Qual o significado do nome:"JESUS"?
Sabrina, eu não estou falando da Holanda, e sim da Bíblia,portanto observe e conclua:
As opiniões dos peritos variam sobre a origem de certos nomes, das suas raízes componentes e do seu significado. Por estes motivos, os significados apresentados para os nomes bíblicos diferem de uma obra de referência para outra. Nesta publicação, a autoridade primária para se determinar o significado de nomes é a própria Bíblia. Um exemplo é o significado do nome Babel. Em Gênesis 11:9, Moisés escreveu: “É por isso que foi chamada pelo nome de Babel, porque Jeová confundiu ali o idioma de toda a terra.” Moisés relacionou aqui “Babel” com o verbo radical ba‧lál (confundir), indicando assim que “Babel” significa “Confusão”.
Update 3:Para os nomes gregos, consultou-se como dicionário principal a nona edição de A Greek-English Lexicon (Léxico Grego-Inglês; de H. G. Liddell e R. Scott, e revisado por H. S. Jones, Oxford, 1969). As traduções encontradas na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas foram então usadas para atribuir sentidos a essas raízes. Por exemplo, o nome Elnatã compõe-se das raízes ’El (Deus) e na‧thán (dar), significando assim “Deus Deu”.
Update 5:Alguma dúvida ainda, Sabrina?
Creio que para opinar,responder ou mesmo debater, tem-se que ter NO MÍNIMO conhecimento de causa, caso ainda discorde de mim que NOMES BÍBLICOS TEM UM SIGNIFICADO,fique a vontade, mas não com o "conhecimento da Holanda",mas sim da Bíblia!
Eu não conheço sequer UM livro Bíblico que tenha influência holandesa...sinceramente Sabrina!
Comments
Jeová é a salvação
.
https://sites.google.com/site/atestemunhadejeova/h...
.
Yeho = do nome divino "YHWH"
e Shua = significando "salvação"
.
Jesus e Josué é o mesmo nome, um em hebraico e outro no grego, como amor é love
em inglês.
Oi Gy...
Por que não gostou da resposta do Alexhaifa? Afinal ele está certo, nome próprio não se traduz.
Como você acha que os japoneses lhe chamariam no Japão?
Nome próprio não muda.
Eu quando visitei a Holanda, eita idioma dificil que é o holandês, só para o seu conhecimento, eles me chamavam pelo meu nome.
=============================================
Acho que você não entendeu a explicação do Alexhaifa e apenas o combateu sem ao menos refletir em suas palavras.
Bjs
Sa
O nome Jesus vem do hebraico ×ש××¢ (Yeshua[nota 10]), que significa "Jeová (YHVH) salva".[32] Foi também descrito por seus seguidores como Messias (do hebraico ×ש×× (mashÃach, que significa ungido e, por extensão, escolhido[33]), cuja tradução para o grego, ΧÏιÏÏÏÏ (Christós), é a origem da forma portuguesa Cristo.[34]
O Salvador Ungido.
O nome Jesus é especial entre todos os nomes de nosso Salvador. à o seu nome pessoal. Muitos de seus outros nomes são na verdade tÃtulos, não nomes pessoais. Isso é especialmente verdadeiro de nomes como Cristo e Senhor. Jesus, contudo, é o nome que foi dado a ele por seu próprio Pai e o nome pelo qual é conhecido e amado na famÃlia de Deus. à o nome acima de todos os outros nomes, pelo qual falamos com e sobre ele.
Quando lembramos o significado do nome Jesus, percebemos quão maravilhoso é esse nome. Seu nome pessoal na famÃlia de Deus é um que significa "Salvador" ou "Jeová salva." Pense nisso! Todas as vezes que falamos com ou sobre ele pessoalmente, estamos dizendo que ele e ele somente é o Salvador, o Salvador de Deus.
O significado do nome Jesus foi revelado pelo anjo Gabriel quando anunciou o nascimento de Jesus a José: "E lhe porás o nome de JESUS," disse o anjo, "porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mt. 1:21). Que riqueza de significado nesse único nome!
Porque o nome pessoal de Jesus refere-se a Jeová (o Je—é uma forma abreviada do nome Jeová), a mensagem do anjo com respeito ao nome de Jesus significa que é Jeová quem salva. Ninguém mais pode fazê-lo! Jesus é o Salvador de Deus, não somente porque ele veio de Deus, ma também porque é Deus somente quem salva por meio dele.
O nome de Jesus fala também da certeza da salvação para todos aqueles que crêem nele. Ele salvará o seu povo! Ele é um Salvador certo e seguro, e isso porque ele veio de Deus e trouxe a grande salvação de Deus.
