por que é ruim sentir pena de alguém?

já reparou que quando a gente diz: - tenho pena de fulano(a) é pior do que quando a gente diz: - tenho raiva de ciclano(a)?

por que isso?

De um tempo para cá, parece que é proibido sentir pena. Não cosigo entender o motivo. Então, se alguém souber, please, me explique.

Comments

  • Oi, Cássia!

    Acho que é porque a pena quase sempre é inativa, sendo apenas constatadora do mal que acontece, embora não se mova na direção de mudar o quadro.

    Misericórdia e compaixão levantam... A pena vê e, muitas vezes, apenas passa sacudindo a cabeça...

    Bjos, querida!!!

  • Eu acho que é pq as pessoas não gostam que os outros sintam pena delas...

    =D

  • "É proibido sentir pena".

    Eu não gosto que sintam pena de mim.

    Prá quem é do tempo do "É proibido proibir", não tem jeito. Eu tenho pena, sim, de algumas pessoas. Quando eu sinto pena é porque não tem mais jeito, é porque essa pessoa não quer, digamos, se levantar, seguir em frente.

    Na raiva, resolve-se. É só esperar a chaleira esfriar.

  • Cássia menina,

    Querida...

    Quando sentimos pena, dó...estamos desvalorizando a pessoa, passando a ela um atestado de pessoa incapaz...

    de sair da própria dor...

    A compaixão seria mais apropriada, damos o nosso ombro, compreendemos a pessoa na sua dor e ajudamos...

    Beijo carinhoso

  • Amiga, eu não tenho pena das pessoas. Eu tenho compaixão, o que é bem diferente. E acho sinceramente que é bastante distinto um sentimento do outro. Shalom. Bjus.

  • Não devemos sentir pena de ninguém, a pena pode nos levar à acomodação, devemos sim sentir compaixão. As pessoas precisão é de ajuda e não de pena precisam de gratidão e ajuda em tudo que estiver ao nosso alcance.

  • Eu não acho ruim, agora depende da situação, tomar cuidado para não inferiorizar a pessoa, ela pode se sentir ofendida.

    Bjuuss

  • Não devemos ter pena de um ser humano, as circunstâncias que este passa é frívolo e merece atenção e principalmente atitude.

    Devemos ser coerentes.

    Estender a mão para quem precisa, é simples? bem é complicado e difícil na prática responder.

    Pena,dó,piedade,compaixão,pesar,mágoa são sinônimos.

  • Melhor do que sentir pena é ajudar a pessoa se puder,ou dar caminhos para ela seguir.Bjos no seu coração.

  • Pena é um virtude, e nem toda pessoa tem esse dom.

Sign In or Register to comment.