Embora condenemos a falsidade e valorizemos a verdade, muitos esticam um pouquinho a verdade quando as circunstâncias permitem. Afinal, é muito fácil racionalizar e justificar uma mentira inocente. Por outro lado, algumas coisas são tão repulsivas e nojentas que instintivamente as evitamos. Sentimo-nos revoltados só de pensar em entrar em contato com algo muito poluído, e mesmo que alguém nos tente convencer com agrados, isso não nos ajuda a vencer nossa repulsa.
Amar realmente a verdade exige não apenas que evitemos o mal, mas que o desprezemos.
Talvez acreditemos ter amor à verdade, mas o teste de fogo é o quanto desprezamos a falsidade. A menos que a mentira automaticamente nos cause repulsa, não atingimos ainda o verdadeiro amor.
Alô Helda, com relação a verdade, estou do teu lado. O que as pessoas costumam chamar de "minha verdade" não passa do que conhecemos como "relativização da verdade", que foi muito explorada no tempo dos Sofistas.
Comments
Embora condenemos a falsidade e valorizemos a verdade, muitos esticam um pouquinho a verdade quando as circunstâncias permitem. Afinal, é muito fácil racionalizar e justificar uma mentira inocente. Por outro lado, algumas coisas são tão repulsivas e nojentas que instintivamente as evitamos. Sentimo-nos revoltados só de pensar em entrar em contato com algo muito poluído, e mesmo que alguém nos tente convencer com agrados, isso não nos ajuda a vencer nossa repulsa.
Amar realmente a verdade exige não apenas que evitemos o mal, mas que o desprezemos.
Talvez acreditemos ter amor à verdade, mas o teste de fogo é o quanto desprezamos a falsidade. A menos que a mentira automaticamente nos cause repulsa, não atingimos ainda o verdadeiro amor.
Cara Helda! Se entendermos a verdade como um valor, ela será relativa, como o são todos os valores. Neste caso, a verdade pode valer a liberdade, como quando alguém se encontra encarcerado por ter sido omitida ou falseada a verdade, ou seja, quando a mentira passa a representar a verdade.
Ela pode também significar a manutenção do poder, tanto quando foi manipulada, deturpada para legitimar uma suposta situação que, se a verdade viesse a tona, teria um desfecho diferente, significando a perda do poder (polÃtico, econômico etc.) de alguém ou de um grupo, como para expressar algo que realmente se encontra inscrito na realidade dos fatos, isto é, à quilo que chamarÃamos de verdade verdadeira.
Seja qual for o valor atribuÃdo a verdade, ele sempre é precioso, como demonstra a história humana, na qual muitos homens e mulheres morreram em nome da verdade que professavam.
Um grande abraço!
E o que é realmente uma verdade e uma mentira?
Voce sabe? Eu não.
Como se estabelecer os limites? Como ter-se certeza que quando uma acaba a outra não está começando?
O ponto de vista é uma verdade? Por que não uma mentira sob meias verdades????
Paz! beijos linda.
Boa noite querida.
Sua colocação de certa forma é correta.
Porque nossa verdade, está muito mais relacionada com aquilo que o nosso meio nos ensina.
As nossas verdades podem até ser mentiras, mas como fugir das nossas convicções, dos nossos valores, da nossa interpretação dos fatos.
Embora existam verdades absolutas, comum a todo ser humano, existem aqueles que são de interpretação pessoal mesmo.
Enquanto que a mentira é uma verdade travestida, ela é gerada à partir de uma própria verdade.
A mentira jamais existirá, senão tivermos uma verdade, para colocá-la em julgamento.
Boa noite querida.
Helda,
A verdade e a mentira variam no tempo e no espaço. Logo o que era mentira antes torna-se verdade no momento e vice-versa. A ciência é a maior testemunha do que acabo de afirmar. Porém, num sentido mais contemporâneo, digamos assim, a sociedade tem as suas regras e tradições que nos obrigam por maioria de votos, a distinguir o que é falso e o que é verdadeiro para ela. Vivemos todos em sociedade e então estamos sujeitos as suas regras. Mas num foro mais Ãntimo, de acordo com o "pequeno ambiente" em que você é criado, todos nós temos as nossas convicções Ãntimas e pessoais. Aà sim, concordo contigo quando diz que a verdade é um questão de ponto de vista e a mentira uma ser mutável. à uma frase que abrange um filosofia pessoal muito inteligente e bem fundamentada.
a verdade é divina,nao se contesta dentro de metodo absolutamente praticos,nao é quetao de ponto de vista individual, a verdade funciona como meio construtivo coletivo.
ja a mentira é destrutiva ela constroi "verdades inexistentes" é capaz de camuflar, por um tempo, o real nitido!!!
Alô Helda, com relação a verdade, estou do teu lado. O que as pessoas costumam chamar de "minha verdade" não passa do que conhecemos como "relativização da verdade", que foi muito explorada no tempo dos Sofistas.
Já com relação a mentira...bem...a mentira é nada mais que a ausência da verdade. Não é um "ser". Não é uma substância. Não existe em si mesma.
Espero ter te ajudado.
isto querida
a verdade é apenas um olhar particular ,de cada um,por isto dizemos em psicologia "
que verdades existem muitas,agora a realidade,é só uma..
bjinho querida
eu acho que quem convivi com a mentira tem que se afundar nela ai ela vira um mutante que perde o controle, bom dia