Seu nome fala ainda do fato que ele salva aqueles, e somente aqueles, a quem o Pai lhe deu, a saber, o seu povo. Ele não é o Salvador de todos os homens sem exceção. Essa parece uma verdade terrÃvel para alguns, mas para aqueles que a entendem, é uma verdade bendita e maravilhosa. Que ele salva somente alguns significa que ele não é aquele que tenta ser um Salvador e falha com muitos, mas sim um Salvador que salva certa e infalivelmente todos aqueles que são seus pelo decreto de Deus.
O nome de Jesus nos lembra também que ele é um Salvador do pecado. Muitos não querem tal Salvador. Querem somente alguém que encherá seus estômagos, curará seus corpos e resolverá seus problemas atuais. Mas aqueles que pela graça conhecem a si mesmos como pecadores diante de Deus, e que oram, "à Deus, tem misericórdia de mim, pecador!" como o publicado no templo, não ousando levantar seus olhos (Lucas 18:13), acham em Cristo o desejo de seus corações e a certeza que existe um caminho de escape, perdão e paz com Deus.
Que bênção conhecê-lo como Jesus! Verdadeiramente "em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12). Que muitos possam conhecer esse nome, não como o nome de um mero homem que viveu alguns milhares de anos atrás, mas como o nome do Filho de Deus, o Salvador deles.
Fonte (original): Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, pp. 120-121.
Uma contração do nome do D-us hebreu, YHWH, com a palavra "salvação". Como se fosse "YHWH é a salvação".
Olá, tudo bom?!
Jesus significa o Filho do Homem
Cristo significa O Ungido
Um forte abraço, fique na paz!
Algo como estrela do amanhã ou estrela dalva
Se usado todo o nome "Jesus Cristo"
Nome e tÃtulo do Filho de Jeová desde o tempo da sua unção, enquanto esteve na terra.
O nome de Jesus vem do Grego Iesoús, corresponde ao nome hebraico Jesus - ou, na forma mais plena, Jeosué, que significa "Salvação, ou Ajuda, de Jah (Jeová).
Este nome em si, não era incomum, muitos homens tendo sido assim chamados naquele perÃodo. Por esse motivo as pessoas, amiúde, acrescentavam uma identificação adicional afirmando:"Jesus, o Nazareno - Marcos 10:47; Actos 2:22.
Concluindo: significa que é uma ajuda de nosso salvador, Jeová, em nosso socorro para que pudéssemos, com base no sangue e na obra de seu filho, redimÃssemos os nossos pecados e alcançássemos a vida eterna.
Jesus é, de modo destacado e Ãmpar, " o Cristo, Filho do Deus vivente" - Mateus 16:16.
Olá,
Será que nome próprio se Traduz? NÃO
-> Não se traduz Bill Gates (do inglês) para Guilherme Portões em português.
-> George Bush para George arbusto
-> Também não se traduz Michael Jackson para Miguel Filho de Jacó.
Também é errado simplesmente escrever um nome em português da forma como ouvimos em inglês: "Maicou Djéquisson", por exemplo, seria uma esquisitice sem tamanho! O nome deve ser mantido na forma como se escreve no original e, na medida do possÃvel, deve-se manter a pronúncia da lÃngua original.
Então o nome JESUS é uma corruptela de YAOHUSHUA e PONTO FINAL. Assim como Jeová é outra corruptela patenteada pelo corruptor Corpo Governante e que vcs fecham os olhos.
Nome próprio não se traduz, o seu nome aqui será sempre o mesmo em qualquer pais.
Em Israel se dizia YAOHUSHUA [IAORRUXUA] YAOHU nome do Pai,SHUA Salvação, tradução do nome Yaohuh é Salvação
Depois no Latim reduziram o nome do messias de YAOHUSHUA para YESHUA
Depois chegaram os Gregos e traduziram para IESOUS
Depois chega os tradutores e traduzem pra IESU
Depois vinheram denovo os tradutores e traduziram O NOME para Jesu
Ai para dar um realce ao nome colocaram o S no Final ficando Jesus
Jesus um nome totalmente fora da realidade. Mas, acima de tudo, E DAI?
=========================================================
Sabrina, o nosso colega Gycocb escreveu e escreveu mas não entendeu nada do que eu falei e além de tudo tentou lhe confundir.
VEJA O QUE ELE NÃO ENTENDEU
Eu disse que nome próprio não se traduz, apenas isso. Mas é lógico que cada nome tem um significado, disso eu não discordo. Então ele teria que perguntar, qual o significado do nome YAOHUSHUA, ai sim, estaria correto. Mas Jesus não tem sentido nenhum na lÃngua hebraica e por conseguinte perde-se a força do nome em seu significado.
Por isso que, devemos respeita os nomes, assim como os judeus nas sinagogas que pregam em português com os verdadeiros nomes de todos os personagem BÃblicos. Alias, eu tenho o TANACH traduzido para o português, mas os nomes estão TODOS no hebraico entre parenteses a vocalização e a escrita em nosso idioma. Assim se respeita a origem e o nome.
Abraços
Alexhaifa