Calcular NOX -dúvidas?
Dada a equação:
Au3P + AuCL + H2O → H3PO2 + Au + HCL
a) Indentifique os agentes oxidante e redutor:
b) Acerte os coeficientes pelo método de oxirredução.
Obrigada,amigos.Vou fazer essa prova hj,sobre NOX...e eu n tow entendendo nada!
Comments
Bem primeiro vc define os nox:
Na reaçao como vc tem um composto binario, a maioria das vezes e aqui é o caso, o nox de um elemento é o indice do outro ex
Au3P1 = Au +1 e P -3
AuCl = Au +1 e Cl -1
H2O = 2H+1 e O= -2 note q há 2 H+
H3(PO2) = H+1 e O -2 e P +1
Au = 0 elemento sozinho é igual a zero
HCl= H +1 e Cl -1
Bem qndo se faz a distribuiçao do nox a molecula tem q ser neutra ou seja a somatoria dos nox ser = 0
Bem entao existe um macete para ver qm é qm é o seguinte:
OPeN (seta para cima) ou seja, Oxidaçao Perde eletrons Nox aumenta
RGenD ou seja, Reduçao Ganah eletrons Diminui Nox
Geralmente eu penso open para cima e regredir dai eu lembro do macete q eu mesma criei.
Tipo se ocorre a oxidaçao de um elemento ele é o agente redutor e vice e versa, note q é trocado entao vamso a questao
agente oxidante o ouro passa de +1 para 0 entao ele diminuiu o nox ou seja ganhou eletrons ou seja sofreu reduçao e é agente oxidante
agente redutor o fosforo passou de -3 para +1 ou seja aumentou o nox, ele perdeu eletrons e é o agente redutor.
desculpe agora nao conseguirei terminar mas nao esquecerei e amanha voltarei para te ajudar ate mais
nada
___-3___+1____________+1_____0
Au3P + AuCl + 2 H2O → H3PO2 + 4 Au + HCl
Para acharmos a diferença de nox de cada elemento, basta subtrairmos o nox final do nox inicial
Vejam que o P sofre uma oxidação de : +1-(-3) = 4 elétrons
enquanto o Au sofre uma redução de : 0 -1 = -1 elétron
O agente oxidante é a substância que contém o elemento que sofreu redução, ou seja, ganho de elétrons ou diminuição do nox, neste caso é o AuCl
O agente redutor é a substância que contém o elemento que sofreu oxidação,ou seja, perda de elétrons ou aumento do nox, neste caso é o Au3P