"Nem o sarro arranha a Espanha" Que Caetano quis dizer ?

qualquer coisa

caetano veloso

Composição: Caetano Veloso

Esse papo já tá qualquer coisa

Você já tá pra lá de Marraqueche

Mexe

Qualquer coisa dentro, doida

Já qualquer coisa doida

Dentro mexe

Não se avexe não

Baião de dois

Deixe de manha, 'xe de manha, pois

Sem essa aranha! Sem essa aranha!

Sem essa, aranha!

Nem a sanha arranha o carro

Nem o sarro arranha a Espanha

Meça: Tamanha!

Meça: Tamanha!

Esse papo seu já tá de manhã.

Berro pelo aterro

Pelo desterro

Berro por seu berro

Pelo seu erro

Quero que você ganhe

Que você me apanhe.

Sou o seu bezerro

Gritando mamãe.

Esse papo meu tá qualquer

coisa

E você tá pra lá de Teerã

Update:

Também imaginei uma crítica ao pintor Adélio Sarro. Apenas imaginei!.

Comments

  • Caminhante, a meu ver, no trecho abaixo já sugere o autor estar meio fora do seu normal, digamos assim:

    "Você já tá pra lá de Marraqueche"

    Então, acho apenas que em toda a letra ele utiliza do recurso de jogo com a sonoridade que remete à estrutura de um trava-línguas. Ou pode também ser porque a Espanha foi alvo de gozações mundiais em 1975, ano em que foi composta a música, por ter sido reimplantada a monarquia em Espanha, com a coroação do Rei Juan Carlos, vai se saber, não é? (Minha opinião)

    Quanto ao resto, vou te repassar uma breve análise:

    Aliteração e Deslocamento Fonossintático

    Já vimos exemplos de reorganização interna ou permutação de acentos de intensidade, timbres e fonemas como artifícios catalisadores de conteúdos anímicos e estilísticos em Caetano Veloso. O que se quer explicitar a seguir, racionalizando a emoção, é um exemplo de permutação de grupos sonoros inteiros (palavras) dentro do contexto frasal. Trata-se, contudo, de uma forma de aliteração, uma vez que as palavras se repetem, só que em posições diferentes dentro de cada segmento. Analisemos o exemplo latente na canção "Qualquer Coisa" (Qualquer Coisa, 1975):

    Mexe qualquer coisa dentro doida,

    Já qualquer coisa doida dentro mexe.

    No trecho, Caetano realiza um de seus mais expressivos e belos exercícios de síntese artística. A canção, revestida pelo mistério da linguagem vaga e figurada e até de um enigma simbólico, dado já pelo título "Qualquer Coisa", utiliza-se de expressões como "não se avexe não, baião de dois" (algo que se faz entre duas pessoas, e que poderia parecer perturbador ou vexatório) e "sem essa aranha / sem essa aranha..." (alusão figurada e chula do órgão sexual feminino) para chegar ao significado sublimatório da fecundidade da vida e criação entre os seres. Se compararmos as duas frases do segmento, verificaremos que a segunda apresenta a ordem de palavras nas posições 2 - 3 - 5 - 4 - 1, que se permutam em relação à primeira. Elas significam, respectivamente, ação (causa) e sua conseqüência (efeito). Temos, pois, na primeira linha, a alusão figurada da cópula, do prazer e transe sexual, na perspectiva feminina ("mexe qualquer coisa dentro doida"), e na segunda, introduzido pelo advérbio temporal "já" (naquele momento, sem demora) a representação da gênese, o milagre da pulsação da existência: "já qualquer coisa doida dentro mexe". O que era uma ação singularmente física de amor e comunhão entre as pessoas se redimensiona como celebração da nascente da vida, a comunhão genética do ser embrionário, a vida que remexe em botão. Por meio da transação sonora, e intervindo numa ordem já existente (o primeiro verso), Caetano aviva o espírito criador e a invenção demiurga próprios do artista; instrumentaliza, pela intuição, a invenção arrebatadora de uma nova ordem de energias comunicativas, ancestral, extratemporal e sublime.

    http://74.125.45.132/search?q=cache:GVdc3O7JLwQJ:w...

    Abçs.

  • de caetano se espera tudo

  • A Espanha foi muito violentada e criticada.

    Curtam com a ´´cara`` da Espanha que nada vai acontecer !!!

    O ódio não arranha o carro,

    O rossar não arranha a Espanha.

  • Eu acho que era papo de bêbado, pq ele tava pra lá de Marraqueche!!!!rsrsrsrs

    Caetano é poeta, e tudo o que é meio sem sentido , é Caetano!!!!

  • PQ MESMO COM AS CRITICAS CONTRA A ESPANHA ..ELA NAO É ABALADA

  • Caetano sempre gostou de controvérsias.

    Brinca com palavras, encontrando suas rimas loucas e porque não dizer bem interessantes.

    A Bahia é um lugar maravilhoso, deu ao Brasil uma arte pura, inteligente e Caetano representa bem.

    Se perguntar a ele a resposta?

    Ele dirá:

    _Irmãooziiinho, eu quiis dizer e diiiiiisse. Fiiiicooouu boooniiiitooo e é issooo que impoooorta, não é?

    Sorri com aquele sorriso bonito dele e você aceita.

    LUZ!

  • Boas interpretações, não sei, mas se Caetano diz eu acredito.

    E gosto!

    Beijos e margaridas na janela

  • Hua, hua, hua ...

    Caetano Veloso é baiano, correto ?

    Você já se deu ao trabalho (e desprazer) de ouvir algumas músicas baianas ?

    Não ?

    Você é uma pessoa de muita, mas muita sorte mesmo ! ! !

    As músicas baianas NUNCA dizem NADA ! ! !

    Porque é que essa seria diferente ?

    Abraços !

    PQ

Sign In or Register to comment.