Para você, o que define se um livro é bem escrito ou mal escrito?

Já ouvi diversas críticas negativas sobre vários livros. Sem acusar ou defender autores ou livros, por que livros como a saga Crepúsculo e a trilogia 50 tons são considerados muito ruins por muitos leitores? Para você, o que define se um livro é bem escrito ou mal escrito?

Sintam-se livres para ilustrar as respostas com outros títulos/ autores.

Update:

Características dos personagens, tema clichê, linguagem? Ou...?

Comments

  • Na minha opiniao um livro é bem escrito primeiramente quando voce aproveita a historia na qual imaginou ou viveu. Em seguida a linguagem pois e nesse ponto que voce envolve o leitor o trasportando para dentro da imaginaçao. No caso da saga Crepusculo a autora Meyer nao soube aproveitar a historia que tinha pois ela escreve os dois primeiros livros de maneira fantastica surpreendendo o leitor e aquecendo a imaginaçao, porem nos dois ultimos tudo esfria, a historia ganha um rumo onde é facil descobrir o final, nao houve surpressa, aconteceu o que todo mundo ja sabia.

    Bjoss

  • A saga Crepúsculo tem uma história legal e bem desenvolvida. Acho que o que fez perder fãs foram os filmes, pois os atores são péssimos e esse negócio de vampiro brilhar é beeeem ridículo, já que, a sociedade caracterizou os vampiros como seres da noite, que bebem sangue humano. Então, foi um erro ela ter colocado isso, mas não deixa de ser original. Essas histórias de vampiros já estão bem clichês. É sempre um se apaixonando por uma humana, etc, etc. Cinquenta tons de cinza nem precisa comentar, porque é pura put*ria. Nunca li e nem quero ler.

    Mas no geral, eu considero um livro mal escrito quando um(a) escritor(a) não consegue explicar, detalhar bem o cenário e as cenas de ação. O vocabulário também pode acabar com o livro. Um exemplo é aquela série Fallen e Beijada por um anjo. Cara, são péssimos livros. A autora de Fallen não conseguiu desenvolver bem a batalha entre os anjos caídos. Faltou muitos detalhes. Parece que ela estava querendo acabar o livro depressa, sabe? Esse outro ai que eu citei, a mesma coisa. Anjo caído se apaixonando por uma garota. Supeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer clichê e mal escrito. Eu li o livro de 250 páginas em 1 hora pra você ter ideia. Também só li o primeiro. Nunca pegue esses livros. Depois dessa péssima experiência com livros de modinha estou receosa, por isso, estou dando preferencia a livros clássicos, antigos.

    Você parou pra reparar que todos os livros lançados atualmente estão virando modinha? Não aguento mais ouvir falar em tributo só por causa de jogos vorazes. Ainda bem que eu os li assim que foram lançados. Também não aguento mais ouvir falar em semi-deuses, harry potter, hush hush. Essa coisa que eles inventaram de Shippar, ex: Percabeth, aff. Que palhaçada!!!!

    Gosto de saber que as pessoas estão interessadas em ler, mas se for pra começar com essa palhaçada de shippar, virar modinha, todo mundo gostar e depois de 1 mês todo mundo odiar, melhor nem ler. Não aguento mais ouvir falar em The vampire diaries. Cara, estou muito revoltada. Desculpe ter escrito esse imenso texto kkkkk

    Mas, resumindo, considero um livro mal escrito quando a autora não explora o lado emocional, psicológico da personagem, quando ela não descreve bem as cenas, vocabulário pobre e temas clichês como vampiros, anjos caídos, outros mundos...

    Vou deixar uma pequena lista de livros que eu gostei:

    -Fausto

    -1984

    -Crime e Castigo

    -Os irmãos Karamazov

    -Esaú e Jacó

    -O memorial de Aires

    -A menina que roubava livros ( se não leu, leia antes de lançar o filme, pois vai virar modinha )

    -A menina que não sabia ler ( suspense, muito bom )

    Tem vários outros, mas esses foram os que eu mais gostei.

    (:

  • A linguagem,do autor ou tradudor se for estrangeiro é o que qualifica a assimilação do conteúdo da qualidade

  • Olha eu acho que vai mutio de pessoa para pessoa, e seu tipo de pensamento.

    Eu por exemplo sou uma eterna apaixonada por Crepúsculo, e tembém gostei muito da triologia 50 Tons, acho que cada pessoa tem seu gosto, prefere um tipo de leitura (sou apaixonada por romances), alguns odeiam livros previsíveis, eu por exemplo não gosto muito dos livros previsíveis, do tipo, eles se conhecem, se apaixonam, tem brigas, desencontros, mas no fim ficam felizes para sempre, apesar de que quando eles não são desse geito acabo não gostando do livro. Confuso não é? Mas tudo depende do autor e do geito que ele escreve, se o livro é muito meloso, ou muito triste, se o autor escreve em primeira ou terceira pessoa, se ele é prevsivel ou não, se o autor conta detalhes ou passa por cima deles, as vezes até o título, ou a capa (eu sou uma dessas gosto de títulos que chamem a atenção e as capas também), as vezes o livro pode até ser maravilhoso, mas se não tiver um resumo atraz que mostre isso, não damos bola para o livro... Então comon já disse vai do tipo de pensamento e gosto de cada um.

    Acho que Crepúsculo é considerado ruim por alguns porque ele é muitooo previsível, pois vamos falar sério, quem não sabia que a Bella e o Edward iam ficar juntos, ela ia virar vampira e eles iam viver felizes para sempre?

    E a triologia 50 Tons, é por ser um livro erótico, e ter informações demais (se é que você entende rs), mas mesmo assim a autora hoje em dia é a mais rica de todos autores (isso significa que muita gente gostou). Eu acho que é por isso, mas ele é um livro muito bonito com uma história bem trabalhada...

    Espero ter ajudado com minha opinião... Beijos! :*

  • a minha opinião e que um livro que me de imaginação,me surpriende e me faça descubrir mais e mais a historia e considerado bom o autor tem que me chama a atençao com as palavras descrever cada detalhea emoção de personagem se não tiver isso num livro nem termino de ler

Sign In or Register to comment.