por que é ruim sentir pena de alguém?
já reparou que quando a gente diz: - tenho pena de fulano(a) é pior do que quando a gente diz: - tenho raiva de ciclano(a)?
por que isso?
De um tempo para cá, parece que é proibido sentir pena. Não cosigo entender o motivo. Então, se alguém souber, please, me explique.
Comments
Oi, Cássia!
Acho que é porque a pena quase sempre é inativa, sendo apenas constatadora do mal que acontece, embora não se mova na direção de mudar o quadro.
Misericórdia e compaixão levantam... A pena vê e, muitas vezes, apenas passa sacudindo a cabeça...
Bjos, querida!!!
Eu acho que é pq as pessoas não gostam que os outros sintam pena delas...
=D
"É proibido sentir pena".
Eu não gosto que sintam pena de mim.
Prá quem é do tempo do "É proibido proibir", não tem jeito. Eu tenho pena, sim, de algumas pessoas. Quando eu sinto pena é porque não tem mais jeito, é porque essa pessoa não quer, digamos, se levantar, seguir em frente.
Na raiva, resolve-se. É só esperar a chaleira esfriar.
Cássia menina,
Querida...
Quando sentimos pena, dó...estamos desvalorizando a pessoa, passando a ela um atestado de pessoa incapaz...
de sair da própria dor...
A compaixão seria mais apropriada, damos o nosso ombro, compreendemos a pessoa na sua dor e ajudamos...
Beijo carinhoso
Amiga, eu não tenho pena das pessoas. Eu tenho compaixão, o que é bem diferente. E acho sinceramente que é bastante distinto um sentimento do outro. Shalom. Bjus.
Não devemos sentir pena de ninguém, a pena pode nos levar à acomodação, devemos sim sentir compaixão. As pessoas precisão é de ajuda e não de pena precisam de gratidão e ajuda em tudo que estiver ao nosso alcance.
Eu não acho ruim, agora depende da situação, tomar cuidado para não inferiorizar a pessoa, ela pode se sentir ofendida.
Bjuuss
Não devemos ter pena de um ser humano, as circunstâncias que este passa é frívolo e merece atenção e principalmente atitude.
Devemos ser coerentes.
Estender a mão para quem precisa, é simples? bem é complicado e difícil na prática responder.
Pena,dó,piedade,compaixão,pesar,mágoa são sinônimos.
Melhor do que sentir pena é ajudar a pessoa se puder,ou dar caminhos para ela seguir.Bjos no seu coração.
Pena é um virtude, e nem toda pessoa tem esse dom.