O que poderia ser feito para que as pessoas não transformem religião em uma arma ?
Alguns dizem que educação e cultura evitaria isto, mas vejo certa ingenuidade nesta afirmativa. Claro que um melhor nível educacional deixa as pessoas mais esclarecidas, porém não é uma vacina contra o fanatismo insano. Tratar os fanáticos religiosos com afeto e respeito também não funciona sempre.
Agradeço qualquer comentário honesto.
Update:.
Malu: fico feliz por você ser uma evangélica sensata. Mas se acabassem as religiões, será que as pessoas seguiriam os ensinamentos de Jesus ? Acho que, se fosse assim, as religiões cristãs nem teriam sido criadas. O ser humano é um bicho extremamente egoísta.
Um abraço.
Update 3:Assim não dá (rsrsrs) ! Vários usuários deram respostas muito boas. Não consegui me decidir. Então, ponho em votação e vou confiar na sabedoria de vocês.
Comments
A religiosidade é embasada em tradição, e a tradição, vc sabe muito bem o que sempre acarreta.
Pergunta complicada!
O problema ao meu ver nunca é a religião, mas sim o fanatismo. E infelizmente um bom nÃvel intelectual não serve como "antÃdoto".
Talvez só mesmo uma coisa chamada bom senso é que possa evitar o fanatismo... mas muitos parecem ser desprovidos disso.
Quando a questão é Fé e Ideologias, tudo é mais complicado.
O Ego sempre esta em risco!
Para algumas pessoas afeto e respeito que você esta citando é dizer "SIM"!
Outros acham que serem simpaticos é "rasgar ceda pra todo mundo"!
Cada um tem sua forma "evoluida" de ser espiritualmente!
Só existe um jeito querido!
Acabar com todas as religiões,e o povo começar a seguir os ensinamentos que Jesus nos deixou;Amar ao próximo como a nós mesmos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Sabe porque.Sou evangélica ,mas existem muitas atitudes que me
deixa perplexa junto as pessoas que amo,muitos cristãos se acham
acima do bem e do mal e agem como fariseus.Como pensar que são os donos da verdade,
e querem empurrar Jesus Cristo goela abaixo e não é por aÃ.
Ser cristão é ser humilde para aceitar e amar o nosso irmão,julgar só
compete a Deus é ele o fará,mas sómente ele!!!!!!!!
Um abração pra vc!!!!!!!!!!!!!!!!
As pessoas tem que parar de impor suas convicções nos outros, as pessoas confundem conversão com imposição. E por pensarem de modo diferente, acabam agindo de modo agressivo e muitas vezes,violento. Como na França, em que católicos massacraram os protestantes, Hitler com os judeus, a inquisição da igreja católica e tantos outros, o importante é respeitar as pessoas e suas opiniões.
E ai Moreno!!
Cara, creio em minha humilde opinião, que o homem que age somente pelo espÃrito, torna-se fanático, e o homem que age somente pela Palavra( no caso, a BÃblia ) torna-se formal.à preciso haver um equilÃbrio entre as duas coisas, para haver uma convivência melhor entre pessoas e pessoas.
Deus te abençoe!!
Que deixassem de ser religiosos e amassem ao seu próximo incondicionalmente...
Acho que Educação e Cultura ajudam bastante, porque a ignorância e a arrogância que algumas pessoas têm (eu vejo muito isso por aqui) seriam diminuÃdos e muito! com um maior conhecimento histórico e o respeito com o pensamento de cada um e com a cultura de cada um.
Tem coisas que, também vão muito do caráter e da personalidade de cada pessoa, não só de religiosos, mas de ateus também, e com isso não adianta querer mudar, caráter ninguém muda, a não ser que a pessoa caia em si.
Relacionado a princÃpios de moral e ética que as pessoas aprendem com os seus paÃs e com os exemplos em famÃlia, se promovermos a educação, te garanto que não no começo, mas em alguns anos pode surtir algum resultado.
E só cabe a nós paciência, manter a frieza e a dignidade para não se deixar levar pela ira que "certos fanáticos" nos despertam.
Seja Abençoado
As pessoas no processo de formação de suas personalidades absorvem valores e princÃpios que com o passar do tempo fica um pouco difÃcil desfazer-se destes, por se acomodarem com a ignorância e por preguiça. O que poderia ser feito é reeducá-las, de modo a mostrá-las que a diversidade é normal, ou seja, tentar tirá-las da ignorância e tentar fazê-las respeitar as diferenças, enfatizando o fato de que é preciso ter uma visão critica do mundo, ser cético, e saber fazer posicionamentos bem fundamentados, mas sempre respeitando as divergencias, lembrando-se sempre que gentileza gera gentileza seja qual for a crença.
TODOS SE CONVERTEREM DE CORAÃÃO E NÃO APENAS DA BOCA