O mínimo que você precisa saber para ser feito de trouxa e ainda se sentir superior por isso?

Existe uma arte que só um orador sagaz consegue executar: fazer um ignorante se sentir inteligente para seduzi-lo a concordar com tudo. Para isso o orador coloca o ignorante sobre a famigerada "maioria", afagando-lhe o ego. Um demagogo que é um orador e um apologista, sabe jogar com ego dos interlocutores, principalmente se tratarem-se de uma massa de ignorantes.

Duas coisas que eles repetem:

1) Xingue tudo que a maioria xinga. Fale que a mídia "em geral" (porque terão os que concordam com você que não podem ser vítima de sua ofensa) é burra e tendenciosa, tudo afim de mostrar que quem discorda de você não merece crédito. Xingue os políticos, use sempre o "em geral", mas querendo dizer que ninguém presta. Afirme que não tem pretensão alguma de ser político, mantendo o ignorante que te ouve na ignorância por acreditar que seu discurso público não é de certa forma política. Faça-o crer que política se limita a política partidária institucional e que você, bem como ele, estão acima disso. Xingue tudo que for alvo de críticas, quando for convenientes, sempre com esse tom de generalização: "os pobres são ignorantes", "esses malditos da classe média são ignorantes", "esse milionários são todos uns escrotos", "brasileiro é tudo idiota", "esses comediantes são bem medíocres por aqui". Não se deve esquecer de generalizar bem, para dar a impressão pro interlocutor ignorante que ele, junto de você, são especiais e o resto é que é burro.

2) Exalte o interlocutor ignorante, como se o fato dele perceber os problemas óbvios o fizesse mais inteligente. Use seu conhecimento sobre o senso comum para fazer o interlocutor ignorante se sentir maior. Ponha a culpa de todos os problemas no governo atual, isso porque os problemas estão ai e o governo não os resolveu, é um alvo fácil. Não que ele não tenha que ser criticado, pelo contrário, mas o bom demagogo faz você acreditar que a sua unha encravada é culpa do governo. Todo bom demagogo consegue fazer você acreditar que o problema da sociedade nasceu em um século ou dois. A culpa tem que ser de alguém de algo que surgiu recentemente, para o ignorante achar que ele está numa "má era". O Lula sempre foi um bom demagogo por exemplo com o seu famoso "nunca na História desse país", oh, como ele fazia crer que antes dele só tinha gente má apontando os erros do governo anterior, uns realmente erros outros nem tanto. É bom notar como é fácil fazer esse criticismo pra massa ignorante que realmente acredita que o Homem é realmente mal a priori, diante das angustias da vida, sem notar que a maldade vem mais da burrice e do descaso do que de psicopatas incontroláveis. Use muito o "hoje em dia, não é igual antigamente" ou o "as coisas nunca estiveram piores, precisamos mudar essa onde de qualquer coisa que invadiu a sociedade".

Pronto, agora você tem o ignorante na sua mão. Ele acha que é inteligente por ter notado junto de você que há problemas no mundo. Agora você pode, colocando SEMPRE a culpa no governo, inventar asneiras, fomentar ignorância sobre ciências, falar que fetos abortados são servidos em latas de PEPSI, que a Nova Ordem Mundial quer dominar o mundo e influencia o STF a tomar decisões contra a vontade dos ignorantes que acreditam em você, pode disseminar servidão religiosa como meio de elevação da moral social, o que mais você desejar e o ignorante sempre vai te defender arrumando uma escusa para seu texto.

"Só de ler a pergunta, talvez já lhe tenham vindo um ou dois à cabeça. Eu mesmo, enquanto escrevo,

estou pensando em vários. Quem não conhece, não é? Que os idiotas estão por aí, creio estarmos todos

de acordo (você, eu, Platão, Sertillanges, Nelson Rodrigues — um timaço, o nosso). Vou passar para a

próxima pergunta."

Diz em seu livro.

Olha como ele coloca você do lado de Platão, Sertillanges e Nelson Rodrigues, ovelhinha, agora siga o pastor afagador, mas não saia do caminho "do bem" para não tomar cajadadas na cabeça.

E se sentem inteligentes ainda, ai ai.

Comments

  • Você não citou o nome do Olavo nenhuma vez na postagem.

    Haverá quem não saiba do que você está falando.

    E a passagem que você citou, que começa com "Só de ler a pergunta...", não foi o Olavo quem escreveu, foi o organizador.

    Quanto ao conteúdo geral do seu texto, até que eu achei interessante... Só não tem uma pergunta, né?

  • NOSSSSSSA. QUE PERGUNTÃO !!!

  • Tá, li seu texto mas. cadê a pergunta? Voce fez um monte de afirmações das quais algumas eu discordo e algumas eu concordo!

    Somos manipulados? OHHH! Diz a história que a primeira coisa que Hitler fez quando assumiu o cargo de Fuher foi "controlar a imprensa!" Já há quase um século, este tremendo estadista mas diabólico ser, sabia como dominar corações e mentes!

    Opinião é q nem búnda: cada um tem a sua!

  • Camarada, a Globo está cheia de oradores deste tipo...

    o Merval então, é um expert!

    depois vem Leitão,

    Jabour,

    Sadenberg,

    Poeta,

    Bonner

    Groisman,

    Ana,

    e tantos outros, de maneira disfarçada, para não chocar a audiência...

    eu li seu texto todo, vou repassar para a direitalha sem rumo...

  • Esses "intelectuais" são os típicos de esquerda.

    http://www.youtube.com/watch?v=NzyL1JqLDW4

  • Não li e nem lerei.

Sign In or Register to comment.