Porque eu penso diferente das outras pessoas?

Eu tenho 14 anos, sou ateu,e tenho um pouco de dificuldade de me relacionar. Mais enfim, é o seguinte. Sempre quando eu estou falando com alguém, as pessoas ficam me olhando com uma cara de que não entende nada do que eu estou falando. Falam que eu uso palavras muito complicadas de se entender, mais eu não entendo. Eu acho estúpida as atitudes que a sociedade tem com as pessoas. As pessoas ficam felizes, com o que tem, sendo que podem correr atrás e buscar mais (honestamente), e sempre estão dizendo "Se Deus quiser". Eu não sou daqueles ateus chatos, mais eu acho que se você não faz nada e diz que "Se Deus quiser", é porque é um idiota. Ter fé, mas não ter vontade de melhorar é idiotice na minha opinião. Por essas e outras eu virei ateu. Os meus amigos da idade, são idiotas, ficam sempre levando os assuntos em duplo sentido (para tentarem ser engraçados). Eu sou um cara que faz as pessoas rirem, sem eu querer. Eu converso com elas e do nada elas começam a rir. Não sei se a maneira de como eu falo com elas. Mais tem horas para ser engraçado, e toda hora eles estão rindo. Eu gostaria de saber, se a maneira de como eu encaro o mundo é norma ou não? E se isso faz bem para a minha idade?

Comments

  • Oi João Paulo

    O senso comum está mais vinculado à população em geral do que o senso crítico, pois no senso comum existem muitas questões sobre a vida que são simplesmente irrefletidas e que levam à alienação. Ele acaba por permear as classes menos abastadas, uma vez que ligada-se com a educação recebida e com a manipulação pelos meios de comunicação.

    Já o senso crítico, divergindo do senso comum, tem por base aquilo que é concreto: a pesquisa, a reflexão, a análise e a crítica. Quem se utiliza desta maneira para pensar, pensa diferente. A grande massa, segue pensamentos que pouco buscou refletir, e acaba por parecer que as pessoas são todas iguais. Qualquer um que pensa além, sente-se diferente. É normal na sua idade.

    Curioso, também sendo ateísta, a expressão que mais me causa nojo é "Graças a Deus". As pessoas não conseguem tomar para si o mérito de algo e agradece uma divindade o tempo todo. Sabe, se este deus faz tudo por elas, tudo que é ruim também é graças à ele. Mas enfim, o caso não é este. O que você deve fazer é não dar tanta importância para qualquer opinião ou qualquer pessoa. Acredito que não se convence uma pessoa que tapa os próprios olhos a enxergar.

    Você tem uma qualidade ótima, que é não seguir o senso comum sem refletir. Não se preocupe em ser diferente, existem muitas pessoas que são como você. Se paute a não perder seu tempo com quem não vale a pena. O importante é que todos estejam bem e não prejudicando o próximo, todos temos liberdade de pensamento.

    Abraço.

  • Ninguém tem garantia sobre nada, e a única coisa que podemos controlar é a nossa atitude.

    A vida nos coloca desafios e tudo o que nos acontece pode ser transformado em degraus que nos levarão à felicidade.

    Cuide de si mesmo. Alimente sua autoestima, volte seu olhar para as possibilidades em vez de focar no que não funciona para você.

    Quanto mais interessante, motivado e determinado a ser feliz, mais chances terá de ser feliz.

    Eu considero a busca pelo autoconhecimento a condição indispensável para sair de um lugar de insatisfação e revolta para outro em que você passa a se ver como autora da sua vida.

    A dependência coloca a pessoa numa situação difícil, pois como a palavra diz, não há autonomia, e acaba-se cedendo nos valores fundamentais.

    Ainda que doa muito, se não aprender com o que está passando nesse momento, você deixará passar a oportunidade de dar um novo rumo à sua vida.

    Quando se está com a auto-estima baixa, como acontece agora com você, a pessoa se dispõe a aceitar migalhas, colocando-se numa posição de inferioridade, na esperança de ser amada.

    Faça o trabalho interno necessário, seja firme, nada de auto-piedade. Todo mundo pode se transformar e amadurecer, desde que tenha uma vontade forte o bastante.

    A primeira e mais importante ferramenta para promover mudanças você é a vontade. Essa ferramenta poderosa você já possui. O que precisa é de uma estratégia para levar adiante as ações necessárias para tornar isso uma realidade.

