O Êxodo foi um trampolim ou uma travanca à espécie humana?

Subtraindo-se do Êxodo as leis comuns às outras nações, o que resta nele de valor?

Há algo de importância em Levítico? Há algum capítulo que mereça ser lido? Que interesse temos nas roupas dos padres, nas cortinas e velas dos tabernáculos, nas pinças e pás do altar ou no óleo utilizado pelos levitas?

Para que serve o código cruel, as punições amedrontadoras, as maldições, as falsidades e os milagres deste livro ignorante e infame?

E o que há no livro de Números – com seus sacrifícios e água de ciúmes, seus pães e colheres, suas crianças e flor de farinha, seus óleos e castiçais, seus pepinos, cebolas e manás – que ajuda e instrui a humanidade?

Que interesse temos na rebelião de Corá, na água da amargura, nas cinzas da novilha vermelha, na serpente de bronze, na água que seguiu o povo para cima e para baixo por quarenta anos e na jumenta inspirada do profeta Balaão?

Acaso essas absurdidades e crueldades – essas superstições pueris e selvagens – ajudaram a civilizar o mundo?

Há qualquer coisa em Josué – em suas guerras, em seus assassinatos e massacres, em suas espadas gotejando sangue de mães e bebês, em suas torturas e mutilações, em sua fraude e fúria, em seu ódio e vingança – cuja finalidade é melhorar o mundo?

Cada capítulo deste livro não é um verdadeiro choque ao coração de um homem bondoso? Será um livro que crianças deveriam ler?

O livro de Josué é impiedoso como a fome, feroz como o coração de uma besta selvagem. É uma história, uma justificativa, uma santificação de praticamente qualquer tipo de atrocidade.

O livro de Juízes trata do mesmo assunto, nada além de guerra e matança; a horrível história de Jael e Sísera; de Gideão e suas trombetas e cântaros; de Jefté e sua filha, que ele matou para agradar Jeová.

Nele encontramos a história de Sansão, na qual um deus-sol é transformado em um hebreu gigante.

Leiam este livro de Josué, leiam sobre morticínio de mulheres, esposas, mães e bebês, leiam seus milagres impossíveis, leiam seus crimes cruéis – e tudo feito de acordo com os Dez Mandamentos de Jeová –, e então me digam se este livro foi feito para nos tornar compreensivos, generosos e bondosos.

Comments

  • Concordo com vc, acho q a biblia deveria ser lida como um livro de histórias, não como um livro sagrado, afinal não foi escrita por homens? Se os homens são seres imperfeitos, a biblia não seria tbm imperfeita? tem muita coisa absurda, + os evangélicos vão te crucificar, hein, por vc criticar tão abertamente a biblia! Muita Paz pra vc!

  • Abra teu coração a Jesus porque a palavra é um tesouro descoberto só para aqueles que estão perto de Jesus. Lá você conhece mais e mais de Jesus, que está presente em cada livro, desde Gêneses a Apocalipse. Isso é muito maravilhoso! É a maior importância de cada letra da bíblia: Jesus!

  • Eu não quero ler não , meu Chapa . Pelo que vc está me dizendo , isso me traz nojo .

    Isso é coisa de crente falso e bruto , que não presta nem para refletir .

  • Esta eu abri só para ver as respostas dos crentes.... estava com vontade de rir.

  • Meu filho como vc sabe pouco sobre a Bíblia. Como lhe falta discernimento... Quem lhe falou que jefté matou a filha???? Que horror, ela apenas abdicou de ser mãe e ter marido (voluntariamente) e serviu à Deus no templo todo o tempo. Se uma filha decidir ser freira, é o mesmo que suicídio???

    Sansão ... deus-sol....????? que absurdo, a bíblia condena outros deuses...

    Gideão ganhou uma batalha de forma gloriosa, apenas 300 enfretou milhares... eles tinham a Deus por eles... Imagina quantos problemas resolveríamos com a força de Deus do nosso lado....]

  • Na bíblia que eu ando lendo não tinha padres em êxodo.

    Que bíblia você anda lendo?

    Eu acho que o povo daquela época era como você, agiam da própria cabeça deles e punham a culpa em Deus.

    Ninguém precisa me falar para lavar as minhas mãos, mais Deus teve que falar para aquela gente.

    Você vê um absurdo em Deus eu vejo uma tamanha humildade e paciência em Deus, pois se fosse eu, eu teria destruído completamente aquele povo.

  • Em gênesis , é mostrato a origem do ser humano. e tudo q foi contruído pelas mãos de Deus, e de genesis se tira, a priemira rebelião e desobediência, ao ignorar a ordem de Deus em não comer do fruto, da parte de Deus houve misericórdia, pois ele prometeu que morreriam, se o desobedecessem, mas passou por cima da promessa, por amor, e por ser soberano, pode tudo, e faz oq quiser, em êxodo, conta-se a história, de promessas de uma terra q mana leite é mel, promessa esta q foi feita a Abraão, e foi cumprida com Moisés, Moises foi escolhido para ser profeta de Deus, nasceu num momneto onde meninos q nascecem seriam mortos, foi criado pelos egípicios, mas amamentado por sua mãe, que foi dada como serva, para amamenta-lo, mais tarde, viu a realidade de seu povo, e como estava sendo oprimido, e percebeu isso, ao ver um hebreu sendo atacado por dois egípcios, sendo ele hebreu , mesmo tendo sido criado por egípcio, não se conformava em ver seu povo sofrendo, tentou fazer justiça com sua próprias mão matando o egípcio, e fugiu, temendo represálias, mas logo foi descoberto, condusido pelo deserto, la ele estudou, o fato, é que de uma certa maneira, todos q foram escolhidos por Deus, pra fazer algo, fizeram alguma coisa q naum era da vontade de Deus, e estas coisas naummpoderiam ser escondidas da bíblia, mas a bíblia esta cheia de benção e principalmente quando lemos os livro do N.T, mas infelizmente vc só esta vizando tragédias e coisas ruins, da qual o homem é responsável, oq vc esta fazendo é muito grave, tome muito cuidado poi vc teve uma má interpretação da bíblia, foi envenedado pelo diabo, e esta levando este veneno a quem naum conhece a palavra, saiba q isso é muito grave;.

  • Xan,

    você mesmo respondeu esta pergunta!

    O que resta a este livros é todo esse conhecimento que vocÊ citou na elaboração de sua pergunta. Isto, de certa forma é histórico... e todo e qualquer passado tem importância para alguém.

    É com o passado que entendemos o presente, por exemplo: a sua história de vida por mais que seja banal para as outras pessoas, ela é importante para você, pois mostra em que você tornou.

  • nao basta ler um ou outro capitulo...

    é conjuntoe a harmonia dele...

    é que faz a obra..que é a biblia...

    e o que da o verdadeiro conhecimento histórico...biblico e mundial

  • XAN................................. JESUS TE AMA

Sign In or Register to comment.