Onde fica a personalidade quando morre do ponto de vista espírita?

Se o meu Eu agora, desta epoca e deste mundo, morre, para onde vai essa minha personalidade, como ela pode reencarnar e não ser mais o Eu anterior da encarnação passada? Napoleão se reencarnasse, não seria mais Napoleão mas sim um outro Eu, então onde estaria o Eu do Napoleão e porque ele não se lembraria de que foi Napoleão numa vida passada? Se bem que se ele se lembrasse e dissesse que fosse Napoleão, iria para o hospicio fazer companhia a vários napoleões. Não quero que a morte extingua meu Eu atual, ele tem muitas coisas boas, se apagarem as lembranças e vitórias do meu Eu atual numa nova vida, estará faltando alguma coisa.

Comments

  • O Espiritismo diz que a consciência é uma característica do espírito. O cérebro é o hardware, a mente é o software e a Consciência é o usuário. Quando se morre todo o conhecimento adquirido é armazenado num servidor com chave criptografada, que você terá acesso algum dia, não se sabe quando. Em outras palavras: você fica meio "lesado", apenas com um sistema operacional básico para se virar.

    Quando você reencarna, alguém com permissão de Administrador, coloca umas "dll" no seu sistema operacional e dá um restart. O resto todos nós conhecemos.

    Você reparou que existem uma enxurrada de livros espíritas, todos cheios de poesias, romances lacrimosos ou ensinamentos morais. Nenhuma obra sobre matemática, física quantica ou cosmologia. Imaginou quantos cientistas desencarnados nos últimos anos poderiam colaborar conosco?

  • Todas as experiências vividas são cumulativas, o que se perde é o corpo carnal mas o espírito continua o mesmo, único em todo o universo.

    Pense do ponto de vista de um ator: ele interpreta vários personagens durante toda a sua carreira, até, algumas vezes alguém do sexo oposto, mas todos os personagens que ele interpretou fazem parte do seu curriculum, da sua experiência como ator e o fazem um artista cada vez melhor.

    É algo semelhante, só que cada "papel" é interpretado numa vida e o que levamos no nosso curriculum é o que aprendemos e fazemos de bom com esta vivência, nós sempre seremos nós, enriquecidos pelo que vivemos. Quem não consegue fazer dessa experiência algo aproveitável, volta com mais problemas até conseguir.

  • O espirito ou seu eu pensante não morre o que é perene é nosso corpo físico, o seu espirito reencarna varias vezes apenas não lembramos disso.

    Se Napoleão reencarnasse seu corpo não seria o mesmo mas o espirito reencarnante,sim!

    E como um espirito não para de evoluir, mas talvez ainda veríamos alguns traços de sua personalidade que eram mais marcantes na época em que reencarnou como tal!

    Apenas o corpo físico morre, isto é, passa por uma série de transformações psicobiofísicas de degradação energética, com rupturas dos centros vitais bioenergéticos que integram os diferentes sistemas atômicos celulares componentes de tecidos, órgãos, aparelhos e demais sistemas interativos que compõem o organismo humano como verdadeiro eco-sistema de manifestação vital.

    Resumidamente, na visão materialista, a morte significa o caos orgânico, irreversível, culminando na cessação de todas as funções vitais e conseqüente desagregação do organismo físico, através da decomposição cadavérica, nada restando após a morte propriamente dita.

    Na visão espiritualista de um modo geral, algo sobrevive após o fenômeno da morte física.

    A morte ou desencarnação propriamente dita implica uma série de fenômenos não só psicobiofísicos: também inclui outros de natureza anímico-conscienciais extrafísicos, paranormais e mediúnicos de grande complexidade que, direta ou indiretamente, podem evidenciar a sobrevivência do espírito ou consciência que continua a viver após a ruptura dos laços bioenergéticos que mantinham o organismo físico em plena atividade, como veículo ou instrumento de manifestação do espírito encarnado, durante a respectiva cota de tempo de vida, compatível com as necessidades e projetos de realização e auto-realização consciencial, em cada experiência reencarnatória.

    Assim sendo, a vida inteligente, consciencial, não se extingue com a morte física propriamente dita. O Eu-consciencial ou Espírito, ser pensante, volitivo, dotado de instinto, emoção, sentimento, razão, linguagem conceitual e demais atributos humanos, ao passar pelo fenômeno da morte do corpo físico, de acordo com seu estágio evolutivo espiritual, terá maior ou menor autonomia e maior ou menor lucidez consciencial, cognitiva,afetiva e volitiva, para compreender as diferentes fases do processo da morte física propriamente dita.

    Porque Napoleão? rs,rs,

    Você tem toda razão o hospício esta cheio deles! rs,rs

  • O espírito mantem a sua individualidade, ou seja, ao desencarnar vc continua sendo o que é.

    Ao reencarnar vc não deixa de ser o que é, vc experimenta novas experiencias que venham de encontro com suas necessidades de melhoria.

    Vc não lembra o que foi na vida passada, mas vc é o resultado de experiencias vivenciadas, compreende ? Vc Conserva a sua condição moral e intelectual até então alcançada. E parte para novo aprendizado, tentando novamente o que não conseguiu e se aperfeiçoando onde já compreendeu.

  • A personalidade esta ligada a individualidade do Espírito.

    Ninguém perde sua individualidade, assim sendo a personalidade pode modificar-se naturalmente com as Experiência vividas em cada reencarnação.

    O Eu do napoleão continuará existindo, porém se ele já estiver em uma nova reencarnação vai se lembrar de forma inconsciente do sofrimento passado no plano espiritual e não vai mais procurar ser um líder ao contrário vai se distanciar dessa idéia.

    Os caminhos da reencarnação são muitos.

  • Não acredito nisso, porém, os espíritas devem ter uma explicação para essa situação, caso contrário, vai ficar difícil validar o que crêem.

  • Fica a 7 palmos abaixo da terra.

Sign In or Register to comment.