Só para inteligentes! Se vc é responda aqui! Abuso sexual Infantil...?
Vc foi ou axa q as crianças brasileira tem tido orientação de pais e educadores de como se livrar de Abusos sexuais? Pq cada vez é mais frequentes? e geralmente são praticados por pessoas próximas da familia (parentes, vizinhos, babás, tutores)?
Se vc viveu ou conhece algum caso. Comente.....
Bjus miguinhos
Amo vcs!
Comments
A sociedade em geral não está preparada para este tipo de abusos. São vários os motivos.
Os agressores são subtis, muitas vezes encarados como protetores, e se escondem atrás de uma face "super gente boa". Para conquistar as crianças é preciso muito carinho e esse é o primeiro passo de um pedófilo: Conquista. Logo, são pessoas que lidam de perto com a criança (crimes desses efetuados por um estranho são minoria), que rodeiam de atenções, com um falar persuasivo... Seu cerco vai-se apertando e qd chegam a vias de facto a criança está na maior parte das vezes convencida q td aquilo é muito natural. É habilmente induzida a manter o segredo ( criança adora segredo ) e comprada com brinquedos e guloseimas.
Aqueles em quem as crianças confiam são os abusadores, justamente pq daí elas não esperam mal nenhum.
Abusos sexuais é o crime com maior índice de ocultação. Muitos dos casos só chegam a ser conhecidos após a fase da adolescência ou já em adulto. Muitos mais ainda nunca chegam a ser denunciados/ admitidos.
Por preconceito, outras vezes por ignorância mesmo, pais e educadores acham sexualidade tema tabu e a relevam para último plano, muitas vezes já tarde na adolescência. A criança deve desde cedo ser educada acerca da sua sexualidade, e da intimidade da mesma. Nossos filhos de 2/3 anos devem saber q ninguém deve tocar suas partes íntimas, independentemente do maior ou menor grau de à vontade que se tem em casa a nível de educação sexual. Devem saber q todas as coisas devem ser relatadas aos pais, e devem confiar nos pais para contar todas as coisas. Esse é um papel que tem falhado muito nas nossas famílias. Nas escolas, os educadores devem ter um papel semelhante. Esse crime só pode ser combatido pela prevenção mesmo.
Sim, sei o q é ser vítima de abusos. Os relatos são impressionantes.
Mais haveria a dizer, mas não quero alongar mais a resposta. Espero ter contribuído com algo de valor...
Essa questão é bem complexa...
Já que vivemos em uma sociedade onde por mais que exista a tarja da censura as crianças permaneçam na sala para assistirem ao programa de TV que passará cenas impróprias...
Nas escolas existe o convívio com outras crianças que nem sempre são educadas da forma que educamos aos nossos filhos!
E em casa, pode aconteçer sim. Hj os pais se separam mais facilmente e logo estam dentro de casa com um "quase" desconheçido.
Porém o pior é pensar que os próprios pais de "sangue" tambem cometem esse abuso...
O jeito é continuár de olho, denunciár se for necessário e estár sempre disposto a colaborar com a educação...
A questão esta nos exemplos que temos dentro de casa.
Na maioria dos casos os pais dão exemplos, auxiliam e conversa abertamente sobre sexo com crianças.
Logico que ne um sentido menos chocante.
Eu não creio que a culpa de tudo seja dos pais, em alguns casos sim pois são os próprios que praticam tal ato.
A sociedade em que vivemos acabou formando varias pessoas com distúrbios psicóticos (doido).
Pois se um garoto é estuprado na infância, 90% de chances ele tem de virar estuprador. Se não for feito um tratamento a serio.
Então eu acho que isso é um problema mundial, e que deveria ser estudado mais a fundo, meios de acabar com o problema.
Um abraços!
Certos pais estão mais preocupados no trabalho fora de casa, esquecem do dever de dar orientação sexual aos filhos. Aqui do meu lado, uma vizinha trabalha fora e o casal de filhos de 8 e 10 anos ficam sozinhos. A menina vai para escola e o filho fica em casa. Não é um caso de pedofilia, mas sim de promiscuidade; certa vez, ouvi um moleque dizendo: é a minha vez, bem, pensei em se tratar de alguma brincadeira, como outro repetisse a mesma coisa, coloquei a cadeira e olhei. O menino estava de 4 e uma fila de moleque, uns 5, esperando pra....bem, vc sabe. Briguei com os meninos, mas não tive coragem de contar pra mãe. Passou um tempo, o nome do menino é Robson e a garotada passou a chamá-lo de Robicha, ela enfurecida, marcou mais de perto o filho. Acho que o problema está aí. Será que ela educou os filhos pra esses desafios.? Mais tarde, a menina virou garota de programa. Então a educação sexual é importante, não só por causa da pedofilia, mas tb por causa desses assédios a que estão submetidos crianças que ficam sozinhas em casa.
