Trabalho de Biologia, sobre Probabilidade... Me ajudem ?

Gente tenho que entregar esse trabalho, pra num ficar de recuperação =/

Me ajudeem ai, quem souber, por favor...

É de Biologia, e é sobre Noções de Probabilidade aplicadas à Genética.

1 - O Gene autossômico, que condiciona pêlos curtos em cobaias, é dominante em relação ao gene que determina pêlos longos. Do cruzamento de cobaias heterozigotas nasceram 300 cobaias, das quais 240 tinham pelos curtos... Entre as cobaias de pêlos curtoe, o número esperado de heterozigotos é: (Juntifique)

a) 45

b) 60

c) 90

d) 160

e) 180

2- Um homem normal, filho de pai normal e mãe albina, e que tem um irmão albino, casou-se com uma mulher normal, cujo pai e dois irmãos são albinos. Se o casal tiver dois filhos, qual q probabilidade de ambos serem normais? (Justifique)

a) ½

b) ¾

c) 3/16

d) 9/16

e) 1/16

3 - Um homem normal, apresentando pais normais e um irmão albino, casou-se com uma mulher normal, cujo pai era albino. Considerando os casos familiares de albinismo, a probabilidade do casal ter um filho albino é: (Justifique)

a) 1/6

b) 1/4

c) 1/2

d) ¼

e) 2/3

4 - Primos em primeiro grau, aparentemente normais, casam-se e têm uma criança. Qual é a probabilidade desta criança ser homozigota para determinado gene recessivo e raro, sabendo-se que o avô comum aos seus pais era homozigoto para esse gene? (Justifique)

a) 1/8

b) 1/32

c) ¼

d) 1/16

e) Nenhuma das anteriores

5 - Sabe-se que em certa espécie de coelho os fenótipos pêlo curto e pêlo longo são determinados, respectivamente, por um par de genes alelos autossômicos e de segregação independente. Certo cruzamento entre indivíduo de pêlo homozigoto com outro pêlo curto heretozigoto produziu descendentes em que ambos fenótipos mencionados ocorreram. Sabendo-se ainda que o número de descendentes foi 4, qual deve ser a probabilidade de 2 deles serem de pêlo longo e 2 de pêlo curto? (Justifique)

a) ½

b) ¼

c) 1/8

d) 3/8

e) 1/16

5 - O senhor Silva é destro. De um primeiro casamento, com uma mulher também destra, teve um filho canhoto. O Sr. Silva casa-se, agora pela segunda vez, com uma mulher de genótipo idêntico ao de sua primeira esposa, e deseja saber qual a probabilidade de, tendo dois filhos, serem ambos destros e do sexo masculino. Essa probabilidade é: (Justifique)

a) ¾

b) 9/16

c) ½

d) 9/64

e) ¼

Espero que vocês possas me ajudar, mesmo se souberem apenas 1 das respostas.

Obrigadaaaa....

Comments

  • 1- Alternativa D.

    Se indivíduos de pêlos curtos, heterozigotos -Aa, forem cruzados entre si, (AA-Aa-Aa-aa) a descendência apresentará 75% ou 3/4 para pelagem curta e 25% ou 1/4 para pelagem longa.

    Como 60 cobaias são (aa) . A proporção de (3/4), cai para (2/3) de proles heterozigotas (Aa) e (1/3) é homozigota dominante (aa).

    2/3 de 240(Aa) = 160 cobaias

    2- essa eu nao sei xD

    3- resp.: 1/4

    Como o homem tem irmao albinmo significa que possui o gebe do albinismo (a), portanto ele será heterozigoto (Aa). a mulher, tendo o pai albino também terá o gene albino, sendo de genótipo igual ao do marido. a probabilidade de terem um filho albino é de 25% (1/4) porque num cruzamento entre dois heterozigotos, a cada quatro individuos nasce um homozigótico recessivo.

    4- resp.: 1/4

    praticamente a mesma coisa.

    5- o professor (A) nao determinou qual é recessivo e qual é dominante.

    supondo-se que o pelo longo seja o recessivo (l), o pelo curto o dominante (L) e o homozigoto mencionada seja também recessivo (ll), metade dos filhos será de pelo longo e metade curto.

    no caso, 1/2.

    6- resp.: 1/4

    sendo o senhor silva destro ele tem o genótipo XC (esse ''c'' é no topo, tipo elevado). sua mulher sendo também destra pode ter o genótico XCXC ou XCXc (mesma coisa para esses ''c's''). como eles tiveram um filho canhoto, significa que ela tem o genótipo XCXc, assim como a segunda esposa. no cruzamento do genótipo dele com o dela a probabilidade é de: 2/4 meninas, sendo as duas destras e 2/4 sendo um destro e um canhoto. entao a probabilidade de nascer dois meninos destros é de 1/4 (25%).

    acho que ta certo isso aí. essa foi a ultima materia que aprendemos na escola e eu tirei 10. esse teu professor parece meio virado das ideias, mas anyway....

    tenho também uma pergunta que nao foi respondida, depois vai la no meu profile e ve minhas perguntas. se conseguires responder eu agradeço ;D

  • Eu acho que eh

    1- D

    2- B

    3- B

    4- C

    5- A

    6- D

    Eu acho mas ve de outras pessoas pq eu num tenho certeza!!!

    pq eu nem fiz direito só dei uma olhadinha...

    espero que tenha ajudado...

Sign In or Register to comment.