Como negociar uma divida?

Tenho uma divida, que no começo era de 450 reais e depois ficou em 3 mil. Isso porque o juros é um absurdo. E quero pagar só que a a financeira não quer abaixar mais esses juros e por isso fica imposssivel de pagar. Alguem sabe o que posso fazer para negociar a divida ou a quem eu posso pedir ajuda ?

Comments

  • Oi Gigi:

    A princípio, não há como obrigar o fornecedor de produtos ou serviços a renegociar uma dívida. É prerrogativa dele aceitar ou não sua proposta. É preciso verificar se os juros e multas cobrados estão dentro do previsto em contrato. Se estiverem, em tese, estarão corretos. O Código de Defesa do Consumidor, entretanto, veta a abusividade dos juros, mas não estabelece patamares máximos porque o sistema financeiro é liberado para cobrar de acordo com o que desejar, cabendo ao consumidor aceitar ou não.

    Há casos em que o Judiciário aceita a tese da abusividade e reduz o montante a pagar. Pessoalmente, não recomendo essa medida porque pode em restrição futura no crédito e nem sempre o Judiciário aceita a tese invocada.

    Você pode procurar um órgão de defesa do consumidor de sua cidade para, com base no contrato, avaliar os valores cobrados. Se não tiver, peça uma cópia ao banco. Em tese, o Procon não tem competência para renegociar dívida (ainda que alguns o façam), mas podem dar uma boa orientação.

    Procure insistir numa negociação porque normalmente o banco aceita, a menos que você já tenha feito renegociação e rompido o acordo (deixado de pagar). Em matéria de dívida, entretanto, cada caso é um caso.

Sign In or Register to comment.