Lendas Brasileiras: 2 – A lenda do Boi Tatá ...?
Dizem que o Boi Tatá é uma grande serpente de fogo encantada, que mora dentro dos rios profundos.
Ela ataca qualquer animal que se atreve entrar na água quando está por perto, e lhe come os olhos.
A lenda conta, que por ela comer os olhos dos animais, absorve a luz dos mesmos, ficando como fogo brilhante na água.
Outros relatam o Boi Tatá, como sendo um gigantesco e assombroso touro que solta fogo pelas narinas e boca.
Dizem que este fantástico ser é na verdade o espírito de gente ruim ou alma penada que vaga terra afora, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos ou regiões ermas.
É um mito comum em todo Brasil.
Nota:
Mito muito popular em todo Brasil principalmente no meio rural. De origem indígena é ainda muito comum entre as pessoas do interior do País.
Comments
Por falar em boi, vou de touro.
150. Minha mulher e eu fomos a uma Feira de Animais e no primeiro box encontramos uma tabuleta que dizia: "ESTE TOURO CRUZOU 50 VEZES NO ANO PASSADO".
Minha mulher, brincando cutucou-me nas costelas.... Rindo, disse " Hum ele cruzou 50 vezes no ano passado. Uma vez por semana.
Continuamos caminhando e no próximo box estava uma tabuleta que dizia: ''ESTE TOURO CRUZOU 150 VEZES NO ANO PASSADO".
Minha mulher me deu um tapa nas costas e disse: OPA! É mais do que duas vezes por semana!... Você poderia aprender alguma coisa com ele.
Continuamos nosso passeio e no outro box encontramos uma tabuleta que dizia em letras garrafais: "ESTE TOURO CRUZOU 365 VEZES NO ANO PASSADO"
Minha mulher estava tão excitada que seu cotovelo quase quebrou minhas costelas: "Isto é uma vez por dia. Você REALMENTE poderia aprender alguma coisa com esse aí".
Eu olhei para ela e disse: "Vá até ali e pergunte se foi com a mesma vaca velha".
Meu estado tem melhorado de crítico para estável e, se Deus quiser, devo ter alta dentro de um mês ou dois, sem seqüelas.
Boi Tatá, Curupira, Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, político honesto... Nossa mitologia é muito rica!
Abraço, boa noite.
Muito interessante, valeu Kiko.
Não conhecia essa tb, Kiko. Muito interessante! Legal vc trazer um pouco de cultura aqui pro yr!
.
*´¨)*ßєιנσѕ ♥
¸.·´¸.·*´¨)
(¸.·´ (¸.·` =^..^= ™
.
legal
Concordo, nossa mitologia é muito rica.
Há registro de que a primeira versão da história foi feita pelo padre José de Anchieta, que o denominou com o termo tupi Mbaetatá - coisa de fogo. A idéia era de uma luz que se movimentava no espaço, daí, "Veio a imagem da marcha ondulada da serpente ". Foi essa imagem que se consagrou na imaginação common Descrevem o Boitatá como uma serpente com olhos que parecem dois faróis, couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas, nas beiras dos rios.