barulho no cabeçote da marea 1.8 pode ser a valvula solenoide?

o que vocês acham pode ser somente a solenoide ou pode ser o variador de fase

Comments

  • Olá Marcelo ! O motor do Marea é um motor de alta performance e é equipado com um dispositivo chamado Vairador de Fase ( que é equivalente ao VVTI da Toyota ou o Vtec da Honda ) , dispositivo este que modifica o tempo de abertura das válvulas de admissão em função da rotação do motor e também conforme a demanda de potência instantânea do propulsor, de tal forma que voce tem melhor torque em baixa rotação ( abaixo de 2.000 RPM ) e maior portência em alta rotação, fazendo deste motor um propulsor de alto desempenho.

    O funcionamento do variador de fase é controlado pelo módulo de gerenciamento -centralina - que, em função do parâmetros instantâneos ( fornecidos pelos diversos sensores do motor) energisa uma válvula solenoide instalada no circuito de alta pressão do óleo lubrificante, deixando o fluxo hidráulico acionar o dispositivo ( que é instalado no eixo de comando de admissão ).

    Quando o variador está desgastado ( dura cerca de 80.000 ~100.000 km) surge um ruído no motor semelhante ao de um motor à diesel , indicando que está na hora de substituí-lo !

    O funcionamento perfeito deste processo exige que se utilize òleo com viscosidade SAE 15W-40, (pode ser mineral ou sintético - a escolha é sua - ) pois o uso de lubrificantes com viscosidade diferente pode causar mau funcionamento do dispositivo ou provocar ruídos anormais durante o funcionamento do motor.

    No Mercado Livre ( www.mercadolivre.com.br) voce vai encontrar o variador de fase pela metade do preço cobrado nas concessionárias da FIAT mas são produtos de boa qualidade ( importados do mercado europeu ) e, posso te assegurar que funcionam perfeitamente !

    ( tenho um Alfa Romeo que tem esse mesmo variador ( que aliás é usado também no BRAVA HGT) - ou seja a peça é exatamente a mesma ) .

    Ao trocar o variador , troque também a correia dentada ( é a mesma do Brava HGT ).... mas atenção, o serviço tem que ser feito por um profissional que temha o ferramental necessário para fazer a substituição do variador e realizar o sincronismo necessário.

    Ao remontar o sistema, retire a válvula solenoide e lave-a com removedor para retirar todo o óleo acumulado nela, e depois teste-a para verificar que está abrindo e fechando corretamente ( esta válvula não tem desgaste e so deve ser substituída no caso da bobina do solenoide queimar ( o que raramente ocorre )

    Ah ! O variador de fase é montado sobre um "casquilho" próprio ( bronzina ) e se este estiver com marcas de desgaste ( arranhados internos ) deve ser trocado ( este tem que ser comprado em concessionárias - custa cerca de 60 reais ) .

    Quanto aos comentários negativos referentes ao seu carro, esqueça !

    Afinal, voce tem um motor de alta performance ! O resto .... é o resto !!

    Ajudei?

  • troque o variador de fase! os motores 1,8 e2.0 usa o mesmo variador no dia que foi fabricado ouve uma chamado para troca mais como so que tinha muito$ não se empostarão deixando o pipino para os donos seguintes !

  • cara concerteza pode ser a valvula se o barulho fica tec tec tec tec >>> esta batendo tucho agora se for outro tipo de zuada pode ser as valvulas descontrolada

    para conserta ele fica perfeito se for o tucho deve gasta em media 2 mil reais porque o marea tem 20 valvula =s

  • cara vende logo esse carro pra alguêm e sem garantia,teu motor tá indo,por ser 5 pistoes e um cabeçote 20 válvulas o carro não presta,vai + de 5 pau pra ti faze o motor.

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