Um deus para existir deve ser e estar?

Ou o conceito basta?

Comments

  • Nessa questão, adoto a posição "agnóstica".

    Sendo assim, DEUS É IMPENSÁVEL!

    Deus NÃO EXISTE, porque "existência" é um conceito pensável.

    Deus NÃO É UM SER, pois "ser" ( e "não-ser" e/ou "o" nada) são conceitos pensáveis.

    Deus NÃO ESTÁ em um lugar e tempo, pois todos esses conceitos são "pensáveis".

    Deus, como conceito, NÃO É DEUS, pois é uma categoria de pensamento produzido por um cérebro de Homo Sapiens, um tipo de animal primata pertencente ao planeta Terra.

    Essa capacidade nos permite "modelar" deuses para "racionalizar" o mundo de acordo com nossos "sentimentos".

    Deus seria, então, uma "metáfora" daquilo que está para além de nossas limitações, colocando no "infinito inalcançável" todas as nossas esperanças.

    Deus está ALÉM das conceituações de 'existir', 'ser' e 'estar'.

    Segundo o que se descobriu recentemente, a possibilidade de engendrar "religiões" foi o que diferenciou o Homo Sapiens Sapiens do Homo Neanderthalensis.

    E isso é tão caracteristico de nossa espécie, que o ateu Auguste Comte fundou uma "Religião da Humanidade" no séc. XIX, dedicado a adoração da "Deusa Razão"!!!

    Consoante a isto, Deus existe ou não existe para nossas "concepções mentais".

    Há várias evidências de que a Fé tem um "efeito placebo" que pode acarretar fenômenos bioquimicos e psiquicos que podem até mesmo curar a pessoa de uma doença (cerca de 80% das doenças são influenciadas por efeitos desse tipo, também chamados de "psicossomáticos").

    Então, como dizem os indus: NAMASTÊ pra vc!

    Isso significa: o meu "deus das minhas concepções" (meu "deus" é o "deus dúvida" rsrsrsrs) sauda o seu "deus das suas concepções" (no caso de vc ser ateu, então deus = nada !!!)

    Curiosidades etimológicas e semânticas:

    A palavra "Jeová" significa: eu sou o que sou.

    Isso também está implícito no adágio grego: Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecereis os deuses e o Universo (inscrito no pórtico de um templo dedicada ao deus Apolo na cidade de Delphos).

    Outro adágio: "Torna-te aquilo que és!" ( de Píndaro, poeta grego, 518-438 a.C. e também referido por Nietzsche) remete ao significado de "Jeová".

    Estes "conceitos" implicam em dizer que:

    1) Deus EXISTE como nosso "auto-conhecimento",

    2) Deus ESTÁ dentro de nós e

    3) Deus é a essência de nosso "SER".

  • Olá Malignant, meu companheiro

    Esta é a primeira vez que te respondo, serei na apresentação ligeiro

    Muito prazer, sou Poético, o poeta razoável

    Vim para responder tua pergunta muito louvável

    Se um deus existe alguma coisa ele tem que ser

    Seja isso matéria, energia ou seja lá no que cada um decide crer

    A questão do estar já é de diferente nível

    Mesmo porque se ele estiver, provavelmente estará invisível.

    Todos possuem suas teorias, ninguém a certeza possui

    Alguns com fanatismo a mente dos outros polui

    Mas a verdade mesmo é que deus é nada mais que um conceito

    Com o qual todos querem se identificar de algum jeito.

    É isso então o que eu tenho para lhe falar.

    Espero que minha resposta venha a te agradar

    Espero também encontrar-te por aqui de novo, seria uma alegria

    Peço-lhe que não se incomode por eu ter respondido em forma de poesia

    De um homem caótico

    Poético, o poeta exótico.

  • Para um ateu deveria ser e estar,para um teísta,um conceito basta.

  • Se o conceito bastasse vampiros e lobisomens teriam suas igrejas e templos.

  • Obviamente a existência de um deus não pode ser comprovada de forma óbvia a não ser que o deus se apresente. E normalmente o deus não o faz de forma óbvia. Portanto, não é óbvio que esse deus é nem está. O único fator realmente óbvio para o fiel é que ele existe.

    Abraços do Óbvio.

  • O conceito basta. Tanto é que temos milhões de formas diferentes de deuses e nem todas são ou estão. Mesmo assim o conceito existe.

    Não sei se respondi bem.... avise-me,

    BEijos!

  • O Problema é que DEUS é DEUS ele pressupõe pelo simples fato de ser o que é: definir e admitir o conceito que quiser através dos olhos de quem crê nele...

    Se Deus é dependente de Fé, tudo é aceitável...sem nenhum tipo de algo a mais do que um simples conceito....

    Mas como disse Deus é Deus...essa é a definição mais coerente que conheço para Deus...

    Para mim deveria ser e estar, mas sou atéia...minha necessidade não conta...

    Abraços!

    Shaiya!

  • Um deus o qualquer realidade para ''existir'' deve Ser e Estar.

    O Conceito deus ''existe'' só no intelecto que o engendra!

    Deus é um conceito, portanto, este basta para ''existir'' na mente do crente.

    Ao contrário do homem que existe como realidade concreta e percebível e por isso tem uma essência. Deus não tem essência, é um conceito, cujas supostas provas, vicejam no campo da linguagem e nada mais.

  • Para um crente ele tem que repetir de minutos em minutos:Deus existe,Deus existe!Ele precisa reafirmar sua existência o tempo todo,tal o medo que ele não exista!

  • Amigo amigo de rede, o problema é o tipo de conceito que deve ser adotado para Deus... em um mundo de diversidades, existem milhões de conceitos que satisfazem a uns e desagradam a outros...

    Por isso só conceito não basta !

    Nasmatê!

Sign In or Register to comment.