Porque alguns portugueses pensam que nós os odiamos?

Pessoal, tenho tido contato com alguns portugueses pelo msn e por fóruns e alguns deles me perguntam porque é que nós brasileiros odiamos os portugueses. Uma amiga minha inclusive está muito triste em saber que nós contamos piadas de portugueses e disse que ficou muito decepcionada ao ser ofendida na Internet por brasileiros.

Já respondi uma ou outra pergunta dessas no Yahoo Respostas também.

Gostaria de saber o porque disso. Eu sinceramente nunca ouvi falar que nós odiassemos portugueses. É claro que existem piadas e alguns estereótipos (bigodudos, baixinhos, "ingênuos", etc, etc) e um certo desconhecimento do país Portugal, mas ódio não! Será que andam dizendo algumas mentiras sobre nós por lá?

Ou estou enganado?

Update:

Heteronimo, eu não vou dizer que vc está totalmente errado, só acho que exagera um pouco. Realmente há muita piada de português, mas isso não se traduz em ódio. Eu duvido que algum portuguÊs tenha sido discriminado aqui, inclusive aqui na minha cidade eu já vi comerciantes portugueses e não me parece que eles sejam mal tratados por serem portugueses.

Agora, já ouvi falar neste mesmo Yahoo Respostas de gente que sofreu na pele o ódio português pelo Brasil. Interessante, não?

Comments

  • Deve ser porque em todas as piadas sobre portugueses, nós consideramos que eles são burros, e isso ofende qualquer um.

    Se eles fossem burros, não teriam colonizado um país gigante como o Brasil e outros países que também falam a Língua Portuguesa.

    Acho que só é mágoa por nós fazermos e contarmos piadas constrangedoras sobre eles .

  • Porque é verdade.

    Não quero generalizar, mas muitos brasileiros têm um grande desprezo e preconceito contra Portugal MESMO desconhecendo o país e os portugueses...

    Basta fazer uma pesquisa por aqui mesmo para ver coisas do género:

    - os portugueses são burros

    - os portugueses são assassinos

    - são ladrões e roubaram o ouro todo do Brasil (curioso, uma vez que o Brasil é um dos maiores produtor de ouro do mundo HOJE)

    - os portugueses escravizaram o Brasil

    - os portugueses são feios e porcos

    - as portuguesas têm todas bigode e são horríveis

    - o português falado em Portugal é horrível e o português do Brasil devia separar-se e chamar-se brasiliano (sim, é mesmo verdade)

    Ou seja, há muitos mitos, muito preconceito mas acima de tudo uma ignorância total de como é Portugal HOJE e como são verdadeiramente os portugueses.

    Quanto às piadas, elas surgiram com a vaga de imigração portuguesa do século 19, quando milhares de portugueses de origens humildes, pobres e sem instrução, vieram para o Brasil, trabalhar a sério e ganhar a vida. Uma segunda vaga de imigração portuguesa, dos anos 50 aos anos 70, gente que fugia à ditadura de Salazar em Portugal e às péssimas condições de vida que havia, foi também vítima de preconceito e ridicularização, e no entanto hoje em dia muitos desses portugueses de origem humilde estão bem na vida e há mesmo alguns milionários... Da "padaria" passaram à pequena e média indústria e dão trabalho e riqueza para os brasileiros e o Brasil.

    É sobre estes portugueses que as piadas ainda hoje incidem, ou seja, na mente de muitos brasileiros Portugal parou no tempo há 100 ou 50 anos. Já vi testemunhos de brasileiros recém chegados a Portugal em estado de choque porque vêm-se num país moderno e tecnologicamente dos mais avançados da Europa e imaginavam carroças puxadas por burros, portuguesas de bigode e lenço na cabeça, ruas de terra batida e até o rei, em Lisboa...

    Curiosamente os milhares de imigrantes brasileiros que estão hoje em Portugal, cerca de 400.000, são também de origens humildes, sem instrução nem educação. E no entanto, digam o que disserem, NINGUÉM faz piadas sobre brasileiros em Portugal.

    Há no máximo uma ou outra piada que surgiu como resposta aos milhares de piadas extremamente ofensivas e racistas que os brasileiros fazem sobre os portugueses. Mas são recentes e não são a norma.

    Devido a tudo isto, a imagem dos brasileiros em Portugal tem vindo a piorar muito nos últimos anos, porque os portugueses adoram o Brasil, as praias, a comida, a música, a literatura, as telenovelas e no entanto constantam, às vezes com grande surpresa, que os brasileiros não só não conhecem a cultura portuguesa como muitos dizem a toda a hora detestá-la e ridicularizam-na sempre que podem.

    Existe também uma grande vaga de criminalidade entre a comunidade brasileira em Portugal e isso não ajuda nada.

  • o heteronimo disse tudo.

    MAIOR DO QUE A NOSSA GRANDEZA SÓ A VOSSA INVEJA

  • Ora bem, o problema nao sao as piadas o problema é quando ALGUNS brasileiros acham que as piadas sao verdadeiras.

    Muitos brasileiros nao hesitam em chamar burros, ladroes, preguiçosos, aos portugueses sem sequer conhecerem um pouco de Portugal, muitos brasileiros esquecem-se que sao maioritariamente descedentes de portugueses e quando a acusam os portugueses de roubo, estao na verdade a falar dos seus antepassados que nao roubaram nada, limitaram-se a usar os recursos da terra que era deles... enfim se alguns nao estao atentos á aula de historia nao tem todos culpa.

    ha ate alguns nacionalistas que renegam a lingua portuguesa e defendem o brasiliano, brasiles, braslingues...

