessoas tiveram para explicar fenômenos naturais, elementos, etc. Ele ajudou e muito na criação da filosofia! Sabe por que? Se não fossem criados os mitos, ninguém ia querer contrariá-los para criar a filosofia, e, se não fosse a curiosidade desses homens, não teria surgido a razão!

    Mas, bem, em relação à pergunta: A razão influi e muito no mito! Ela nos ajuda a compreender o mesmo assunto tratado pelo mito de forma mais coerente. Ela também nos ajuda a interpretar o mundo relacionando a mitologia e seus dogmas.

    Mas, antes de qualquer resposta, este é o meu lema: Só sei que nada sei!

    Abraços, e paz em 2011!

  • o mito foi uma maneira das pessoas explicarem os fenomenos da terra e a razão foi uma forma dos filosofos explicar os fenomenos da terra sem recorrer aos mitos.

Sign In or Register to comment.