Qual é a função da bateria em um computador?
O computador do meu primo já é velho, há cerca de um mês ele trava na tela de inicialização do Windows 98, me disseram que poderia ser a bateria, e por isso eu gostaria de saber qual é a sua função.
O computador do meu primo já é velho, há cerca de um mês ele trava na tela de inicialização do Windows 98, me disseram que poderia ser a bateria, e por isso eu gostaria de saber qual é a sua função.
Comments
Pra manter data e horas atualizadas...
Custa menos de 3 reais.
.
Toda placa Mãe de Micro-computadores possui uma bateria recarregável - Normalmente uma bateria de 3V, de Lithium, tipo moeda, modelo CR-2032 (Os dois primeiros dígitos do código indicam que ela tem 20 mm de diâmetro, e os dois últimos indicam 3,2 mm de espessura).
A principal função desta bateria é alimentar a memória de configuração do BIOS (Basic Input/Output System - Sistema Básico de Entrada/Saída), onde ficam ficam armazenados todos os parâmetros de configuração do sistema definidos pelo SETUP. Trata-se de uma memória CMOS do tipo RAM*, que possui a característica de ser volátil - ou seja - toda vez que for cortada sua alimentação ela perde os dados.
Portanto a bateria serve justamente para alimentar esta memória quando o computador é desligado, além de manter o relógio interno da Placa Mãe sempre funcionando. Sem a bateria seria necessário entrar no SETUP e configurar o sistema, a data e a hora, toda vez que o computador fosse ligado.
Aprenda como detectar se já é hora de trocar a bateria clicand em LEIA MAIS...
Quando o micro começa a apresentar alguma das seguintes mensagens de erro ao ser ligado, significa que está na hora de trocar a bateria da placa-mãe: CMOS CHECKSUM FAILURE, CMOS BATTERY STATE LOW, CMOS SYSTEM OPTIONS NOT SET e CMOS TIME AND DATE NOT SET. Outra situação que indica que a bateria está fraca é quando você atualiza o relógio do micro, ele funciona bem enquanto o micro está ligado, mas quando você liga o micro no dia seguinte ele está com a hora errada (relógio atrasando).
eu tb nem sabia q tinha bateria...
ela serve pra manter as informaçoes da bios, como data e hora, e tipo, se vc coloca a bateria ao contrario no pc, liga ele, desliga e coloca nas posição normal, isso vai zerar a bios do pc, onde fk as informaçoes do computador (inclusive, como jah disse, data e hora).
A bateria serve pra guardar informações enquanto o computador está desligado...
Informações essas que podem ser o Horario (por isso vc desliga e liga o pc... e ele fica no horário certo) e tb configurações da placa mãe.
A bateria tem a função de manter algumas funções da placa mãe funcionando mesmo com computador desligado, mas não tem nada a ver com windows travar, deve ser outro problema provável no HD.
se o computador de seu primo não for um Notebook não deve ter bateria e se for bateria seria so mantê ele ligado na fonte ,portanto não deve ser bateria , deve ser problema de configuracao , vírus ,quando o meu começa a trava já sei que e vírus ou problema de configuracao , a função da bateria seria armazena energia para quando falta-se energia ok boa sorte
Vamos ser sinceros: Eu nem sabia que o computador tinha bateria.
Mantê-lo ligado! Compre uma nova!
A bateria é o nobreeck, em caso de falta de energia eletrica ela mantem o pc ligado enquanto vc salva os documentos abertos e o desliga, agora nesse seu caso aí , o problema deve ser outro...Provavelmente seja problemas no hd, melhor vc procurar um profissional mais perto da sua ksa...Bjins