Quando se trata de criança tudo é difícil, as crianças sempre confiam nas pessoas próximas, elas não tem maldade, e como vc disse sempre são pessoas conhecidas, pessoas próximas, como elas confiam nessas pessoas, acham que o que elas fazem é normal, mas na verdade é uma brutalidade, e quando crescem elas entendem o que passaram e fica o trauma,
O que temos que fazer é ficar de olho, nessas horas cabe mais ao adulto o cuidado de observar e prever o perigo.
Abraços...
Já fui vitima,mas já comentei aqui.
Amiga,o que me deixou mais assustada,foi uma reportagem que vi na tv,onde a psicóloga da tal cpi dos pedofilos,estava contando,é que existem casos,onde as próprias crianças,acabam aceitando e gostando,e assim,não contam,por se sentirem culpadas muitas das vezes,por terem sentido alguma atração,coisa parecida.
Mas o que acontece,é que uma criança,não tem noção da sensação que ela sente.
Tem casos,de filmes desses babacas,com crianças,menina de 8 anos,tendo relações com 4 homens,e estando bem,feliz,satisfeita,como uma adulta.
Fiquei passada com essas estórias.
Infelizmente,o mundo tá perdido a cada dia.
Um abraço.
Lembrei de um caso aqui de uma conhecida de uma amiga minha:
A mãe,vive alguns anos com um cara,ela tem 3 filhas,lindas,do primeiro casamento,uma de 5,outra de 7 e a mais velha de 12 anos.
Ela descobriu,ou melhor,minha amiga descobriu,que o cara,vinha molestando as filhas dela,desde que foi morar com ela.A mais velha,teve que ir ao medico,por que estava com problema em sua perna,e ela contou a mãe,que era de tanto segurar a perninha dela,pra ele não abri-la e bulir em suas partes intimas.
Sabe o que aconteceu?a mãe continuou com ele,e pediu a filha pra não denunciar.Mas uma outra vizinha,o denunciou.Mas,por falta de provas,ele continua solto e morando com as meninas e mãe,se podemos chama-la assim,não acham?!!
felizmente nao conheço nenhum caso, mas a minha opiniao é k a sociedade brasileira tal como o mundo em geral ainda se encontra muito pouco preparada para combater esse problema, pois todos sabemos que ate há pouco tempo isso era tratado como um assunto tabú, muita gente sabia mas ninguem falava. Agora felizmente a populaçao começa a olhar para esse assunto como um problema a ser resolvido!
No entanto o maior problema reside no fato de tal como voce disse geralmente esses atos serem cometidos pelas pessoas que á partida deveriam ser os zeladores e protetores dessas crianças,tornando se por isso ainda mais dificil garantir a proteçao delas, como uma criança se livra de abusos quando estes partem muitas vezes de membros da mesma familia?
Eu ja ouvi falar em casos em k o proprio pai infringe abusos sobre um(a) filho(a), com conhecimento da mae, que acaba por saber, mas k simplesmente tem medo do homem, vergonha e por isso deixa as coisas acontecerem sem pedir ajuda exterior!
Apesar de estarmos vivendo no sec. XXI a sociedade ainda mantem muitos tabús no que diz respeito a assuntos de indule sexual, dentro das proprias familias muitas vezes os pais evitam tocar no assunto"sexualidade" mesmo quando o deveriam fazer, por isso em minha opiniao as crianças sao mantidas em ignorancia e desconhecimento em relaçao a esse assunto nao podendo defender se...
A sociedade ao nível mundial ainda tem um longo caminho a percorrer para conseguir solucionar essa questao!
bjo, miga
Em primeiro lugar, digo que é o tipo de assunto q. me enoja e revolta
Em segundo, devido nossa formação pseudo cristã ainda estamos muito longe de ter a coragem de falar em sexo aos nossos filhos. Temos q. destruir essa barreira.
Sou professora, atualmente de 1ª a 4ª série estadual) e já observei que esse assunto ainda é tabu principalmente com as crianças mais novas (6,7 anos).Os professores preferem passar "matéria" de Português, Matemática ...mas não têm coragem de orientar, aconselhar,dar dicas para que as crianças fiquem espertas quando assediadas e saibam dizer não, contar para a mãe e evitar estranhos..
Nos casos de crianças menores as mães tem obrigação de orienta-las para que não se deixem levar por pessoas (mesmo da família ) que lhes ofereçam doces, brinquedos e passeios,ficando sempre "de olho" nelas e não deixando que qualquer pessoa fique tomando conta delas.
Os abusos já aconteciam desde de muito antes , a diferença e que agora as crianças estão se sentindo mais seguras pra falar o que acontece com elas , seja dentro ou fora de casa . Nem sempre orientação serve de base , lembram-se do caso do padre que violentava seus próprios coroinhas ? Quer orientação maior do que a que se recebe dentro da igreja ? Tudo é uma questão de vergonha na cara mesmo .