    Tudo o que nos acontece na vida traz a semente de um benefício maior.

    Não adianta forçar a situação ou querer apressar o tempo. O melhor que você pode fazer é começar a se conhecer melhor. Descobrir quem é a pessoa que mora dentro de você. Essa pessoa que muitas vezes se sente sufocada pelos seus medos, ansiedades e hábitos adquiridos ao longo da vida.

    Busque o autoconhecimento, leia livros que possam ajudá-lo a perceber o que funciona para você e o que precisa ser descartado. Faça seminários de crescimento pessoal, busque ajuda profissional se for o caso.

    A dor pode ser uma alavanca para o seu progresso.

    Em vez de procurar fora de você as razões para seus comportamentos e estados de espírito, busque em seu interior. Tudo o que alguém faz tem origem do lado de dentro. O que você faz, as suas ações refletem o modo como você se relaciona com você mesmo.

    Talvez, possa procurar um psicólogo recomendado, alguém com quem possa conversar e que poderá apoiá-lo nesse processo. Mas é importante que seja um profissional recomendado e avalizado.

    Nada disso funcionará se não tiver disciplina para implementar suas decisões. Não se culpe, nem se critique. Em vez disso, ponha as mãos na massa e construa um novo homem.

    Exercite a gentileza, o carinho, a tolerância e a paciência em todas as situações. Seja gentil, carinhoso, tolerante e paciente com você mesmo em primeiro lugar.

    Assim como é possível condicionar a musculatura fazendo exercícios físicos, você poderá mudar esse jeito de ser que o prejudica, exercitando novas atitudes.

    Faça um diário onde poderá registrar seu dia, como lidou com as situações que se apresentaram, suas vitórias, o que ainda precisa ser melhorado. O fato de escrever o ajudará a parar para refletir sobre o seu processo de auto-transformação.

    Assuma a responsabilidade por sua vida e procure ferramentas para crescer e aprender com todas as experiências vividas. Confie que é capaz de superar qualquer situação se estiver conectada com o potencial infinito de amor que existe dentro de você.

  • O que vale é você ter metas na sua vida e estar ligado a elas .

    Não é necessário se importar com as pessoas, especialmente pelo lado negativo,

    afinal, elas também deveriam ter suas próprias referências.

    Com tantos desencontros que há neste mundo, se um em meio a 1 milhão tiver uma mente sã, já vale muito.

    No mais, a gente deve fazer o possível para tornar a caminhada alegre, limpa e coerente

    Xará .

  • digamos que vc e mais maduro qie seus amigos/colegas normal isso nessa idade sao todos criancas vc tem mente de uma pessoa da sua idade ao contrario deles

  • Rapaz, eu acho que você é normal sim, até porque cada um pensa de um jeito e tem sua maneira particular de ver a vida. Esse comportamento de esperar que Deus faça por você, me irrita! Eu só peço a Deus que ele me dê Sabedoria, Proteção e Perdão pelos meus erros. Porque na minha vida para as coisas acontecerem eu tenho que descruzar os braços e correr atrás!

  • Concordo com tudo que você falou, e penso da mesma forma que ti.

    Fico feliz por não ser o único.

    Boa noite.

  • Sim cara tu é super normal esse tipo de pensamento. Não se preocupe as pessoas são muito iludidas. Se você é ateu procure vídeos e livros do Alfredo Bernacchi. É um senhor que é ateu e fez muitos estudos sobre o assunto e os apresenta de uma forma sincera. Falou Maninho!

  • João Paulo, você ainda está no início da vida, ou seja, aos 14 anos e já se auto denominando ateu. Certamente, com o passar dos anos, vindo o amadurecimento, o conhecimento e maior desenvolvimento de sabedoria, estará em meio a essas personalidades do link abaixo. Que Deus lhe abençoe!

    https://www.google.com.br/search?q=ex+ateus+famoso...

  • N tem essa de normal ou n qualquer pensamento é normal por mais louco diferente ou cruel q seja.

    Tb to cansado desse "se deus quiser" ou "graças a deus", como se o esforço da gente fosse só por causa de deus.

    Porem eu sou do tipo de pessoa que quando está com os amigos fica idiota rindo o tempo todo pq é um dos meus poucos divertimentos.

  • Se vc morrer hoje, o que vc vai ter feito de proveitoso na vida ? Creio eu, que nada. Qual sentido de vc estar vivo ? Nem vc sabe

Sign In or Register to comment.