Como é usado a matriz na computação gráfica?
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Gente mi ajudem, tenho que entregar amanhã esse pergunta
pra professora, mi ajudem por favor!
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Matrizes em Computação Gráfica
• Toda e qualquer T.G. pode ser
representada na forma de equação;
• Problema: Manipulação de objetos
normalmente envolve muitas operações
de aritmética simples.
• Então, porque Matrizes?
– São mais fáceis de se usar e de compreender
do que as equações algébricas;
– Usada por programadores e engenheiros;
Vantagens de Matrizes
• São estruturas “parecidas” com os modelos
organizacionais das memórias dos computadores;
– Suas representações se relacionam;
• Provaremos a relação entre imagem matricial e
matriz:
– Imaginaremos pontos(2D (x,y) e 3D (x,y,z)) em um
plano através dos padrões de coordenadas;
– Seria a mesma relação ao manipular matrizes
quadradas (2D 2x2 e 3D 3x3).
• Através das operações de matrizes podemos
representar todas as transformações lineares 2D e
3D.
– Várias transformações podem ser combinadas e
resultará em uma única matriz de transformação;
Pontos e Vetores
• Sabemos que em um sistema de
coordenadas cartesianas, é possível
definir pontos e objetos através de suas
coordenadas;
• Em 2D, duas coordenadas caracterizem
um ponto e em 3D, três coordenadas;
– Ex.: A=[2,3]= [2/3] B [1,1] [1/1]
Pontos e Vetores (conclusão)
• Ao definir um ponto, usa-se a distância em
relação a cada um dos eixos do sistema
de coordenadas;
– Conhecidas como: Vetores Linhas ou Vetores
Colunas;
• Ou ainda MATRIZES;
• O exemplos anterior é a forma mais
simples de matriz;
Matrizes: Tipos
• Matriz Transposta: Matriz cujas colunas coincidem
ordenadamente com as linhas de uma outra matriz;
• Matriz quadrada: Mesmo numero de elementos em
linha e coluna;
• Matriz Diagonal: Matriz quadrada que tem só os
elementos da diagonal principal diferentes de zero;
• Matriz Simétrica: Quando a matriz é igual à matriz
transposta;
• Matriz Identidade: Todos os elementos da diagonal
principal iguais a um e os demais nulos;
• Matriz Nula: Todos os elementos com valor ZERO;