como se monta uma placa de circuito?

Eu gostaria que fossem bem detalhada a explicação.Pois eu to tentando montar a plaquinha magica, pois eu tenho todo o material.

Comments

  • Uma placa de circuito impresso (placa CI) pode ser feita em casa, sem dificuldades, desde que se tenha o DESENHO da mesma - aqui vai o passo a passo.

    a) Compra-se a placa virgem, que é formada por uma lâmina de material isolante (fenolita ou fibra de vidro) - em uma das suas faces (ou nas 2) possui uma película de cobre.

    b) Pega-se o desenho do circuito e DECALCA-SE sobre a placa, no seu lado cobreado (pode usar papel carbono) Toma-se muito cuidado para decalcar o LADO POSITIVO do desenho. Observe que os componentes serão montados pelo lado isolante da placa - assim tome muito cuidado se você está decalcando o lado certo.

    c) Após o desenho pronto na placa, traçe as linhas com uma caneta especial, cuja tinta é resistente a ácido (é barata e encontra-se em lojas de componentes eletronicos) ou até mesmo esmalte para unha. É claro que, dependendo da complexidade do desenho, traçar com esmalte é muito dificil.

    d) Confira e reconfira o desenho da placa, para certificar-se que está exatamente igual ao desenho original.

    e) Compra-se um químico chamado PERCORETO DE FERRO - tambem é barato, encontra-se em lojas de componentes eletrônicos, e pode vir já na forma líquida ou em pó, para dissolver em água.

    ATENÇÃO - é tóxico, e se for em pó, quando juntar água, ELE VAI GERAR CALOR - não pode usar utensílio plástico que derrete. Depois de diluído e frio, não mais ataca o plástico.

    f) mergulha-se a placa de CI no percloreto e aguarda-se, verificando-se de vez em quando. O percloreto ATACA as partes NÃO PROTEGIDAS da placa (desenhadas com a caneta). No fim, sobra o desenho, agora traçado em COBRE.

    g) Lava-se MUITO BEM a placa e retira-se a tinta com THINNER ou ACETONA. Torna-se a lavar muito bem.

    h) Em seguida, procede-se a furação da placa, tambem conforme o desenho original, utilizando-se broca de 1 mm, com uma mini-furadeira, um punção ou algo parecido. É a parte mais delicada. ´

    Se errar, já foi. Tomar cuidado para não destruir a placa.

    i) Pronto. Agora é só inserir os componentes e fazer a soldagem.

    OBS: SE VOCÊ NUNCA MONTOU NADA EM ELETRÔNICA, VAI SER MEIO DIFICIL.

    abs

    JERO

Sign In or Register to comment.