    Sao varias as manifestaçoes anti-lusitanas aqui no yr:

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Al...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=As...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aj...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ak...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Av...

    mas estas pessoas so se ridicularizam a elas, porque mostram-se profundamente ignorantes

    Ja agora, ha aqui pessoas de grande cinismo, como essa Giuliana que era "mulher brasileira em 1º lugar" ou aquele que ca nao esta, o Espirito do Vento, passam a vida a insultar e a falar mal dos portugueses, mas quando é para parecer bonito sao muito educados e respeitadores, sim claro, cambada de hipocritas

    .........................................................................................

    Minha cara Giuliana, eu nao baseio as minhas opnioes numa simples resposta nem faço afirmaçoes vas, nao foi preciso procurar muito no teu perfil para confirmar o que digo, numa resposta a uma pergunta, sem que nehum portugues te tivesse ofendido disses assim:

    "kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    adoOoOro...

    Concordo com vc. PorQUe esses portugueses não se mancam que aqui é o YR! BRASIL?

    Se não gostam de brasileiros o que estão fazendo aqui?

    Ou ainda não perceberam que não são bem-vindos?

    Não sabem diferenciar a bandeira do Brasil e portugal?

    Porque não vão para o YR!Portugal?

    ahhh!!!!! Já ia me esquecendo...não existe!"

    o heteronimo fundamentou a sua resposta em FACTOS enquanto tu em opnioes e estudos pouco crediveis e futeis(isto acerca da pergunta que mencionas)

    Nao sao meus amigos, sao usuarios que tambem sao portugueses, nao temos qualquer tipo de coligaçao como pareces pretender insinuar.

    Se achas que sou amargurado, paciencia, é a tua opniao, nao me conheces, conheces um usuario que passa aqui no max 1h por dia, podes manter a tua opniao frivula, ah como todas as tuas opnioes.

    Passar bem

    ----------------------------------

    entao Giulana, mt bem, se u m portugues ou um usuario com o nome "portugal"(que na verdade ate pode ser brasileiro, ja vi um a dizer que era portugues, depois ja dizia que era italiano) ofendeu todos os brasileiros tu respondes na mesma moeda, desces ao nivel dele? um ofende-te e tu ofendes a todos que tem algo em comum com ele? isso nao faz sentido nem é correcto. se de alguma maneira a ofendi enquanto mulher (pq nem sei se realmente o é) peço desculpa a todas as mulheres, mas de resto nao vejo pq o facto de ser mulher lhe de um desconto, igualdade da para ambos os lados ;-)

  • Porque é verdade.

    Veja a resposta do heterónimo.

    Você estão sempre a chamar-nos burros.

    E quando isso acontece os burros são vocês, porque estão a ser ignorantes a esse ponto.

  • Não é que TODOS nos odeiem, mas que muitos odeiam, lá isso é verdade.

    Porque? Bem, por várias razões, pelo facto de Portugal ser mais desenvolvido, ter melhor qualidade de vida, pelo facto de termos colonizado o Brasil, etc, etc... E a maneira que muitos arranjam para nos atacarem, é por piadas, pois vocês dizem que é só na brincadeira, mas as vossas piadas definam-nos como burros. Como é que é possivel nós não ficarmos ofendidos?

    Por um lado, vocês têm as piadas, que não têm fundamento nenhum, e por outro lado, nós temos os factos, que provam exactamente o contrário daquilo que dizem.

    Pois como é que um país de burros, como Portugal, conseguia colonizar 10 países em 5 continentes, descobrir novas rotas maritimas, fazer com que a língua seja a 5ª mais falada no mundo, entre centenas de outras coisas que nós fizemos?

    E mesmo nos dias de hoje, o Brasil não chega nem aos calcanhares do que Portugal foi e é. Pois é graças a nós que vocês existem, que têm o país que têm, e se vocês acham que o vosso país não está nas melhores das condições, é por vossa culpa.

  • A melhor forma de você descobrir o porque desses rumores é perguntando para alguns de seus amigos portugueses, porque eu nunca ouvi falar que brasileiro odeia portugueses.

  • Sou descendente de portugueses, sou casado com uma filha de português, e amo Portugal e seu povo. Já estive naquele lindo país por duas vezes, tenho amigos e parentes (por parte da esposa) portugueses. Não acredito que a maioria dos portugueses achem isso. Todos os portugueses que conheci revelaram grande gosto pelo Brasil. Nas vezes em que visitei Portugal fui super-bem tratado.

  • Não. Eu sou portuguesa e estou certa de que os brasileiros são "gente boa" e não odeiam os portugueses, da mesma forma que também nós não odiamos os brasileiros a quem temos como "povo irmão".

    Viva o Brasil! Viva Portugal!

    Bjs

  • Talvez os Portugueses estejam tirando suas opiniões baseados em alguns fatos isolados que acontecem com seus conterraneos no Brasil, pois eu tenho muitos conhecidos Portugueses e eles não pensam assim, inclusive esta seman eu trabalhei na casa de Portugueses, e eles são muito bons e tratam a gente com muito respeito, agora que nós temos o péssimo hábito de fazer piadas com eles isso é verdade, e nem nos damos conta de que eles vem para cá e juntam fortunas trabalhando honestamente, me cite 3 nomes de Portugueses que cometeram crimes aqui no Brasil? mais acho que nossas piadas não são para ofender e sim para diversão não é a intensão de ninguém ofender ou agredir pessoa de nacionalidade alguma contando piadas

Sign In or Register to comment.