É correto uma loja vender produtos com preços muito caros em relação as demais?

galera uma certa loja na cidade onde eu moro está vendendo uma saduicheira por 32.00 reais uma outra esta vendendo o mesmo produto da mesma marca por 129.00.

há alguma lei que possa restringir este tipo de abuso?

Comments

  • Claro que é correto, o cara pode por o preço que quiser. O cliente é que decide. Para exemplificar, em 2003 me chamou atenção em Brasilia, entrei num hipermercado na asa norte, tinha aquelas tochas de bambu que se usa em festas juninas e festas de hallowen, sabe quanto estavam vendendo aquele treco? R$ 36,50, isso mesmo, trinta e seis reais e cinquenta centavos, um pedaço de bambu, com um latinha na ponta e um pouco de estopa. Atualmente estou morando no RS, semana passada vi em uma loja da cidade, as tochas de babu, por..... R$ 1,99 (um real e noventa e nove centavos). No caso que vc citou, se tem uma loja com o produto a 129, é porque tem algum otario que compra la, se nao tivesse saida, eles ja teriam baixao o preço. Mas existe um dito popular que diz o seguinte "Enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé" ou seja, enquanto existirem os otarios, os espertos sobreviverão.

  • Você pode achar anti ético este abuso mas esta amparado pela lei do livre comercio.

    Então cabe a você como consumidor optar pela melhor compra não deixando cair neste lojista que estrapolam. Assim ou ele quebra ou ele baixa de preço.

  • nao vejo nenhum abuso nisso, se vc nao quiser comprar la é so vc comprar na de 32 reais!!!eles que vao perder mesmo

  • Prezado,

    Não é abuso. É o livre mercado.

    Se uma loja tem uma estrutura diferenciada, se paga salários melhores para seus funcionários, se recolhe corretamente todos os impostos, ela pode cobrar mais pelo produto.

    Você mesmo afirmou que outra loja tinha a mesma sanduicheira, o consumidor precisa pesquisar e escolher.

    Seria antiético se fosse um produto de primeira necessidade e não houvesse concorrência.

  • ô Gleisson, que perguntinha, heim cara? Porque é absurdo? O preço justo é o preço que o mercado paga. Se o preço estiver fora do mercado, o produto vai encalhar, ou a quantidade vendida não vai ser sifuciente para atingir o Ponto de Equilíbrio ("Break even point") e o vendedor vai ter prejuízo. Aí ele vai abaixar o preço até atingir o Ponto de Equilíbrio, cuja quantidade Qe é calculada pela expressão:

    Qe = Cf/(PVu-Cvu)

    onde Qe ....quantidade de unidades do ponto de equilibrio

    Cf.... custos fixos da empresa

    PVu...preço de venda unitário

    Cvu ...custo variável unitário

    e o valor do ponto de equilíbrio pode ser calculado pela expressão da Receita Total, sendo:

    RTe = Qe x PVu

    onde RTe....receita total para o ponto de equilíbrio

    Qe .....quantidade produzida/vendida no p.e.

    PVu.... preço de venda unitário.

    Estude um pouco de ciencias da administração, e você terá as respostas para essas perguntas e muitas outras. A propósito, isso não tem na Bíblia!

  • SE TEM ALGUMA LEI EU NUM SEI MAS DEVERIA TER VIU,,,EU ACHO UM ABSURDO ESSES PREÇOS ESTA ALMENTANDO CADA VEZ MAIS,,

    UMA ROUPA ESTA MUITO CARA HOJE EM DIA,,,ACHO UMA RETARDADISSE ESSAS PESSOAS QUE PAGAM 200 REAIS EM UMA CALÇA OU EM QUALQUER UMA OUTRA POUPRA QUE NÃO PRECIZA SER TÃO CARA,,,SO POR QUE TEM UM PEDACINHO DE PANO COM UMA MARCA ESCRITO .BILLA BONG OU OURA COISA......

    UM ABSURDO.........

    XAU

  • Creio que não há nenhuma lei que impeça isso. O cliente é que tem correr atrás e ver o que cabe em seu bolso.

Sign In or Register to comment.