O que devo fazer para meu filho perder medo de piscina, praia....?

Meu filho hoje tem 4 anos de idade e desde 1 ano tem verdadeiro pavor de agua em grandes volumes, ou seja, mar, piscina, etc... Ele não chega nem perto do mar, ou seja, nem molha os pés, quer ficar distante. Piscina só aquelas tipo "toni", de plástico. Piscina de adulto, ele não entra nem no meu colo nem no do pai, ou de qualquer outra pessoa. No máximo, senta na borda da piscina e fica com os pés dentro, mas, caso alguém tente pegá-lo, ele se apavora!!!

Será que os professores de natação têm tecnica especifica para este caso ? Devo colocá-lo desde já na natação ou esperar mais um pouco?

Comments

  • Acho que primeiramente deve identificar de onde vem esse medo, a origem, para isso leve-o a um psicológo ele irá ajudar muito, irá te aconselhar...

  • Olá mamãe! Olá papai! Sou professora de natação infantil e ensino desde 1 ano e meio até adultos.Pela minha experiência, acho que forçar nucna é bom, vai causar mais medo ainda e até ojeriza a pr´stica.A natação tem que ser lúdica, ou seja, tem q ter prazer para a criança.Se o meod dele tiver alguma causa psicológica, vc só vai descobir levando ele a um profissional e este saberá o que fazer.Se nao for o caso, tente aos pouquinhos entrar com ele na agua, na beirinha mesmo, leve brinquedos que ele goste, faça com que ele veja prazer e não temor, insegurança.Nunca, mas nucna mesmo pegue ou deixem que ele seja pego de surpresa e ponham-no na agua.Meus alunos sentem muita alegria na agua e os que tinham medo superaram após vencidos pequenos desafios (brincadeiras) que realizamos.Porei um site abaixo que tem muitas brincadeiras e dicas pra professores de natação mas que vc pode aplicar com muito cuiddo com seu filhinho.Leve ele a uma aula de natação e deixe que ele veja algumas crianças na agua, nao o force entrar.Ele vai ter o desejo um dia, mas não tenha pressa ok? Ele tem seu tempo! um abraço e boa sorte com o filhote!