Será que existe alguma lugar em Vênus que é mais "ameno"?
Não no céu, ou acima das nuvens. Mas na região que se pode "andar", no solo, será que existe algum local desconhecido que a temperatura seja mais "fria", ou amena do que 460°C em média?
Alguma caverna? Montanha? Região? Embaixo da terra?
Será que a temperatura em Vênus é de fato tão constante como as pessoas e astrônomos gostam de dizer?
Comments
Não sabemos até então pois Vênus não foi muito estudado com esse fundo, as sondas das missões Venera tiveram alguns dados. Mas voltando ao assunto, acredito que assim como a Terra, usando-se da lógica quanto mais alto subir, mais frio fica. Na Terra, por exemplo pegando-se a montanha mais alta da Terra, seria o Everest. No pico a temperatura é tão baixa, o ar tão rarefeito que precisa de mascaras de oxigênio. As temperaturas no topo do Monte Everest por exemplo variam de -36º C até -60º C.
Vamos aplicar o mesmo conceito e procurar o local mais alto de Vênus. Pesquisando aqui no Google pude encontrar que é Maxwell Montes. Com temperatura no pico de 380 ºC*. Que já é uma diferença de 80 ºC para superfície, mesmo assim ainda continua quente. Mas já é provado que existe uma variação, a temperatura só não é menor, por causa do efeito estufa exagerado em Vênus. Mas mesmo assim existem sim variações.
Sobre a questão de cavernas ou embaixo da terra eu não posso responder, pois não sei o suficiente da geologia de Vênus, mas acredito que seja igual a Terra nesse ponto, quanto mais se desce, maior a pressão e maior a temperatura por se aproximar do núcleo. Mas nessa questão precisaria fazer uma verificação mais apurada para ver se há algum espaço abaixo da Terra que seja isolado da superfície. Essa possibilidade também é aplicada a Marte, mas em marte acreditam haver água líquida em lençóis e cavernas subterrâneas.
Nos polos as temperaturas sao mais baixas
SQN, Vênus esta em constante efeito estufa pela emissão de gases.
Não. O efeito estufa e a atmosfera garantem a distribuição do calor. Os ventos rugem a 400 km por hora!