Dificuldades com a pronúncia francesa, fonética etc?
Olá, comecei a estudar francês há pouco tempo, e logo na primeira aula já me deparei com algumas dificuldades na pronúncia, sou péssima para decorar os sons desse idioma e, gostaria de saber se alguém aqui já estudou francês, se teve muitas dificuldades e principalmente: a pronúncia! Me contem o maior grau de dificuldade, qualquer resposta será bem vinda. Obrigada, abraços!
Update:Se alguém souber de algum jeito para estudar francês, me falem também.
Comments
Eu ainda estou estudando francês, estou já no terceiro semestre. Francês fica mais simples se você souber os principais fonemas "au"; "ou"; "oi"; "in", e sabendo também que todas as palavras francesas são oxítonas (tem a última sílaba mais forte), lembrando de que a sílaba terminadas em "e" não representa sílaba (por exemplo no verbo "répondre" a tônica será "pon" porque o "dre" termina com "e" e não representa sílaba). Lembrando que "nunca" se deve falar as consoantes no final das palavras "grand"; "gris"; "agent". Isso vai te ajudar muito, muito mesmo na hora da pronúncia, pois se você prestar atenção, vai conseguir ler qualquer palavra.
Tem-se alguns fonemas complicados como "eu" (em deux) e o som de "u" (que se aproxima ao som de "i" na nossa língua), e o som do "r" que, se muito usado numa única palavra, se torna difícil de pronunciar, mas como uma pessoa que já aprendeu outra língua, acredito que, com o tempo você vai pegando o sotaque francês.
O mais complicado é a conjugação dos verbos, pois eles não seguem realmente uma regra, mas com o tempo você vai meio que pelo instinto e consegue facilmente conjugá-los.
Aconselho você a sempre estar aplicando o francês no seu dia-a-dia, como tentar traduzir o que você está fazendo, fez (se você estiver estudando você imagina como falar isso em francês ("J'étudie" ou "Je suis en train d'étudier"), dessa maneira você consegue perceber o que você já sabe e o que não sabe.
Procure também saber como se falam algumas palavras e verbos muito usados no nosso dia-a-dia (estudar [étudier], fazer [faire], ser [être], estar [être], aprender [aprendre], responder [répondre], gostar [aimer] etc...) e procure aprender o máximo de substantivos.
Ainda estou no processo de aprendizagem da língua, assim como você, então desejo-te muito sorte e persevere, não desista!
Olha, dificuldades com a pronuncia é muito comum no começo da aprendizagem. Para você ficar craque na pronuncia, não fique se prendendo a decorar os sons separadamente, mas tente ver como soam as palavras em um todo, unidas a outras palavras em uma frase. à importantÃssimo que você tente imitar a pessoa que está falando, como você faz ao cantar uma música por exemplo.
A dica que eu daria é a seguinte: escute a frase ou palavra primeiro, sem tentar reproduzir, somente escute; depois escute novamente e tente repetir exatamente igual ao que você escuta e não cesse até que esteja igual; após isso, veja como a palavra é escrita, escute ela falada ao mesmo tempo, e repita da forma que você escuta. Fazendo isso, você vai acabar por internalizar os sons da lÃngua de uma maneira rápida e natural, e vai saber usar esses sons em outras situações também.
Acredite, a lÃngua francesa é muito mais fácil de ser falada do que parece.