O que devo fazer para meu filho perder medo de piscina, praia....?

Meu filho hoje tem 4 anos de idade e desde 1 ano tem verdadeiro pavor de agua em grandes volumes, ou seja, mar, piscina, etc... Ele não chega nem perto do mar, ou seja, nem molha os pés, quer ficar distante. Piscina só aquelas tipo "toni", de plástico. Piscina de adulto, ele não entra nem no meu colo nem no do pai, ou de qualquer outra pessoa. No máximo, senta na borda da piscina e fica com os pés dentro, mas, caso alguém tente pegá-lo, ele se apavora!!!

Será que os professores de natação têm tecnica especifica para este caso ? Devo colocá-lo desde já na natação ou esperar mais um pouco?

Comments

  • Acho que primeiramente deve identificar de onde vem esse medo, a origem, para isso leve-o a um psicológo ele irá ajudar muito, irá te aconselhar...

  • Olá mamãe! Olá papai! Sou professora de natação infantil e ensino desde 1 ano e meio até adultos.Pela minha experiência, acho que forçar nucna é bom, vai causar mais medo ainda e até ojeriza a pr´stica.A natação tem que ser lúdica, ou seja, tem q ter prazer para a criança.Se o meod dele tiver alguma causa psicológica, vc só vai descobir levando ele a um profissional e este saberá o que fazer.Se nao for o caso, tente aos pouquinhos entrar com ele na agua, na beirinha mesmo, leve brinquedos que ele goste, faça com que ele veja prazer e não temor, insegurança.Nunca, mas nucna mesmo pegue ou deixem que ele seja pego de surpresa e ponham-no na agua.Meus alunos sentem muita alegria na agua e os que tinham medo superaram após vencidos pequenos desafios (brincadeiras) que realizamos.Porei um site abaixo que tem muitas brincadeiras e dicas pra professores de natação mas que vc pode aplicar com muito cuiddo com seu filhinho.Leve ele a uma aula de natação e deixe que ele veja algumas crianças na agua, nao o force entrar.Ele vai ter o desejo um dia, mas não tenha pressa ok? Ele tem seu tempo! um abraço e boa sorte com o filhote!

    www.cdof.com.br - pesquise sobre natação infantil

  • IH!!! Igual a minha filhinha, mas eu não tô nem aí. Quem foi que disse que ela tem que praticar natação? Espera, relaxa, deixa as coisas fluirem. As vezes o bichinho(modo carinhoso de se referir a criança tá?) tá nervoso com a tua ansiedade e trava ele, calma e se ele não quiser, paciência!!!

  • converse com ele pergunte porque ele tem medo e convença o que a piscinas e mar sao divertidas

  • Sim vc deve colocar seu filho na natação sim!Hoje na faculdade, aprendemos técnica de natação para bebês!Portanto, não está cedo para colocar seu filho na escolinha não,se ele tivesse entrado bem novinho,a técnica utilizada já poderia ter tirado esse pavor dele.Mais não faz mal,leve ele se puder.bjs

  • cara, leva ele pra uma academia de natação em que vc confia nos profissionais!!!

    ....e coloca ele numa turma de crianças da idade dele...

    pode ter certeza vai dar certo...

    ai ,ele não vaui querer mais sair da piscina..

    faloww... abraco

  • Mostre para ele o lado bom de tudo isso,e também pergunte a ele oq ele sente fazendo isso, e o acompanhe para q ele sinta firmeza e perca o medo.

    Depois de tudo isso de tempo ao tempo ,e espere q ele se acostume.

  • Espere um pouco... se ele ainda continuar com medo d'água, pode colocá-lo na natação. Eu fui pra nataçao quando criança e eu tinha horror a piscina funda, mas só q eu só entrava de bóia. E a piscina era mto funda pra mim e no início precisei de ajuda da professora pra aprender a nadar. Agora, jah aprendi a nadar, e a piscina eu axo mto rasa (Atualmente tenho 13 anos e sou alta).

    Ñ sei se com ele vai dar certo. Mas basta tentar. Até + e boa sorte pro seu filho! =)

  • Você e(ou) o pai deve entrar na água com ele, para assim ele se sentir seguro você tem que mostrar o quanto pode ser divertido brincar na água, comece indo com ele em um lugar rasinho e mostre que não precisa ter medo, isso não vai ser de uma hora pra outra é claro, mas vale a pena.

    Tente convence-lo a entrar na água, não tente força-lo em ipótese alguma...

    bom, isso é o que eu acho, boa sorte...

  • Sugiro que você brinque com ele na beira do mar e na borda da piscina, caindo na água de vez em quando e mostrando para ele que existem bóias e outros recursos que podem dar a segurança necessária para que nada aconteça de errado com ele e que você também está vigilante. Leve-o para ver outras crianças nadando e brincando na água, mas penso que a aula de natação pode esperar até que ele ganhe mais confiança.

Sign In or Register to comment.