Separação judicial no cartório?
Desejo saber se há possibilidade por uma separação judicial rápida através do cartório mesmo. Faremos 04 anos de casados por comunhão parcial de bens e desejo abrir mão de tudo material desse tempo. Quero apenas recomeçar e retomar alguns projetos. Casei numa cidade fora da minha origem.
Comments
Para a separação extrajudicial não se pode ter filho menor ou incapaz. Os bens podem e devem ser partilhados (de forma amigável). Há a necessidade de advogado. E pode ser feita em qualquer cartório de notas do país, desde que a escritura seja averbada no cartório do registro civil onde vocês casaram.
vc não deve ter filhos menores ou incapazes, os dois devem estar de acordo, procure um advogado, junte a certidão de casamento recente com data de no maximo seis meses, depois va ao cartorio de notas mais proximo e faça a escritura de separação judicial, depois leve ao cartorio onde vc se casou e faça a averbação na certidão de casamento, pq se não averbar, não averbar, não tera efeito, depois de um ano repita o mesmo procedimento para o divorcio, e sera um homem livre de novo, (trabalhei em cartorio) bjus e boa sorte, fica com Deus
O cartório é previsto apenas divórcio ,nas condições da lei,acho prudente que voce veja um advogado,e se há concenso,serve para os dois,e ele pode te dar as coordenadas de como fazer o divórcio direto.
Se vc não tem filhos menores com ela, consegue rapidinho. Depois é só aguardar 1 ano para divorciar-se.
A resposta do Marcoizi... está correta, tenho apenas a acrescetar que não é tão rápido demora entre 10 a 15 meses.
Só uma observação. Nao se pode abrir mão de tudo sem ficar com o mÃnimo que lhe garanta alguma dignidade, isto está defeso em lei constituicional. Procure um advogado.boa sorte
Pode sim.
Você tem que se informar dos detalhes que são exigidos nesse caso.
Boa sorte!
Separação desta forma , só se o casal nao tiver bens a partilhar, se nao tiver filhos menores...
Se tiver que fazer partilha ou tiver filhos menor de idade.. será necessário a presença de advogado e abrir um processo, mesmo que seja amigável
Pode. procure o cartório mais proximo para a separação.. mas tem que haver concordancia de ambas as partes.