se os atestados medicos passam de 15 dias a empresa é obrigada a me encaminhar ao inss?
eu peguei no mesmo mes atestados que ultrapassam os 15 dias mas a empresa não me afastou e eu ainda não estou bem, oque eu devo fazer?
eu peguei no mesmo mes atestados que ultrapassam os 15 dias mas a empresa não me afastou e eu ainda não estou bem, oque eu devo fazer?
Comments
Bom dia.
O que pode ter ocorrido é de vc pegar 15 dias de atestados no mês, mas que não foram corridos.
Vc só entra pelo INSS se forem dias corridos.
Exemplo: Se ficou 14 dias afastados direitos, voltou a trabalhar 1 dia, e voltou a pegar 10 dias mesmo passando de 15 vc não tem direito a ficar pelo INSS.
Neste caso quem mais sai prejudicado é sua empresa, pois quando fica atestado pelo INSS seu contrato de trabalho é suspenso, ou seja, volta a correr após seu retorno, contanto no entanto o tempo de serviço para todos os direitos. O salário neste caso é pago pela previdência publica.
A partir do 16 º dia de afastamento da sua empresa, se a empresa não agendar a perícia médica para você , vc poderá agendar pelo site do INSS www.inss.gov.br.Mas antes de agendar solicite na empresa o Formulário de Benefício por incapacidade que serve para o INSS verificar seu último dia trabalhado.
Ultrapassar os 15 dias não vem ao caso, o que interessa é que seu afastamento supere 15 dias,sem intervalos,ai sim, você deverá ser encaminhado para perícia,pois à partir do 16 dia, seu salário fica por conta do INSS, e seu contrato de trabalho fica suspenso até o seu retorno.
Agora suponha que você fique afastado 10 dias, ai você volta, outra saída não se soma aos dias que ficou afastado,pois quando retornou, começou tudo de novo,entendeu?
Se você ainda não esta bem, procure novamente o médico, só ele pode afasta-lo novamente, respeitando sempre o que lhe disse acima.Faltas sem atestado, não são justificadas.
Boa sorte